PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema: Linchamentos

3 participantes

Ir para baixo

Tema: Linchamentos Empty Tema: Linchamentos

Mensagem por John47 Sáb 10 maio 2014, 15:56

Por favor corrijam de acordo com os critérios adotados pelo Enem.

Justiça injusta


   Para o filósofo John Locke o Estado deve garantir os direitos naturais do homem: a vida, a liberdade, a qual deve existir dentro da Lei, e os bens .Se o Estado não cumprir suas obrigações o povo deve se rebelar. Os linchamentos que estão acontecendo pelo país refletem o descontentamento e a descrença da população na justiça do Estado.

   Os linchamentos acontecem quando uma pessoa é suspeita de cometer algum crime. A população, por sua vez, reage de forma violenta contra o suspeito, sem ao menos dar-lhe a chance de defesa, alegando que a justiça do Estado não funcionará. 

   Outrossim, os linchamentos são atos ilícitos que além de incentivarem a violência, podem levar a morte de pessoas inocentes, como o que aconteceu em São Paulo. Ao ser confundida com uma criminosa Fabiane Maria de Jesus  foi espancada pela população e ,devido as agressões ,faleceu.

   Em suma, os ‘justiceiros’ agem de tal forma por não mais acreditarem na justiça do Estado.   Desta forma é necessário que o Estado ‘devolva’ a confiança aos cidadãos e que estes usem  suas  liberdades, porém sem prejudicar outras pessoas, como defendido por John Locke.  No passado as pessoas tinham a premissa para ‘fazer a justiça com as próprias mãos’, pois a Lei de Talião garantia ao cidadão tal direito.No entanto, hoje vivemos em um estado democrático de direito e cabe ao Estado julgar.


Última edição por John47 em Sáb 10 maio 2014, 20:45, editado 4 vez(es)

John47
Jedi
Jedi

Mensagens : 487
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 30
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Linchamentos Empty Re: Tema: Linchamentos

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 10 maio 2014, 16:27

1 - Não é citado nenhum caso de linchamento. Caso a proposta de redação não tenha citado um caso famoso, é apropriado citar um "caso famoso", afinal, se não fosse um problema crescente e ganhando cada vez mais destaque, sequer teria aparecido como proposta. Não precisa saber todos os dados do incidente. Admito ter ouvido falar vagamente, mas não sei muitos detalhes. Como comparação: falando sobre a violência do Estado, o 'caso Amarildo' é apropriado de ser citado. Deve haver algum caso desse estilo em relação aos linchamentos.

2 - Linchamentos podem levar a morte de pessoas inocentes? Como? Explique melhor essa parte. Pode ser que fique óbvio para a maioria das pessoas a maneira como isto ocorre, mas não espere a compreensão do corretor. Ele terá 50 redações e não buscará trechos implícitos. Seja mais objetiva e implícita. Dê uma explicação sucinta, e.g.: "pode levar a morte de pessoas inocentes quando criminosos e indivíduos não envolvidos são confundidos. Então, pessoas totalmente inocentes são vítimas desta prática vil, como ocorre no recente caso de..." acabei de me lembrar que alguma mulher foi confundida essa semana, mas não sei exatamente como foi o caso. Enfim.

Obs.: acredito que citar um caso de vítimas inocentes já é suficiente como citação; isto é, no item 1 eu disse para citar um caso de linchamento e, pela questão do espaço, da estrutura e do desenvolvimento textual, talvez seja mais apropriado, pois já engloba tanto um caso famoso de linchamento quanto um caso famoso de como essa prática pode ser maléfica.

3 - A citação de Locke ficou um pouco 'perdida', digamos. Serviu como introdução ao texto, mas, em seguida, a informação não foi mais desenvolvida. A gênese do texto ficou um pouco desligada de seu desfecho. É interessante e vantajoso utilizar citações filosóficas, com a condição de que você consiga fazê-lo eficientemente.
Nesse exemplo, uma das maneiras (ressalto que seja "uma das"; existem várias maneiras de fazê-lo) de poder utilizar a introdução em conexão com o desenvolvimento e a conclusão é citar Locke no princípio, como foi feito, e depois de já expor todos os resultados e conjeturas ao longo do texto, avaliar a situação presente sob a ótica do filósofo, de maneira que se une a ideia inicial com uma conclusão. E existem, como foi dito, outras várias maneiras de desenvolver a ideia. Não basta uma boa ideia; uma boa execução é primordial.

4 - A última frase do texto ficou demasiadamente longa e confusa. "não voltemos a viver em Estado de Natureza e tenhamos garantido o direito à vida".  Fracione mais a oração, use mais vírgulas, por exemplo, ou várias frases mais explicadas.

5 - Embora tenha a feição de ser um clichê, recomendo que utilize a solução "conscientização" sempre que possível. Se fosse a FUVEST não seria uma recomendação adequada, mas o ENEM adora esse tipo de coisa. Além disso, tome cuidado com críticas ao governo; é um tema especialmente sensível na prova do ENEM, pois a correção é relativamente tendenciosa.

Nota, segundo os critérios do ENEM.
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa 150
 2 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa 150
 3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.  150
 4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 150 


Nota: 800


Espero ter ajudado. Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Linchamentos Empty Re: Tema: Linchamentos

Mensagem por 88sude Sáb 10 maio 2014, 16:44

dessa vez concordo com tudo que foi citado por você Matheus  👅 
começo :"Os linchamentos que estão acontecendo pelo país refletem o descontentamento e a descrença da população na justiça do Estado."
fim : "os ‘justiceiros’ agem de tal forma por não mais acreditarem na justiça do Estado."
Tente evitar concluir uma redação com o mesmo argumento com qual começou.
88sude
88sude
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Andre, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Linchamentos Empty Re: Tema: Linchamentos

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 10 maio 2014, 16:48

Igualmente, caro 88sude, haha. Very Happy
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Linchamentos Empty Re: Tema: Linchamentos

Mensagem por John47 Sáb 10 maio 2014, 20:41

Obrigada, pessoal. Seus comentários me ajudam muito, espero que vocês sempre corrijam minhas redações.
Eu arrumei a minha redação (acho). Vocês poderiam ler novamente? E ,claro, podem falar a verdade, não tenham dó de mim hehehe.

John47
Jedi
Jedi

Mensagens : 487
Data de inscrição : 03/03/2014
Idade : 30
Localização : Sul de Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Linchamentos Empty Re: Tema: Linchamentos

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 10 maio 2014, 23:03

Aumentarei a nota para 850.

"  Desta forma é necessário que o Estado ‘devolva’ a confiança aos cidadãos e que estes usem  suas  liberdades, porém sem prejudicar outras pessoas, como defendido por John Locke"

Quando Locke foi citado, no primeiro parágrafo, embora haja o trecho citando que as pessoas devem usar suas liberdades, não há nada que indique que elas devam fazê-lo "sem prejudicar outras pessoas". Mesmo que Locke defenda isso, não foi algo citado na parte em que este foi citado.

A gramática ainda deixa a desejar em alguns pontos. Mais cuidado com as vírgulas.

No resto, a construção da redação melhorou. Parabéns. Sempre progredindo.
Espero ter ajudado. Corrigirei sempre que puder. Smile
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Linchamentos Empty Re: Tema: Linchamentos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos