Exercicio de Geometria Plana
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Exercicio de Geometria Plana
Pessoal, recentemente fiz uma prova de geometria espacial e tive dificuldade para resolver essas duas questões. Quero aprender a resolvê-las antes da P2.
Obrigada!
Obrigada!
hayrodrigues- Iniciante
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/06/2012
Idade : 27
Localização : Campinas-SP/Brasil
Re: Exercicio de Geometria Plana
Boa tarde,hayrodrigues escreveu:Pessoal, recentemente fiz uma prova de geometria espacial e tive dificuldade para resolver essas duas questões. Quero aprender a resolvê-las antes da P2.
Obrigada!
h = altura do trapézio e também altura do ∆BCD
Área ∆BCD = b.h/2
6 = 4.h/2
h = 6.2/4
h = 3 cm
Área ∆ADB = AB.h/2 = 5.3/2 = 15/2 = 7,5 cm²
Área trap. ABCD = Área (∆BCD + ∆ADB) = 6 + 7,5 = 13,5 cm²
=======================================
Faça:
BN = BM = x
CN = CP = y
AM = AP = z
x + y + p = 8 .... (I)
x + p + z = 9 .... (II)
p + y + z = 7 .... (III)
----------------
2(x+y+z)=24
x+y+z = 24/2
x+y+z = 12 ...... (IV)
x = (IV) - (III) = 12 - 7 = 5
y = (IV) - (II) .= 12 - 9 = 3
z = (IV) - (I) ..= 12 - 8 = 4
z = AM = 4 (a)
==========================================
b) Área do círculo inscrito.
Inicialmente calcule a área do triângulo ABC pela fórmula de Heron:
S = √[p(p-a)(p-b)(p-c)]
Perímetro (2p) = 8 + 7 + 9 = 24
Semi perímetro (p) = 24/2 = 12
S = √[12(12-(12-7)(12-9)] = √(12.4.5.3) = √720 = 12√5
A seguir, aplique a fórmula:
S = p.r
12√5 = 12.r
Simplifica por 12 e resta:
r = √5
Finalmente, a área do círculo inscrito:
S[sub/C.I.[/sub] = ∏r² = ∏(√5)² = 5∏
Um abraço.
ivomilton- Membro de Honra
- Mensagens : 4994
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 91
Localização : São Paulo - Capital
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