PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação - Crise Hídrica (ENEM)

2 participantes

Ir para baixo

Redação - Crise Hídrica (ENEM) Empty Redação - Crise Hídrica (ENEM)

Mensagem por lorramrj Seg 03 Nov 2014, 20:29

Galera redação sobre o tema crise água (não exclusivamente em SP), fiz uma redação rápida com base no que se pede no ENEM.

Queria saber se ela se encaixa no perfil do ENEM e se dar para tirar uma nota razoável com essa redação, uns 700 pelo menos ??



Título: Desafio Global


~> INTRODUÇÃO:

 Cerca de 3/4 da superfície de nosso planeta é ocupado por água, sendo menos de 1% dessa água própria para consumo. 
A cada ano que passa, vai se tornando mais crítica a falta de água potável, tornando mais agravante em países mais pobres da África como, por exemplo, a Somália que morrem muitas pessoas por esse problema, devido a fatores climáticos, a falta de infraestrutura e recursos para abastecimento de sua população.
Temos um grande desafio pela frente, visto que diversos problemas devem ser solucionados com práticas de sustentabilidade e conscientização global para que possamos minimizar a falta de água.

~> DESENVOLVIMENTO:
 
 O problema da falta de água, começa com o grande crescimento da população humana, gerando um maior consumo deste recurso, visto que o mal planejamento do abastecimento de água gera problemas críticos em grandes centros urbanos. Podemos citar o sistema de abastecimento Cantareira em São Paulo que teve esse ano o menor índice hídrico da história. Claro, o problema do Cantareira também foi gerado por fatores climáticos entre outros.
Outro grande problema é o desperdício, tanto no abastecimento - onde grande da água é perdida antes de chegar nas casas - quanto no uso doméstico.
 Ainda podemos citar a falta de saneamento básico em grande parte da população, principalmente nas regiões mais pobres, gerando muitas doenças como: esquistossomose, cólera, hepatite entre outras; e evitando que essa água seja tratada corretamente para reutilizá-la. 

~> CONCLUSÃO:

 Portanto, é de grande importância que haja maior planejamento e programas de incentivo por parte do Governo, visando impulsionar o ato de sustentabilidade por parte da população e diminuir o desperdício dessa substância vital para vida no planeta Terra. Essa luta é de todos, para que nossas próximas gerações tenham a oportunidade de viver sem passar necessidades por falta de água.
lorramrj
lorramrj
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Crise Hídrica (ENEM) Empty Re: Redação - Crise Hídrica (ENEM)

Mensagem por Fito42 Ter 02 Dez 2014, 17:20

1-)Evite utilizar a 3ª pessoa do plural (temos, possamos). Procure ser o mais imparcial o possível.

2-)Estruture melhor seus argumentos. Faltou especificar sua tese na introdução. A tese é basicamente o que você vai defender e todos os seus argumentos devem, no final, retomá-la. Por ex:

[TESE] a lógica do mercado coage o comportamento da sociedade

[ARG I] as pessoas compram para se inserirem na sociedade.....desenvolvimento do parágrafo.....[retomada da tese] Dessa forma, as pessoas ao consumirem aceitam as imposições do capitalismo, permitindo que a lógica do mercado molda o comportamento delas.


3-) a frase iniciada por "claro.[...]" não é adequada em uma dissertação formal

4-) na sua linha de pensamento, procure colocar cada problema em um parágrafo separado, permitindo que você consiga aprofundar naquela ideia, explicando, dando exemplos e citando fatos históricos ou pensamentos de filósofos

5-) Na conclusão, tente sintetizar todo o seu texto em uma ou duas frases. Depois você propõe uma proposta de intervenção

6-) O maior problema do seu texto foi cair no senso comum. Você falou do sistema Cantareira, algo que seria muito corriqueiro em qualquer redação desse ano em especial. Poderia ter citado o comércio da Água Virtual. Além disso, o maior problema das pessoas quanto ao tema água é atribuir ao uso doméstico a principal culpa de sua escassez, o que é mentira. A agricultura é a maior consumidora desse recurso (70%), seguida pela indústria (20%). É interessante que você faça comparações entre países ou regiões. "O Japão tem a menor taxa de desperdício, enquanto o Brasil gasta cerca de 50% de sua água nas tubulações e tal."

Procure informações que dão destaque ao seu texto, fuja do senso comum!!!!!
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos