PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meu plano versus Plano da minha mãe

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe Empty Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Convidado Ter 02 Jun 2015, 12:34

Seguinte pessoal, estou com um novo objetivo na minha vida, que pode ter o seu caminho encurtado dependendo das estratégias adotadas. Desde março desse ano comecei a ter uma grande perca de rendimento nos estudos; não fazia o que era para ser feito, começava as coisas e não terminava, etc. Tentei várias vezes voltar: estudava uma semana, na outra eu praticamente parava e começava a me organizar de novo para algo que eu não executava como devia ser executado.

Não sei se posso dizer que desisti, mas aquilo que tanto me motivava, que me fez estudar por tanto tempo, foi perdendo o significado. Hoje quando me imagino exercendo a carreira médica (meu objetivo anterior), penso no quão estressante e desanimador isso seria. Não consigo mais sentir atração por essa área. 

A grande questão é que, quando eu deixei esse objetivo fui logo em busca de outro, como muitos aqui fariam. Procurei outros cursos de graduação e o único que me interessou, superficialmente, foi Engenharia Mecânica. No entanto, não sei se conseguiria estudar até o final do curso pela vontade de ser engenheiro (provavelmente, não). Só estudaria pelo investimento que seria feito em mim.

Eu falei para minha mãe o que está escrito no parágrafo acima (o que foi um erro,  já que eu ainda não havia tomado a decisão). Ela concordou, falou para eu tentar em Londrina, disse que um sobrinho da irmã da minha vó (isso seria primo de segundo grau? :scratch: KKK) tinha cursado no ITA, trabalhado na Gerdau e na Renault e agora estava com uma rede de bares, porque o trabalho como engenheiro era muito estressante.  (Resumindo a tentativa da minha mãe de motivar-me: "Ele estudou até sair sangue dos olhos para ser engenheiro mecânico e ter uma formação no ITA, daí ele conheceu o mercado de trabalho, viu a ******** que era a iniciativa privada, o quão estressante era, pediu demissão e montou uma rede de bares e agora está rico como empresário em uma coisa que não tem nada a ver com o curso que ele fez"). 

Enfim, como eu havia dito, eu não tinha sido "fisgado" por essa ideia ainda. Daí comecei a ir pesquisar as outras coisas e lembrei que 2~3 anos atrás, por um ou dois meses, que eu queria entrar na Polícia Federal. Fui me informar mais e fiquei muito motivado com isso, mesmo sabendo que teria que estudar muito, se preparar para a prova física, conseguir grana para tirar carteira de motorista, fazer um curso superior, etc. Para vocês terem uma ideia, ontem eu fiz algumas coisas só para tentar conseguir um emprego: fui na prefeitura e fiz o alistamento do exército, fui na escola e peguei meu histórico escolar (essas coisas para não precisar sair do trabalho depois), fui na papelaria e comprei 3 currículos, preenchi um deles e fui lá no correio entregar, para ver se consigo pegar um estágio como carteiro (3 meses, R$ 1.800,00 de salário). Tudo coisa que eu "estava deixando para depois". Passei uma vergonha ******* com aquele currículo que só era diferente de um recém-nascido pela idade e pela conclusão do ensino médio (para depois ser informado que o estágio era dado, na maioria das vezes, por indicação (eu não tenho amizade com quem está trabalhando lá nesse momento) e, também, que vai ter concurso dos correios esse ano Mad). 

Vamos ao que interessa: eu iria pegar esse dinheiro, comprar minha carteira de habilitação, pagar a academia e, também, um curso EAD (R$ 300,00 de mensalidade ou tentar de graça pelo Prouni) para ter diploma de terceiro grau. Detalhes: na minha cidade não tem nada. Para eu fazer a carteira de habilitação teria que pegar ônibus, ir de carro ou de carona para outra cidade; para eu fazer academia vou ter que fazer em outro município e pegar ônibus para ir para lá (R$ 30,00 de passagem na semana, se eu for para lá 3 dias). Ia ter mais custos e, por isso, tentaria pegar o estágio de novo quando o dinheiro estivesse acabando. Outro detalhe: a maioria das pessoas que moram aqui trabalham em outra cidade em usinas. Meu pai trabalha aqui, como vendedor em um depósito de construção que está passando por sérias dificuldades financeiras; tá cambaleando mesmo! Provavelmente o carro teria que ser vendido para me sustentar na faculdade, se eu optasse por um curso superior integral. (Lembrando que eu não tenho interesse em entrar para universidade mais... Faria isso unicamente pelo investimento em mim).

A minha mãe quer que eu faça um curso superior bom. Engenharia, Medicina, Direito, etc. Ela fala assim: "Faz um desses cursos que pelo menos você vai ter uma profissão, se você não conseguir passar no concurso público. E outra: depois de formado você pode tentar o concurso da polícia." Eu não tiro a razão dela, mas penso assim: "Vou fazer um curso superior de curta duração (2 anos), um tecnólogo, EAD, reconhecido pelo MEC, só para ter o diploma de curso superior, que é uma das exigências. Vou gastar muito pouco com esse curso: vou estudar em casa (uma vez por semana tem aula online) e só vou para o polo EAD uma vez por mês. Terei muito tempo para estudar em casa para o Concurso público. Irei 3 vezes por semana à outra cidade fazer academia e natação (vai ser um gasto de R$ 180,00 por mês, mais ou menos) e durante esses 3 anos de preparação tento juntar uma grana para fazer a carteira de habilitação, faço umas diárias, sei lá, me viro. Quando eu passar, vou começar ganhando em torno de 8 mil reais." Preciso comprar uma apostila de R$ 170,00 para dar um bom início à essa preparação, mas queria comprar com o meu dinheiro. Faltam R$ 70,00 e vou conseguir. Nem cortei o cabelo só para juntar dinheiro KKKKK. 

Que que eu faço para tentar convencer minha mãe? Quem está certo? Alguém já passou por isso?  Neutral

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Orihara Ter 02 Jun 2015, 13:02

Minha resposta pode ser um pouco longa, mas gostaria que a lesse por completo.

O que você está passando atualmente era a minha realidade há uns meses. Como falei em outro tópico aqui no fórum recentemente, sempre tive o sonho de ser militar, desde bem pequeno. Porém alguns motivos me fizeram desmotivar dessa possibilidade (que vou explicar o porquê mais a frente).

Curso superior: não vejo vantagem em você estudar num nível altíssimo para passar em uma faculdade de Engenharia ou Medicina se futuramente você pretende ser agente da PF. Obviamente, o curso superior mais indicado e o que vai te preparar melhor para a prova é o curso de Direito (que em comparação com Medicina, é muito mais simples de passar). Porém, hoje em dia há a opção de cursos EAD que é uma ótima pedida para quem pretende dedicar a vida como concurseiro. Um amigo meu aqui está fazendo um curso EAD de Gestão Pública o qual algumas matérias são as que cairão na prova da Polícia Militar que ele irá prestar futuramente.
Porém, lhe digo para ficar "esperto" pois quando prestei concursos, haviam boatos fortes de que talvez os concursos que aceitassem curso EAD estavam por acabar. Por isso lhe aviso a ler bastante e ficar informado acerca dessa informação, pois se for verdade, você terá perdido tempo mais uma vez.

Iniciativa privada: trabalhei por 3 anos em uma das maiores empresas de desenvolvimento de sistemas do país e concordo em dizer que a vida em empresas privadas é realmente estressante.

Sonho de ser militar: voltando a falar disso, desde pequeno tive vontade de estar integrado na vida militar. Quando tive de negar minha aceitação no Exército pois tinha de ajudar trabalhando pra pagar as contas em casa, foi um momento bem chato que passei. Porém, atualmente o país em si não está me motivando a dedicar meu tempo em prol da nação. Atualmente, minha ideia principal é entrar no ITA quando possível e estudar como civil, para futuramente ir em busca de um intercâmbio. Após concluir o curso, não pretendo continuar no país, a não ser que eu mude de ideia ou venha alguma proposta muito boa e que me motive a continuar aqui.

Conclusão: seu plano para a vida de APF é muito boa. Se é isso mesmo que você quer, só se informe bem e vá em frente. Não adianta passar a vida fazendo algo que não gosta pra depois quando estiver com uma idade mais avançada ficar reclamando por não ter tentado. Qualquer uma das opções que você desejar serão ótimas, obvio que umas a recompensa chegará antes, porém será recompensador quando estiver exercendo algo que você sempre quis.
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Convidado Ter 02 Jun 2015, 13:10

Obrigado Orihara. Essa ideia dos concursos que aceitam EAD acabarem é algo que também me preocupa. No entanto, acho que isso seria um retrocesso, já que o mercado está aceitando cada vez mais essa categoria. Vai entender né... 

Mas vale a pena tentar, o investimento vai ser muito pequeno e quando eu passar cubro todo ele com o salário de um mês. Para convencer minha mãe vai ter que ser no tudo ou nada. 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Orihara Ter 02 Jun 2015, 13:15

Penso o mesmo. Os cursos EADs estão cada vez melhores. Uma prova concreta disso são os canais do Youtube que muitas vezes têm uma qualidade de explicação e conteúdo superior à das escolas presenciais.

O salário inicial até compensa os três anos de estágio probatório em uma fronteira! Razz 

Com certeza vale a pena tentar. Se precisar, tenho indicação de ótimos cursos EADs específicos pra Polícia Federal e afins.
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Convidado Ter 02 Jun 2015, 13:19

Você sabe se as apostilas do Alfa são boas? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], especificamente.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Orihara Ter 02 Jun 2015, 13:28

Eu não utilizei apostilas na época que prestei concurso, porém a AlfaCon é bem famosa. Muita gente utiliza as apostilas dele, mas eu infelizmente não posso avaliá-la pois nunca usei.

Não sei se você tem Facebook, mas lá tem infinitos grupos de estudo para concurso. Lá você vai obter uma informação mais concreta sobre apostilas e material a ser utilizado.
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Carlos Adir Ter 02 Jun 2015, 13:32

Dezotti escreveu:
Vamos ao que interessa: eu iria pegar esse dinheiro, comprar minha carteira de habilitação, pagar a academia e...

Que isso cara, comprar carteira  Shocked


Não sei muito o que dizer. A motivação de cada um vem muito do convívio das pessoas e sobre situação social/financeira.
Dizer um pouquinho sobre o que aconteceu comigo, talvez te ajude.

Durante o ensino médio, eu apenas estudava(vamos dizer, ir à escola) por obrigação. Saia do colégio, só comia, ficava no computador jogando e dormia. A mesma rotina todo santo dia, nada de produtivo.
No terceiro ano comecei a namorar, e devido à pouca expectativa de vida, ela percebeu e me incentivou a trabalhar(já que eu não tinha interesse em estudar). Até aqui tudo bem, eu trabalhei dois meses em serviço braçal(repositor de estoque em um supermercado) até que me mandaram embora. Após isso voltei à mesma rotina, e dia 6 de junho eu joguei a nota do enem na UF daqui, acabei passando(segunda chamada para um curso pouco concorrido), e as aulas começariam em novembro apenas. Entre esse intervalo, o namoro acabou, e eu fiquei triste, queria desistir das coisas(inclusive da UF). Mas comecei a pensar no que fazer, se eu desistisse, eu iria me arrepender por minha atitude.
Neste momento, minha curiosidade pelas coisas(como ocorrem) me motivou a estudar. Comecei a estudar física(mecânica), e resolver questões(achava/acho divertido testar minha capacidade). Serviço braçal ficou bem evidente que não queria.
Enfim, acabei optando por algo que eu realmente gosto, independente se der dinheiro ou não. E atualmente não estou muito preocupado com o futuro sobre o que fazer. Como dizem, oportunidades batem à sua porta, mas enquanto não bate, vou me preparando e estudando.

____________________________________________
← → ↛ [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Convidado Ter 02 Jun 2015, 13:50

Carlos Adir escreveu:
Dezotti escreveu:
Vamos ao que interessa: eu iria pegar esse dinheiro, comprar minha carteira de habilitação, pagar a academia e...

Que isso cara, comprar carteira  Shocked


Não sei muito o que dizer. A motivação de cada um vem muito do convívio das pessoas e sobre situação social/financeira.
Dizer um pouquinho sobre o que aconteceu comigo, talvez te ajude.

Durante o ensino médio, eu apenas estudava(vamos dizer, ir à escola) por obrigação. Saia do colégio, só comia, ficava no computador jogando e dormia. A mesma rotina todo santo dia, nada de produtivo.
No terceiro ano comecei a namorar, e devido à pouca expectativa de vida, ela percebeu e me incentivou a trabalhar(já que eu não tinha interesse em estudar). Até aqui tudo bem, eu trabalhei dois meses em serviço braçal(repositor de estoque em um supermercado) até que me mandaram embora. Após isso voltei à mesma rotina, e dia 6 de junho eu joguei a nota do enem na UF daqui, acabei passando(segunda chamada para um curso pouco concorrido), e as aulas começariam em novembro apenas. Entre esse intervalo, o namoro acabou, e eu fiquei triste, queria desistir das coisas(inclusive da UF). Mas comecei a pensar no que fazer, se eu desistisse, eu iria me arrepender por minha atitude.
Neste momento, minha curiosidade pelas coisas(como ocorrem) me motivou a estudar. Comecei a estudar física(mecânica), e resolver questões(achava/acho divertido testar minha capacidade). Serviço braçal ficou bem evidente que não queria.
Enfim, acabei optando por algo que eu realmente gosto, independente se der dinheiro ou não. E atualmente não estou muito preocupado com o futuro sobre o que fazer. Como dizem, oportunidades batem à sua porta, mas enquanto não bate, vou me preparando e estudando.

Comprar minha carteira de habilitação = ir na Auto Escola e fazer tudo certinho. Achou que eu ia fraudar? KKKKK  Shocked

Acho que um dos meus maiores erros foi ter contado para muito gente o que eu queria cursar. Isso resultou em um acúmulo de responsabilidades e também de dúvidas, já que grande parte das pessoas diziam coisas como: "É muito difícil", "Você não vai conseguir; vai para a Bolívia", "Só passa quem tem dinheiro, quem fez uma boa escola particular e que agora está fazendo cursinho", etc. Meu outro erro foi ter estudado com materiais muito ruins, principalmente de humanas. No meio do ano passado quando consegui comprar materiais melhores percebi que teria que começar tudo de novo; a motivação já estava rasa, não por ser difícil, mas pela perca de vontade de cursar Medicina. Tinha feito a inscrição do vestibular de Inverno da UEM de 2014 para engenharia química, troquei para engenharia mecânica, depois troquei para medicina, em definitivo. 

Essa questão de gosto que modificou as minhas perspectivas de futuro. Antes eu gostava de uma carreira, agora de outra. Mas, enfim, concordando com o que você disse: quem estuda nunca fica para trás, é melhor se preparar a espera de uma oportunidade do que ter uma e não estar preparado. 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Carlos Adir Ter 02 Jun 2015, 14:11

Infelizmente também cometi esses erros de contar pra gente demais os sonhos, aumenta responsabilidade demais.
"Recomeçar do zero" não é tão ruim. Normalmente em livros quando já lemos alguma parte, a segunda vez que lemos "recomeçamos do zero" mas é bem mais facil a compreensão. A mesma coisa se aplica ao "recomeçar do zero".
Estudaste matemática, português, quimica, fisica e outras matérias para passar em medicina, mas essa bagagem acumulada também de auxiliará em outros locais.

Fisica eu achava que entendia de mecânica, até pegar o de nível superior. Incrivelmente o livro demonstra tudo, inclusive porque usar energia para resolver problemas que antes resolviamos por aceleração. Quimica eu achava que era muito ligada nas humanas(decorar "fórmulas", nomenclatura, ler a teoria, e usar regra de 3). Após pegar o Atkins, usa-se até fisica para explicar tudo.
E esse recomeçar do zero foi até bom, as vezes nos lembra que sabemos pouco, e que podemos aprender mais ainda.

E assim... no emprego perdi um tempo para perceber o que eu não quero fazer, as vezes "gastar" um semestre fazendo um curso não é tão ruim.
Vendo as coisas que não quer fica mais fácil para ver as coisas que realmente quer.

____________________________________________
← → ↛ [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Orihara Ter 02 Jun 2015, 14:19

O Carlos Adir está corretíssimo quando diz: "no emprego perdi um tempo para perceber o que eu não quero fazer, as vezes "gastar" um semestre fazendo um curso não é tão ruim". Pena que o tempo que gastei nisso foram três anos. Razz

Eu tenho um problema de motivação. Ontem mesmo, estava lendo um PDF disponibilizado pelo site do Ciências sem Fronteiras de como é a vida do estudante na Coreia do Sul (que é o país que pretendo fazer um intercâmbio). Aquilo me motivou tanto que mal consegui dormir de tão empolgado que estava.

Acordei e simplesmente, toda aquela motivação se foi muito fácil. Eu percebo que consigo me motivar muito facilmente, pequenos detalhes já fazem eu querer me dedicar intensamente... porém vejo que a facilidade em me desmotivar é de mesma grandeza ou até maior.

Eu acredito que talvez seja por eu ser muito ansioso, pois gostaria de passar no ITA o quanto antes, porém fico com aquela pressão da idade (visto que esse ano já faço 20 anos) e tenho que aceitar ainda que as chances de eu passar esse ano são praticamente nulas. Às vezes fico até com medo só de pensar se terei ânimo e cabeça pra continuar num possível outro ano estudando para tentar passar no ITA.

Desculpa mudar um pouco o foco do tópico, mas como vi que ambos passaram por coisas parecidas comigo, talvez possam me ajudar nisso.
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Meu plano versus Plano da minha mãe Empty Re: Meu plano versus Plano da minha mãe

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos