PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forno de microondas

4 participantes

Ir para baixo

Forno de microondas Empty Forno de microondas

Mensagem por CarlosArguilar Qui 24 Mar 2016, 23:21

Estava lendo que o funcionamento do forno de microondas que seria basicamente assim: O magnetron cria um campo elétrico (que varia) que causa um torque na molécula da água (por ela ser um dipolo) e a "fricção" entre as moléculas faz com que a temperatura do alimento aumente. A minha dúvida é se isso serve pra aquecer substâncias de moléculas polares que não sejam a da água (me parece óbvio que sim, mas já vi pessoas falando como se só funcionasse na molécula da água) e se for uma substância formada por moléculas apolares, o campo elétrico induziria a formação de um dipolo e teria efeito semelhante a uma molécula polar (ou seja, aumentaria a temperatura da substância)??
CarlosArguilar
CarlosArguilar
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 169
Data de inscrição : 04/11/2014
Idade : 24
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Forno de microondas Empty Re: Forno de microondas

Mensagem por FhGçlmedkmf@ Sex 25 Mar 2016, 14:32

Olá, boa pergunta a sua.

Você tem razão, o microondas atua sim em outras moléculas polares que não a água e, além disto, poderá atuar também em molecular apolares (tais quais lipidios, acúcares e etc) induzindo nelas um momento de dipolo devido ao campo elétrico externo presente no microondas. No entanto, dentre todas as moléculas, o forno de microondas comum age com mais eficiência sobre  molécula de água e isto é feito intencionalmente pelos fabricantes basicamente por duas grandes razões: 1) a água está presente em quase todos os alimentos e 2) o momento de dipolo elétrico da água é um dos maiores dentre todas as moléculas possivelmente presentes em alimentos. O segundo motivo é fundamentado justamente pelo fato do torque de um campo elétrico sobre um dipolo ser proporcional ao momento de dipolo, ou seja, quanto maior o momento de dipolo, maior será o torque devido ao campo elétrico externo e portanto, mais fácil a molécula poderá ser girada. Diante disto, o forno de microondas é fabricado de forma a produzir um campo elétrico oscilante no tempo, de modo que este campo oscilante gere também um dipolo (molécula ) também oscilante, formando assim um oscilador harmônico amortecido, amortcimento este proveniente do atrito das moléculas oscilantes com suas respectivas vizinhas, gerando calor. Para maximizar esta transferência de calor devido à oscilação das moléculas, os fabricantes optam em escolher uma frequência de oscilação do campo elétrico sendo muito próxima da frequência natural  de oscilação da molécula a qual se deseja oscilar, fenômeno este conhecido como ressonância. Justamente pelas duas razões que mencionei anteriormente, os fabricantes optam por escolher uma frequência de oscilação do campo elétrico  sendo próxima à frequência natural de oscilação da água. Portanto, o forno microondas pode atuar sim em outras moléculas polares e até mesmo em moléculas apolares (por indução), mas como ele já foi projetado para agir nas moléculas de água, serão estas que gerarão calor com muito mais eficiência.

FhGçlmedkmf@
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 101
Data de inscrição : 12/02/2016
Idade : 40
Localização : sao jose dos campos

Ir para o topo Ir para baixo

Forno de microondas Empty Re: Forno de microondas

Mensagem por Euclides Sex 25 Mar 2016, 14:37

Muito boa explicação.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Forno de microondas Empty Re: Forno de microondas

Mensagem por CarlosArguilar Sex 25 Mar 2016, 15:30

Excelente explicação, obrigado!
CarlosArguilar
CarlosArguilar
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 169
Data de inscrição : 04/11/2014
Idade : 24
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Forno de microondas Empty Re: Forno de microondas

Mensagem por Christian M. Martins Sex 25 Mar 2016, 17:13

Genial. O tópico deveria ser fixado.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 27
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Forno de microondas Empty Re: Forno de microondas

Mensagem por Euclides Sex 25 Mar 2016, 17:28

O tópico será movido para: Ciência, Informação e Tecnologia.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Forno de microondas Empty Re: Forno de microondas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos