PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão em recipiente cilíndrico, cubo

2 participantes

Ir para baixo

Pressão em recipiente cilíndrico, cubo Empty Pressão em recipiente cilíndrico, cubo

Mensagem por Kalienov Seg 24 Ago 2015, 17:34

Olá, boa tarde,

  Estou com uma dúvida um pouco boba, mas que no entanto não consegui encontrar explicação até o momento.

  O problema se desdobra da seguinte maneira: Tenho um objeto em formato retangular (capa de celular à prova d'água), que supostamente aguenta ser imerso em água até a profundidade de 2 metros, sem que a água consiga entrar no mesmo.
  Ao introduzir esse objeto em um recipiente cilíndrico cheio de água, com altura de aproximadamente 40 cm, com abertura pouco maior que esse objeto (imagine um recipiente "tupperware" em formato cilíndrico), quando o objeto é introduzido de cabeça para baixo nesse recipiente, ao chegar a profundidade de pouco mais de 10 cm, a água adentra este objeto (a capa de celular, no caso).
  No entanto, ao introduzir este mesmo objeto em um recipiente cheio de água, em formato de cubo, com abertura bem maior que a do recipiente em formato cilíndrico (5 vezes maior), a uma profundidade de 10 cm, o mesmo não ocorre, ou seja, não ocorre a entrada de água na capa de celular.

  Fiquei em dúvida em relação a esse fenômeno. A água estaria entrando no objeto somente no recipiente cilíndrico devido a pressão maior que a água estaria exercendo pelo fato da abertura ser mais estreita, e pelo objeto obstruir um maior deslocamento de água durante a sua imersão no recipiente?

Obrigado.

Kalienov
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/08/2015
Idade : 33
Localização : Lavra, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão em recipiente cilíndrico, cubo Empty Re: Pressão em recipiente cilíndrico, cubo

Mensagem por Euclides Seg 24 Ago 2015, 19:19

Se os interiores dos dois recipientes estiverem em comunicação com o ambiente a pressão manométrica à mesma profundidade é a mesma. A experiência é real, ou mental? Se real, há alguma outra causa, pois além de tudo em nenhum dos casos a profundidade de 2 m é atingida.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão em recipiente cilíndrico, cubo Empty Re: Pressão em recipiente cilíndrico, cubo

Mensagem por Kalienov Ter 25 Ago 2015, 10:57

Obrigado pela resposta Euclides,

  A experiência é real, e em ambos os casos os recipientes estão em comunicação com o ambiente, então como você mesmo disse, acredito que provavelmente a causa deva ser outra, talvez a capa não seja tão "a prova d'água" assim, rsrsrs.

De qualquer forma, agradeço pela atenção.

Kalienov
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/08/2015
Idade : 33
Localização : Lavra, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão em recipiente cilíndrico, cubo Empty Re: Pressão em recipiente cilíndrico, cubo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos