PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Participação política

2 participantes

Ir para baixo

Participação política Empty Participação política

Mensagem por Phenrique 22/7/2015, 4:41 pm

Olá gente, comecei a fazer algumas redações já que o ENEM está tão próximo e queria algumas críticas e a nota sobre uma que fiz. Faz algum tempo que não vejo muitas coisas sobre a construção de uma redação e queria pedir que vocês comentassem o máximo possível. Desde já obrigado


Tema: Participação Política
Título: Sem título



            Desde as revoltas coloniais até os movimentos reivindicatórios ocorridos durante a ditadura militar, os cidadãos brasileiros foram conquistando inúmeros direitos. Atualmente, porém, essa proatividade política vem ficando cada vez mais esporádica em função da descrença no atual sistema político e da passividade que acomoda o cidadão.
            Embora o regime político vigente no Brasil seja o democrático, o exercício de tal democracia por parte dos brasileiros vem sendo cada vez mais relegado. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o nível de abstenção durante as últimas eleições, ocorridas em 2014, foi de 20%, o nível mais alto desde as eleições de 1998. Este dado reflete um pensamento muito difundido na sociedade brasileira: a ideia de que “todo político é corrupto” e “nenhum político presta”. Esse raciocínio, muitas vezes sustentado pelo número de casos de corrupção e pela impotência do Estado em prestar serviços de qualidade à população, faz com o que o cidadão adote uma posição de inércia para os assuntos que concernem à política.
            Em face disso, surge no brasileiro um sentimento de apatia que prejudica não só a esfera política, mas também a social, uma vez que ele deixa de se interessar por assuntos que dizem respeito à sua própria vida cotidiana. Desse modo, esse desinteresse abre margens para irregularidades políticas - como a corrupção - acontecerem com bastante frequência, já que o povo opta por ficar alheio a esses assuntos.
            Logo, fica claro que, em virtude da desarmônica relação entre os cidadãos e o estado, o cenário político cai no desgosto do povo, diminuindo a participação deste naquele. Assim, para sanar esse problema, é de suma importância que os brasileiros busquem se inserir mais no contexto político, se filiando às agremiações, que atuam como elo de conexão entre o estado e o povo e participem também de comícios públicos, promovidos por civis ou pelos próprios governantes. Ademais, os cidadãos devem buscar o histórico de seus representantes, para que, futuramente, vote consciente e não tenha nenhuma decepção, evitando possíveis desgostos com a política.

Phenrique
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 12/04/2015
Idade : 27
Localização : Sobral, Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Participação política Empty Re: Participação política

Mensagem por Jeni 30/7/2015, 9:48 am

não sou boa em red., mas achei boa a tua. A participação política tem aumentado um pouco, principalmente através das redes sociais. Vc podia tê-las citado, pra ficar um texto mais "atual". São vários, tmbm, os motivos da abstenção e pode ser um modo(mesmo que fraco e nao inteligente) de manifestação.

Mas, eu não sou uma autoridade em red., mil desculpas se disse bobeira Very Happy.

Jeni
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 150
Data de inscrição : 20/04/2015
Idade : 26
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos