PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alguns instrumentos analógicos de medidas elé

2 participantes

Ir para baixo

Alguns instrumentos analógicos de medidas elé Empty Alguns instrumentos analógicos de medidas elé

Mensagem por cassiobezelga Sex 09 Out 2015, 09:18

Alguns instrumentos analógicos de medidas elétricas, como o ilustrado na figura seguinte, são constituídos basicamente pelos seguintes elementos:
I) Um ímã fixo.
II) Uma bobina de fio condutor enrolado num núcleo de ferro. Essa bobina fica imersa no campo magnético produzido pelo ímã fixo.
III) Um ponteiro fixado na bobina de tal forma a acompanhar qualquer movimento de rotação da bobina, permitindo, assim, o registro dos valores medidos pelo equipamento numa escala devidamente calibrada.
IV) Uma mola espiral capaz de produzir um torque restaurador na bobina, garantindo, portanto, o processo de leitura da medida elétrica considerada.
Alguns instrumentos analógicos de medidas elé I1A5dXO3vCcAAAAASUVORK5CYII=
Quando os terminais desse instrumento são ligados a um circuito elétrico, uma determinada corrente elétrica circulará na bobina. A presença da corrente na bobina faz aparecer um torque, Mi, que faz o ponteiro girar, e um outro torque originário da mola, Mm, que tenta restaurar a posição inicial do ponteiro. Assim, quando, numa medição, o ponteiro desse equipamento para, em um determinado valor da escala, é porque o campo magnético do ímã fixo exerce força sobre
A) o campo elétrico da bobina e Mi = Mm.
B) o campo magnético da bobina e Mi > Mm
. C) as cargas elétricas em movimento na bobina e Mi > Mm
D) as cargas elétricas em movimento na bobina e Mi = Mm.
cassiobezelga
cassiobezelga
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 509
Data de inscrição : 29/07/2013
Idade : 33
Localização : floriano piaui brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alguns instrumentos analógicos de medidas elé Empty Re: Alguns instrumentos analógicos de medidas elé

Mensagem por Euclides Sex 09 Out 2015, 16:51

Quase não há o que explicar. É só teoria aplicada:

1) campos magnéticos fazem força sobre cargas em movimento
2) quando o ponteiro pára a resultante sobre ele é nula.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos