PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calcular a tensão do fio e módulo de AC.

2 participantes

Ir para baixo

Calcular a tensão do fio e módulo de AC. Empty Calcular a tensão do fio e módulo de AC.

Mensagem por XxWillXxPEL Seg 15 Jul 2013, 23:54

O Bloco A possui massa mA = 10kg e o bloco B possui massa mB = 2kg O coeficiente de atrito cinético entre o bloco B e o plano horizontal é uK = 0.5. O ângulo do plano inclinado sem atrito é θ = 30°. A polia serve apenas para mudar a direção do fio que liga os blocos. O fio possui massa desprezível.


(A) Qual a tensão do fio (em N)?


(B) Qual o módulo da aceleração dos blocos (em m/s2)?


Calcular a tensão do fio e módulo de AC. 2r26bzp
 
Respostas: (A) 16.3N; (B) 3,3m/s2


A minha dúvida é simples, como é que eu faço ela? hehe 

Em forma de decomposição de vetores também? 

Desde já agradeço!

XxWillXxPEL
Padawan
Padawan

Mensagens : 98
Data de inscrição : 08/06/2013
Idade : 31
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Calcular a tensão do fio e módulo de AC. Empty Re: Calcular a tensão do fio e módulo de AC.

Mensagem por Euclides Ter 16 Jul 2013, 00:35

Supostamente A não tem atrito com o plano inclinado.

A melhor forma de resolver problemas que envolvem dois ou mais corpos que se movem unidos é através do que se chama "Diagrama de Corpo Isolado". Isto se refere a avaliar isoladamente cada um dos corpos e as forças que atuam neles na direção do seu movimento.

Calcular a tensão do fio e módulo de AC. A_everywhere

Resultam duas equações a duas incógnitas:



encontrada a aceleração volte com o seu valor em (1) ou (2) para encontrar T.

(*)PS: neste caso, para eliminar a incógnita T nas duas equações, a melhor opção foi somar (1)+(2).

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Calcular a tensão do fio e módulo de AC. Empty Re: Calcular a tensão do fio e módulo de AC.

Mensagem por XxWillXxPEL Ter 16 Jul 2013, 00:42

Porque meu professor não consegue explicar dessa maneira tão clara quanto você conseguiu me explicar? hehe 

Muito obrigado, amigão! Certamente é mais um aprendizado que adquiro aqui com a sua ajuda. Valeu!

XxWillXxPEL
Padawan
Padawan

Mensagens : 98
Data de inscrição : 08/06/2013
Idade : 31
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Calcular a tensão do fio e módulo de AC. Empty Re: Calcular a tensão do fio e módulo de AC.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos