PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calor específico/Capacidade térmica/Condut...

2 participantes

Ir para baixo

Calor específico/Capacidade térmica/Condut... Empty Calor específico/Capacidade térmica/Condut...

Mensagem por Gustavoadp 28/4/2015, 9:12 pm

Uma garrafa e uma lata de refrigerante permanecem durante vários dias em uma geladeira. Quando pegamos a garrafa e a lata com as mãos desprotegidas para retirá-las da geladeira, temos a impressão de que a lata está mais fria do que a garrafa. Isso é explicado pelo fato de:

a) a temperatura do refrigerante na lata ser diferente da temperatura do refrigerante na garrafa;
b) a capacidade térmica do refrigerante na lata ser diferente da capacidade térmica do refrigerante na garrafa;
c) o calor específico dos dois recipientes ser diferente;
d) o coeficiente de dilatação térmica dos dois recipientes ser diferente;
e) a condutividade térmica dos dois recipientes ser diferente.

Eu tô ligado que é letra "E", mas eu queria saber por que não é letra "C". Quando o calor específico de um é muito pequeno, ele não troca de calor mais rápido? Como naquele efeito da praia: a água demora mais a esquentar porque tem um calor específico maior que o da areia... No caso do recipiente de menor calor específico, ele trocaria mais rápido com a mão da pessoa, não?
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Calor específico/Capacidade térmica/Condut... Empty Re: Calor específico/Capacidade térmica/Condut...

Mensagem por Euclides 28/4/2015, 9:49 pm

A sensação térmica na pele está relacionada com o aporte/saída de calor, que depende da condutividade do meio.

Calor específico/Capacidade térmica/Condut... 100000

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Calor específico/Capacidade térmica/Condut... Empty Re: Calor específico/Capacidade térmica/Condut...

Mensagem por Gustavoadp 28/4/2015, 10:06 pm

Hum.
Você poderia citar 2 exemplos? Um que envolvesse capacidade térmica e outro que envolvesse calor específico? Para eu ter uma ideia e diferenciar melhor os 3 casos.
Obrigado.
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Calor específico/Capacidade térmica/Condut... Empty Re: Calor específico/Capacidade térmica/Condut...

Mensagem por Euclides 29/4/2015, 1:18 am

Podemos falar da capacidade térmica (produto massa x calor específico) se vamos falar de corpos com massas pré-definidas.

A capacidade térmica determina a quantidade de calor necessária e suficiente para elevar (ou reduzir) em 1° a temperatura de um corpo. Então, recebendo calor de uma fonte de potência constante, entre dois corpos de capacidades térmicas diferentes, o de menor capacidade térmica alcança primeiro uma determinada temperatura. Assim você diferencia, entre dois corpos, qual alcança uma temperatura primeiro. Daí o porquê da areia aquecer mais rapidamente que a água.

Como trata-se da sua mão e não da lata ou do vidro, a capacidade térmica (da mão) é a mesma nos dois casos. Trata-se, portanto, da condução de calor entre a sua mão e o conteúdo, mediada pelo material da embalagem.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Calor específico/Capacidade térmica/Condut... Empty Re: Calor específico/Capacidade térmica/Condut...

Mensagem por Gustavoadp 30/4/2015, 10:07 pm

A capacidade térmica da mão é a mesma, mas a do vidro e a da lata são diferentes. E como você disse, a capacidade térmica determina a quantidade de calor necessária para elevar OU REDUZIR em 1º a temperatura de um corpo. Nesse caso, a lata e o vidro estão reduzindo, mas como têm capacidade térmica diferentes, não pode ela ser aplicada nesse caso?
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Calor específico/Capacidade térmica/Condut... Empty Re: Calor específico/Capacidade térmica/Condut...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos