PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os valores de x, y e z

Ir para baixo

Os valores de x, y e z Empty Os valores de x, y e z

Mensagem por Convidado Ter 26 Abr 2016, 22:22

Quais os menores valores de x,y e z para que o fração 13/2x.5y.7z seja uma dízima periódica simples?

Gabarito:

Convidado
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

Os valores de x, y e z Empty Re: Os valores de x, y e z

Mensagem por ivomilton Ter 26 Abr 2016, 22:37

José Ricardo dos Santos escreveu:Quais os menores valores de x,y e z para que o fração 13/2x.5y.7z seja uma dízima periódica simples?
Boa noite,

Uma fração irredutível gera uma dízima periódica simples quando seu denominador não contiver nenhum fator primo 2 ou 5.

Sendo assim, os expoentes x e y deverão ser igual a zero, a fim de que tanto o 2 quanto o 5 não façam parte do denominador e, quanto ao expoente z, seu menor valor obviamente deverá ser igual a 1.

Caso o denominador tenha fatores como 2 e/ou 5, além de outro diferente desses, a dízima periódica gerada será do tipo composto.

E se o denominador contiver tão somente fatores como 2 e/ou 5, então o quociente da fração será um decimal finito.

Um abraço.
ivomilton
ivomilton
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagem por Convidado Ter 26 Abr 2016, 22:54

Muito obrigado,mestre! Agora eu consegui entender melhor. Eu nem tinha pensado e talvez eu nunca teria pensado, muito obrigado mesmo.

Convidado
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo