PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meu plano versus Plano da minha mãe

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe - Página 2 Empty Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Convidado Ter 02 Jun 2015, 12:34

Relembrando a primeira mensagem :

Seguinte pessoal, estou com um novo objetivo na minha vida, que pode ter o seu caminho encurtado dependendo das estratégias adotadas. Desde março desse ano comecei a ter uma grande perca de rendimento nos estudos; não fazia o que era para ser feito, começava as coisas e não terminava, etc. Tentei várias vezes voltar: estudava uma semana, na outra eu praticamente parava e começava a me organizar de novo para algo que eu não executava como devia ser executado.

Não sei se posso dizer que desisti, mas aquilo que tanto me motivava, que me fez estudar por tanto tempo, foi perdendo o significado. Hoje quando me imagino exercendo a carreira médica (meu objetivo anterior), penso no quão estressante e desanimador isso seria. Não consigo mais sentir atração por essa área. 

A grande questão é que, quando eu deixei esse objetivo fui logo em busca de outro, como muitos aqui fariam. Procurei outros cursos de graduação e o único que me interessou, superficialmente, foi Engenharia Mecânica. No entanto, não sei se conseguiria estudar até o final do curso pela vontade de ser engenheiro (provavelmente, não). Só estudaria pelo investimento que seria feito em mim.

Eu falei para minha mãe o que está escrito no parágrafo acima (o que foi um erro,  já que eu ainda não havia tomado a decisão). Ela concordou, falou para eu tentar em Londrina, disse que um sobrinho da irmã da minha vó (isso seria primo de segundo grau? :scratch: KKK) tinha cursado no ITA, trabalhado na Gerdau e na Renault e agora estava com uma rede de bares, porque o trabalho como engenheiro era muito estressante.  (Resumindo a tentativa da minha mãe de motivar-me: "Ele estudou até sair sangue dos olhos para ser engenheiro mecânico e ter uma formação no ITA, daí ele conheceu o mercado de trabalho, viu a ******** que era a iniciativa privada, o quão estressante era, pediu demissão e montou uma rede de bares e agora está rico como empresário em uma coisa que não tem nada a ver com o curso que ele fez"). 

Enfim, como eu havia dito, eu não tinha sido "fisgado" por essa ideia ainda. Daí comecei a ir pesquisar as outras coisas e lembrei que 2~3 anos atrás, por um ou dois meses, que eu queria entrar na Polícia Federal. Fui me informar mais e fiquei muito motivado com isso, mesmo sabendo que teria que estudar muito, se preparar para a prova física, conseguir grana para tirar carteira de motorista, fazer um curso superior, etc. Para vocês terem uma ideia, ontem eu fiz algumas coisas só para tentar conseguir um emprego: fui na prefeitura e fiz o alistamento do exército, fui na escola e peguei meu histórico escolar (essas coisas para não precisar sair do trabalho depois), fui na papelaria e comprei 3 currículos, preenchi um deles e fui lá no correio entregar, para ver se consigo pegar um estágio como carteiro (3 meses, R$ 1.800,00 de salário). Tudo coisa que eu "estava deixando para depois". Passei uma vergonha ******* com aquele currículo que só era diferente de um recém-nascido pela idade e pela conclusão do ensino médio (para depois ser informado que o estágio era dado, na maioria das vezes, por indicação (eu não tenho amizade com quem está trabalhando lá nesse momento) e, também, que vai ter concurso dos correios esse ano Mad). 

Vamos ao que interessa: eu iria pegar esse dinheiro, comprar minha carteira de habilitação, pagar a academia e, também, um curso EAD (R$ 300,00 de mensalidade ou tentar de graça pelo Prouni) para ter diploma de terceiro grau. Detalhes: na minha cidade não tem nada. Para eu fazer a carteira de habilitação teria que pegar ônibus, ir de carro ou de carona para outra cidade; para eu fazer academia vou ter que fazer em outro município e pegar ônibus para ir para lá (R$ 30,00 de passagem na semana, se eu for para lá 3 dias). Ia ter mais custos e, por isso, tentaria pegar o estágio de novo quando o dinheiro estivesse acabando. Outro detalhe: a maioria das pessoas que moram aqui trabalham em outra cidade em usinas. Meu pai trabalha aqui, como vendedor em um depósito de construção que está passando por sérias dificuldades financeiras; tá cambaleando mesmo! Provavelmente o carro teria que ser vendido para me sustentar na faculdade, se eu optasse por um curso superior integral. (Lembrando que eu não tenho interesse em entrar para universidade mais... Faria isso unicamente pelo investimento em mim).

A minha mãe quer que eu faça um curso superior bom. Engenharia, Medicina, Direito, etc. Ela fala assim: "Faz um desses cursos que pelo menos você vai ter uma profissão, se você não conseguir passar no concurso público. E outra: depois de formado você pode tentar o concurso da polícia." Eu não tiro a razão dela, mas penso assim: "Vou fazer um curso superior de curta duração (2 anos), um tecnólogo, EAD, reconhecido pelo MEC, só para ter o diploma de curso superior, que é uma das exigências. Vou gastar muito pouco com esse curso: vou estudar em casa (uma vez por semana tem aula online) e só vou para o polo EAD uma vez por mês. Terei muito tempo para estudar em casa para o Concurso público. Irei 3 vezes por semana à outra cidade fazer academia e natação (vai ser um gasto de R$ 180,00 por mês, mais ou menos) e durante esses 3 anos de preparação tento juntar uma grana para fazer a carteira de habilitação, faço umas diárias, sei lá, me viro. Quando eu passar, vou começar ganhando em torno de 8 mil reais." Preciso comprar uma apostila de R$ 170,00 para dar um bom início à essa preparação, mas queria comprar com o meu dinheiro. Faltam R$ 70,00 e vou conseguir. Nem cortei o cabelo só para juntar dinheiro KKKKK. 

Que que eu faço para tentar convencer minha mãe? Quem está certo? Alguém já passou por isso?  Neutral

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo


Meu plano versus Plano da minha mãe - Página 2 Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Convidado Ter 02 Jun 2015, 14:48

Orihara escreveu:O Carlos Adir está corretíssimo quando diz: "no emprego perdi um tempo para perceber o que eu não quero fazer, as vezes "gastar" um semestre fazendo um curso não é tão ruim". Pena que o tempo que gastei nisso foram três anos. Razz

Eu tenho um problema de motivação. Ontem mesmo, estava lendo um PDF disponibilizado pelo site do Ciências sem Fronteiras de como é a vida do estudante na Coreia do Sul (que é o país que pretendo fazer um intercâmbio). Aquilo me motivou tanto que mal consegui dormir de tão empolgado que estava.

Acordei e simplesmente, toda aquela motivação se foi muito fácil. Eu percebo que consigo me motivar muito facilmente, pequenos detalhes já fazem eu querer me dedicar intensamente... porém vejo que a facilidade em me desmotivar é de mesma grandeza ou até maior.

Eu acredito que talvez seja por eu ser muito ansioso, pois gostaria de passar no ITA o quanto antes, porém fico com aquela pressão da idade (visto que esse ano já faço 20 anos) e tenho que aceitar ainda que as chances de eu passar esse ano são praticamente nulas. Às vezes fico até com medo só de pensar se terei ânimo e cabeça pra continuar num possível outro ano estudando para tentar passar no ITA.

Desculpa mudar um pouco o foco do tópico, mas como vi que ambos passaram por coisas parecidas comigo, talvez possam me ajudar nisso.




O problema para mim fazer essa experiência é $$$$$. Por exemplo, se eu quisesse fazer um curso técnico em mecânica eu teria que pagar transporte até Londrina. Dá desgosto morar em cidade pequena.  Mad Outro detalhe também, quanto à graduação, é que você não tem muito contato com a carreira em si nos 2 primeiros anos. Negócio é se informar muito mesmo, pelo menos para mim.  Neutral

A motivação sempre é assim: no começo você tá todo animado; depois fica só o caco, principalmente depois da primeira reprovação. Negócio é ter convicção: eu, por exemplo, se querer PF, vou ter que estudar 8 meses ~ 4 anos para ser aprovado. Dois anos já são LEI, pois nestes tentarei concluir o EAD, se eu conseguir convencer minha mãe. O concurso do ano que vem então é só experiência. 

Quando comecei a estudar para medicina (aos 14) eu tinha essa convicção: "vão ser 3 ou 4 anos". O problema é que quando comprei o material melhor (aos 17) eu disse a mesma coisa: "vão ser 3 ou 4 anos". Como eu já estava desinteressado fui cambaleando de lá até março, pois daí em diante praticamente não estudei.  Para mim, não valeria a pena.



Aí veio toda a história que escrevi no primeiro post, escolher outra coisa e tal. Agora que o foco é outro não vou cometer os mesmos erros; para mim, recomeçar vai ser mais fácil do que continuar tentando algo que eu não quero mais. Também fiquei nessa de não conseguir dormir pensando no futuro, e continuei assim: "Amanhã eu vou continuar pensando nisso, então que se dane se eu tenho que dormir... Não tenho nada para fazer eu vou continuar pensando.  :evil:"

Ultimamente eu não estou dando espaço para essas bobagens todas... Eu mando meu cérebro "calor a boca" mesmo... Essa bagunça proporcionada pelas "emoções" só atrapalha; tem que domá-las mesmo, mandar elas sentarem e ficarem caladinhas, KKKK.  Tem que focar no objetivo e estudar até sangrar os olhos. Nesse momento "parado" estou tentando a todo momento me motivar. 

E parece que vendi o livro do Atkins... O comprador é novato, vamos ver se ele vai fazer o pagamento tudo certinho... Tomara que sim, quero comprar a apostila. cheers

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe - Página 2 Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Orihara Ter 02 Jun 2015, 15:16

Vou ter que começar a fazer isso, e pôr na cabeça que o foco é estudar freneticamente! HAHAHAHA! Razz
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe - Página 2 Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Christian M. Martins Ter 02 Jun 2015, 18:50

Orihara escreveu:Vou ter que começar a fazer isso, e pôr na cabeça que o foco é estudar freneticamente! HAHAHAHA! Razz

Começa tirando esse avatar da SKT T1, Orihara.

PS: Eu só sei o nome porque jogava a dois anos atrás. Laughing
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe - Página 2 Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Orihara Ter 02 Jun 2015, 19:01

ASHUHASUHUASHUASHUASHUASHUSAHUA! Razz

Eu me "auto bani", então o jogo é o menor dos problemas. Very Happy

Aliás, serve como motivação até! Imagina eu trabalhando na SK Telecom!!! Razz
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe - Página 2 Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Christian M. Martins Ter 02 Jun 2015, 19:04

Laughing

Boa! Deu um grande passo se banindo!
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe - Página 2 Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Convidado Ter 02 Jun 2015, 19:08

Sério que esse avatar é de jogo? Eu pensei que era alguma a ver com aviação, KKKKK.  Shocked

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe - Página 2 Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Orihara Ter 02 Jun 2015, 19:12

Sim, é de um time. Mais info [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].

A empresa que é "dona" desse time é a SK Telecom, a maior empresa de telecomunicação da Coreia do Sul. Seria ótimo trabalhar lá! :p
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe - Página 2 Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Convidado Ter 02 Jun 2015, 19:17

Um dia se chega lá.   Cool

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe - Página 2 Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Elom Binn Dom 14 Jun 2015, 15:18

Faz direito e entra de delegado da PF.
E direito não e integral.
Faz concurso escada BB banco do Brasil, estuda, se gradua e depois entra pra PF.
O BB paga uma percentagem da faculdade do funcionário. E lógico que o BB paga uma percentagem maior conforme a área da faculdade for de interesse do banco.
Não recomendo tão jovem fazer ead só para prestar um concurso que pague bem.
Os concursos de nível técnico de tribunais federais pagam o suficiente pra vc se formar e ajudar seus país.
Cara, não da para comparar medicina, engenharia e direito com ead. Se e por causa de grana da para entrar num concurso de E.M. de tribunal, juntar dinheiro uns anos trabalhando e se auto financiar pra fazer o curso que VC quer.
VC e jovem.
Esses cursos generalista e pra VC fazer qq coisa no local de trabalho e depois vc pode não se identificar com o serviço.E serviços gerais.

Caso esse seja seu caminho mesmo
Pega dicas no FORUM CONCURSEIROS que e específico para isso e o melhor fórum de concursos.

Seu plano, na minha opinião, e razoável, mas pra entra na PF de nível superior com apostila vai ser difícil.

E tem mais, não e só fazer um ead, VC tem que ver se o ead e reconhecido no site E-MEC senão e grana no lixo. E tem outra coisa tem que ler o edital pq tem concurso como fiscal do RJ que pede carga horária de 2100 hs no diploma sup. no mínimo.

Qto ao ITA. Hj em dia tem USP
Vai abrir eng. Aeron. na UNESP em 2016.

Medicina tem nas estaduais, nas federais

Bom,

Nesse fórum VC se intera do assunto caso seja isso mesmo que VC quer.

Boa sorte !




Elom Binn
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 30/05/2015
Idade : 38
Localização : Birigui - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe - Página 2 Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos