PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Não entendi parte resolução

2 participantes

Ir para baixo

Não entendi parte resolução Empty Não entendi parte resolução

Mensagem por brasileiro1 Ter 03 Dez 2013, 23:37

 (Colégio naval-84) Duas estradas de iguais dimensões começam simultaneamente a serem construídas por 15 operários cada uma delas. Mas, exclusivamente devido a dificuldades no terreno, percebe-se que enquanto uma turma avançou 2/3 na sua obra, a outra avançou 4/5 da sua. Quantos operários deve-se retirar de uma e por na outra para que as duas obras fiquem prontas ao mesmo tempo? 

R: 5 




Resolução: 




Suponha que L é o comprimento de cada uma das estradas. Seja R a razão entre o comprimento contruído por cada operário  ou seja, R =X/n, onde x é o comprimento contruido, n é a quantidade de operarios. Devido a dificulddes no terreno, o valor de R para cada estrada é diferente. Assim, para o mesmo tempo t1, tem-se que: R' = (2R/3)/15 = 2L/45


R"  = (4l/5)/15 = 4L/75




Se y é a quantidade de operários que devem passar da 2ª estrada para a 1ª estrada, então para que as duas obras cabem no mesmo tempo, basta que 15 + y operários construam L/3 1ª estrada tempo que 15 - y operários construam L/5 da 2ª estrada. Uma vez que X = N.R, tem-se que:






i) L/3 = (15 + y) 2L/45  => 1 = 2*(15+Y)/15


ii) L/5 = (15 - y) 4L/75 = 1 = 4(15-y)/15


Desta forma, igualando as duas expressões obtém-se:




2(15+y)/15 = 4(15 - y)/15 => 15 + y = 30 - 2y  => y = 5




Fonte: Coleção elementos da matemática, rufino volume 0, página 47.




O que eu não entendi: Pessoal não entendi pq (15+y) ficou multiplicado por 2l/45 e no analogamento nao entendi pq (15 - y) ficou multiplicado por 4L/75

brasileiro1
Jedi
Jedi

Mensagens : 395
Data de inscrição : 15/08/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Não entendi parte resolução Empty Re: Não entendi parte resolução

Mensagem por Euclides Qua 04 Dez 2013, 00:47

Vou analisar à minha maneira:

1- a diferença de difuldade na obra afeta a produtividade. As produtividades são uma relação entre km feitos e número de homens empregados.

Não entendi parte resolução 30h7

A produtividade em cada estrada é



O trecho que falta fazer em A é 5/3 do trecho que falta fazer em B, assim, com mais homens a produtividade em A deve ser igual a 5/3 da produtividade em B



____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Não entendi parte resolução Empty Re: Não entendi parte resolução

Mensagem por brasileiro1 Qua 04 Dez 2013, 01:27

Mestre mas pq ficou (15 -x) multiplicado por 5/3 * 4l/75 e analogamento pq ficou (15+x) multiplicado por 2l/45??    Minha pergunta é referente a operação pq a operação é multiplicação e não de soma?  Qual foi a lógica de colocar o (15-x) multiplicando o 5/3*4l/75 ? pq não somando?  


Eu entendi bem tudo que aconteceu só não entendi essa parte pq é multiplicação e não soma, estou perguntando assim para tentar deixar claro  minha dúvida que é referente a operação, pq é multiplicação e não soma por exemplo

brasileiro1
Jedi
Jedi

Mensagens : 395
Data de inscrição : 15/08/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Não entendi parte resolução Empty Re: Não entendi parte resolução

Mensagem por Convidado Qua 04 Dez 2013, 02:59

Tá mal, meu caro.

se uma coisa é o dobro da outra você multiplica por 2, se é 5/3 você multiplica por 5/3.

se um rendimento é de 1 km/homem, com dois homens você multiplica por dois.

É bem básico.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Não entendi parte resolução Empty Re: Não entendi parte resolução

Mensagem por brasileiro1 Qua 04 Dez 2013, 14:27

Seu negócio é criticar caio? Eu ainda não entendi, tem como dar uma explicação melhor mas usando a resolução?

brasileiro1
Jedi
Jedi

Mensagens : 395
Data de inscrição : 15/08/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Não entendi parte resolução Empty Re: Não entendi parte resolução

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos