PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema: Os programas assistencialistas e...

2 participantes

Ir para baixo

Tema: Os programas assistencialistas e... Empty Tema: Os programas assistencialistas e...

Mensagem por Isaac Ferreira Qua 17 Jul 2013, 22:18

Tema: Os programas assistencialistas e o combate a desigualdade social no Brasil.


                                                              Fabianos
As práticas iniciais do capitalismo surgem a partir do momento em que o homem consegue produzir excedentes agrícolas no período Neolítico. Quem não detinha os excedentes da produção, ficou a mercê de outros trabalhos e dessa forma surgiram as desigualdades. Os governos, especialmente o brasileiro, criaram os programas assistencialistas que combatem as desigualdades, particularmente, a social.

No Brasil, portugueses, índios e negros nunca receberam o mesmo tratamento e hoje, não é diferente. Durante séculos, governos brasileiros deixaram de investir em infraestrutura, saúde e educação, principalmente nas periferias. Com isso, os programas assistencialistas foram criados para compensar os "anos perdidos'' e diminuir o abismo entre ricos e pobres.

Além disso, essa ajuda de custo governamental tem a intenção de recolocar o excluído de volta na sociedade. Dados do último censo mostraram que em consequência disso, milhões de pessoas saíram da extrema pobreza para as classes C e D, porém ainda há mais de 2 milhões de brasileiros vivendo com menos de 1 dólar no país.

Outro ponto positivo, mais do que puramente o dinheiro, é a esperança de uma vida melhor e diferente. As cotas sociais que reservam vagas à pessoas carentes nas faculdades, por não terem tido uma boa educação durante a vida escolar, é exemplo. Os estudantes veem essa oportunidade como única e fazem dela um trampolim para modificar sua vida e de suas famílias.

Assim, é sabido por todos que essa problemática não é uma questão simples, nem de fácil resolução. É preciso expandir esse benefícios, criar programas de capacitação pessoal, investindo em educação para desaparecer com os Fabianos e as vidas secas do nosso Brasil.



Amigos, o hábito de escrever que é o que eu não tenho, vale mais do que uma nota, entretanto, farei provas e a quem puder deixar um comentário e uma nota simbólica, eu agradeço.Very Happy
Isaac Ferreira
Isaac Ferreira
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 05/03/2012
Idade : 33
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Os programas assistencialistas e... Empty Re: Tema: Os programas assistencialistas e...

Mensagem por pirilo Qua 24 Jul 2013, 16:33

Muito boa sua redação, articulou bem suas ideias. Na minha opinião você merece nota 1000, não vejo nada que tire algum ponto. Porém a nota vária muito, pois depende do vestibular que você vai prestar,mas, assim mesmo acho q você tiraria de 900 a 1000. Parabéns !!!
Se puder corrigir a minha e dar umas dicas.  xD
---> https://pir2.forumeiros.com/t53293-unifesp-2008#189348

pirilo
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 13/06/2013
Idade : 35
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos