PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tensão, dá para entender bem no ensino médio?

2 participantes

Ir para baixo

Tensão, dá para entender bem no ensino médio? Empty Tensão, dá para entender bem no ensino médio?

Mensagem por Vestibulanda 29/12/2009, 8:28 pm

Boa noite!

Eu nunca entendi bem o que é Tensão, é uma energia armazenada? Na tomada tem tensão que a Celesc manda, neh? Mas, ñ consigo imaginar o que é isso.
Na pilha tem tensão, o q gera essa tensão na pilha? Cada pólo da pilha tem mais energia do q o outro, por isso, a ddp?
muitas dúvidas sobre esse assunto Laughing
Vestibulanda
Vestibulanda
Jedi
Jedi

Mensagens : 202
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 35
Localização : SC

Ir para o topo Ir para baixo

Tensão, dá para entender bem no ensino médio? Empty Re: Tensão, dá para entender bem no ensino médio?

Mensagem por Euclides 29/12/2009, 10:00 pm

Oi vestibulanda,

é... eletricidade é invisível e a gente fica tentando entender.

Então olha lá:

tudo, na verdade começa com um campo elétrico. E o que é isso? Partículas carregadas produzem ao redor de si um campo elétrico que podemos entender como uma região do espaço que armazena energia. Esse é um fenômeno que podemos medir, quantificar e.... no mais só constatar. É uma propriedade intrínseca aos corpos carregados e o espaço circundante.

Esse campo se parece com o campo gravitacional da Terra, por exemplo, e suas equações são muito parecidas pois possuem exatamente a mesma forma matemática.
Tensão, dá para entender bem no ensino médio? Jpggeralz
Lembre-se de que quando lá na Mecânica falamos em potencial gravitacional, estávamos nos referindo a um produto de uma massa pela altura do corpo e isso nos dizia quanta energia cinética poderia ser convertida daquela altura.

Quando falamos em potencial elétrico estamos igualmente falando de energia associada a uma posição no campo elétrico. Entre dois pontos de potencial diferente existe uma diferença de potencial.

Assim como a massa cai num campo gravitacional, as cargas elétricas "caem" num campo elétrico devido a ddp, que é pois a energia que fará uma carga elétrica se deslocar. Isso será a corrente elétrica.

Os dois terminais de uma tomada residencial fornecem uma ddp. Quando ligamos entre eles uma resistência a corrente vai querer se deslocar nesse campo, saindo de um orifício e se dirigindo para o outro seguindo o caminho (conveniente para nós) que lhe oferecemos.
Tensão, dá para entender bem no ensino médio? Jpggerale

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tensão, dá para entender bem no ensino médio? Empty Re: Tensão, dá para entender bem no ensino médio?

Mensagem por Vestibulanda 30/12/2009, 7:41 pm

bah, vc explica muito bem, obrigada ^^
e cada furinho da tomada tem uma energia maior para poder ocorrer o deslocamento da corrente elétrica, neh?
Vestibulanda
Vestibulanda
Jedi
Jedi

Mensagens : 202
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 35
Localização : SC

Ir para o topo Ir para baixo

Tensão, dá para entender bem no ensino médio? Empty Re: Tensão, dá para entender bem no ensino médio?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos