PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UFBA 2002) CITOLOGIA.

2 participantes

Ir para baixo

(UFBA 2002) CITOLOGIA. Empty (UFBA 2002) CITOLOGIA.

Mensagem por Laislilas Dom 03 maio 2015, 16:18

(UFBA 2002) CITOLOGIA. 27ybabr
A figura esquematiza, em seus aspectos gerais, um modelo de resposta celular à ação de um hormônio
esteróide; essa classe de hormônios, de natureza lipídica, inclui os andrógenos, os estrógenos, a
progesterona, a ecdisona, entre outros. A partir da análise dessas informações:

a) Identifique e descreva sucintamente os eventos indicados em 5 e 6, relacionando-os
ao evento inicial.
b) Contextualize o processo representado, enfatizando sua importância para os
organismos pluricelulares.

NÃO TENHO GABARITO

Laislilas
Jedi
Jedi

Mensagens : 435
Data de inscrição : 28/03/2014
Idade : 28
Localização : Salvador,Bahia,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(UFBA 2002) CITOLOGIA. Empty Re: (UFBA 2002) CITOLOGIA.

Mensagem por Christian M. Martins Dom 03 maio 2015, 18:08

a) Os eventos ocorridos em 5 e 6 são, respectivamente:

Transcrição: criação de uma molécula de RNA (no caso da imagem, mensageiro) a partir da desnaturação temporária de uma molécula de DNA contida no cromossomo, situado no núcleo da célula. Nesta explicação, o processo se dividirá em três passos:

1 - Inicia-se com a desnaturação das duas cadeias de DNA a partir das enzimas helicases, que quebra as pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas do ácido nucleico, formando duas cadeias singulares de ácido desoxirribonucleico. 

2 - A partir da desnaturação das duas cadeias, a enzima RNA Polimerase atua na que possui uma chamada "região promotora do gene", que caracteriza o início do gene, no carbono 5'. Ela reúne ribonucleotídeos presentes na cariolinfa/nucleoplasma e os polimeriza junto à cadeia de DNA.

3 - A enzima dirige-se ao carbono 3', onde situa-se a "sequência de término de transcrição", caracterizando o final da produção da molécula de RNA, que se separa da molécula de DNA, ácido nucleico que se juntará à outra cadeia da qual foi separado no início do processo de transcrição.

Tradução: processo de produção de proteínas a partir de moléculas de RNA, que ocorre nos ribossomos. Nesta explicação, dividida em três passos:

1 - Inicia-se com o situar da molécula de RNAm no ribossomo, com os seus códons (trios de bases nitrogenadas). Um fato a ser ressaltado aqui é o trio AUG, que caracteriza o início da tradução, codificando o aminoácido metionina e recebendo o pseudônimo de "códon de início de tradução".

2 - A molécula de RNAt trás os anticódons para serem conectados nos códons e os aminoácidos para serem conectados um a um pelo ribossomo a partir de ligações peptídicas (ocorrida a partir de reação de desidratação, conectando o Nitrogênio do grupo amina de um aminoácido ao Carbono do grupo carboxila de outro com ligações covalentes), iniciando a formação da proteína.

3 - Os aminoácidos vão sendo conectados e a parte que já foi conectada vai sendo repassada ao Sítio P, enquanto no Sítio A do ribossomo situam-se os outros aminoácidos que vão sendo trazidos pelos RNAt. Com o fim da tradução (os trios que codificam o fim são os "códons de parada" e existem três: UAG, UAA e UGA), as subunidades do ribossomo (neste caso, subunidades 60S e 40S, pois estamos abordando seres eucariotos, que possuem ribossomo 80S) se separam. É importante ressaltar, também, que na imagem não são apresentados polissomos.

A associação entre o hormônio esteroide lipossolúvel (pode-se deduzir a partir da sua passagem por difusão) apresentado na fase 1 da imagem e as fases 5 e 6 é complexa: a proteína receptora situada no hialoplasma liga-se ao esteroide hormonal, fazendo com que ambos formem um dímero que será transportado ao meio nuclear e integrado ao gene de determinada molécula de DNA, aumentando ou reduzindo os processos de transcrição de algum RNA mensageiro em específico, tendo como consequência o aumento ou redução da produção de certa proteína a partir da tradução, sujeitando o metabolismo celular à ação de hormônios.



b) A associação entre hormônios e proteínas receptoras é de essencialidade extrema à sobrevivência dos organismos multicelulares, pois a partir das necessidades do organismo a produção de hormônios é regulada, regulando, em conjunto com esta, a produção das proteínas e, por fim, adaptando o metabolismo do organismo às suas necessidades.





Espero ter ajudado. Tudo que foi escrito saiu da minha cabeça, e não de pesquisas no Google. Very Happy


Última edição por Chries em Dom 03 maio 2015, 19:19, editado 11 vez(es) (Motivo da edição : especificação das ligações peptídicas e associação entre os eventos.)
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

(UFBA 2002) CITOLOGIA. Empty Re: (UFBA 2002) CITOLOGIA.

Mensagem por Laislilas Seg 04 maio 2015, 16:19

Ajudou muito!!! (UFBA 2002) CITOLOGIA. 503132

Laislilas
Jedi
Jedi

Mensagens : 435
Data de inscrição : 28/03/2014
Idade : 28
Localização : Salvador,Bahia,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(UFBA 2002) CITOLOGIA. Empty Re: (UFBA 2002) CITOLOGIA.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos