PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consumismo

Ir para baixo

Consumismo Empty Consumismo

Mensagem por gdaros Sex 12 Jun 2015, 09:33

Tema: A sociedade moderna e o consumismo: causas e saídas para esse problema.
ENEM
Ter para Ser
     "Você precisa, você precisa, você precisa / Não sei, leia na minha camisa". Gal Costa e Caetano Veloso já interpretavam os efeitos do consumismo no álbum Tropicália ou Panis et Circensis, de 1968, resultado da dominação cultural no Brasil da época e que continua até hoje. Os trabalhadores são atraídos a consumir e os centros de compras se transformaram em templos do consumo, pois para fazer parte da sociedade é preciso ter.
     Após a industrialização, a exploração e alienação do trabalho, combinadas à propaganda e marketing, criaram uma mentalidade em que fazer compras significa bem-estar e chegar próximo à felicidade. Para convencer os consumidores, os fabricantes utilizam-se da publicidade, como a de margarina com uma família feliz e que é preciso consumir certa marca de refrigerante para ser feliz.
     Com o advento do fordismo no século XX, o trabalho passou a ser dividido em etapas, e o trabalhador não tem a concepção final do produto que está fazendo, geralmente fazendo que ele não encontre satisfação e sentido em sua vida. Esse descontentamento cria a necessidade de buscar o prazer pela posse de bens. Então, para realizar os desejos, o comércio criou facilidades, como parcelamento, ofertas e diversificação dos meios de pagamento.
     Não é possível evitar o bombardeio de publicidade que se sofre diariamente, porém, pode-se buscar um consumo mais consciente e ativo. Deve-se avaliar a real necessidade de um produto e se não trará complicações financeiras antes de comprá-lo. Ainda pode-se buscar optar por fabricantes ecologicamente corretos e que não explorem mão de obra barata.

gdaros
Jedi
Jedi

Mensagens : 302
Data de inscrição : 23/01/2015
Idade : 26
Localização : Fagundes Varela / RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos