PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(EBMSP)2012.1 2ª Fase - Regra de 3 composta

2 participantes

Ir para baixo

(EBMSP)2012.1 2ª Fase - Regra de 3 composta Empty (EBMSP)2012.1 2ª Fase - Regra de 3 composta

Mensagem por mmsjr95 Ter 27 maio 2014, 14:59

A utilização de aquecimento solar da água gera menor impacto ambiental e menor degradação dos recursos naturais, aspectos essenciais para melhor qualidade de vida e desenvolvimento sustentável das cidades. 
Supondo que, para testar as vantagens dessa tecnologia, foram instalados, em uma região, dois aquecedores solares: o primeiro deles, com uma área de placas coletoras de 6,4 m², demorou 8,5 horas para aumentar em t ºC a temperatura de 272 litros de água, enquanto o segundo, com uma área de placas coletoras de y m², demorou 6 horas para aumentar t ºC a temperatura de 510 litros de água. Admitindo que os dois coletores foram instalados nas mesmas condições de insolação, determine o valor de y.


Alguns professores, pela internet, postaram a resposta como y =~ 8,4 m². No entanto, não consigo entender como as três grandezas podem ser diretamente proporcionais para que o resultado chegue a este. Eu estava achando 17 m² pela minha resolução em que considerei o tempo, em horas, inversamente proporcional às demais grandezas. 


Desde já, obrigado.

mmsjr95
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 29
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(EBMSP)2012.1 2ª Fase - Regra de 3 composta Empty Re: (EBMSP)2012.1 2ª Fase - Regra de 3 composta

Mensagem por Felipe Sarti Ter 27 maio 2014, 17:14

Eu fiz a questão e deu o mesmo resultado... Interessante notar que diante números feios (6,4 e 8,5) o resultado dá redondinho (17 marcado). Geralmente numa questão isso é um bom sinal...
Creio que consideramos as mesmas coisas:

1) Fixando volume: Quanto maior a área menor será o tempo para aquecer => inversamente proporcional.
2) Fixando o tempo: Quanto maior a área maior o volume que irá aquecer => diretamente proporcional.
3) Fixando a área: Quanto maior o tempo maior será o volume que irá aquecer => diretamente proporcional

Aí montei uma equação onde A é área, V é volume e T é tempo:

A T / V = A' T' / V'   Ou o inverso disso, dá o mesmo resultado... 17 m²

Não sei o que pode ser... acho que o resultado é esse mesmo, mas ficarei de olho por aqui, é sempre bom ter certeza das coisas.

Um abraço
Felipe Sarti
Felipe Sarti
Iniciante

Mensagens : 49
Data de inscrição : 19/04/2014
Idade : 29
Localização : Cananéia, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(EBMSP)2012.1 2ª Fase - Regra de 3 composta Empty Re: (EBMSP)2012.1 2ª Fase - Regra de 3 composta

Mensagem por mmsjr95 Seg 02 Jun 2014, 19:43

Exato, tive esse mesmo raciocínio. Rola muito gabarito estranho das questões da 2ª fase da Bahiana, já que eles não postam o oficial. Creio, que esse de 8,4 m² deva ser mais um desses errados. Obrigadão, cara! Abraço ;D

mmsjr95
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 29
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(EBMSP)2012.1 2ª Fase - Regra de 3 composta Empty Re: (EBMSP)2012.1 2ª Fase - Regra de 3 composta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos