PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eutrofização

2 participantes

Ir para baixo

Eutrofização Empty Eutrofização

Mensagem por [Planck]³ Qua 06 Fev 2013, 12:20

No processo de eutrofização, por que o zooplâncton é beneficiado se a quantidade de oxigênio do ecossistema diminui ?
[Planck]³
[Planck]³
Fera
Fera

Mensagens : 673
Data de inscrição : 11/02/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Eutrofização Empty Re: Eutrofização

Mensagem por Euclides Qua 06 Fev 2013, 13:00

Pelo que me lembro (de uma passagem por controle ambiental, há muito tempo) os ambientes eutrofizados favorecem o microzooplancton em detrimento dos grupos maiores, em especial os rotíferos, um grupo oportunista cujo desenvolvimento é favorecido em ambientes instáveis.

Caramba!! nem sei como ainda me lembrei disso... ficou escondido na parte de trás de uma prateleira de lembranças de uma lagoa.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eutrofização Empty Re: Eutrofização

Mensagem por [Planck]³ Qua 06 Fev 2013, 17:43

Ah, mestre Euclides, sua resposta me fez raciocinar sobre algo:

O fitoplâncton possui uma das maiores taxas de reprodução que se conhece. Tanto que na sua pirâmide de biomassa o fitoplâncton que é produtor aparece em menor quantidade que o próprio zooplâncton e mesmo assim o ecossistema existe normalmente. Pois bem, quando o ambiente é eutrofizado os animais nectônicos de maior porte morrem pela falta de oxigênio eliminando possíveis competidores que se alimentavam do fitoplâncton ali existente. Como o zooplâncton não é tão afetado, este passa a sobreviver com comida em abundância. Por isso ele é beneficiado.

Para mim faz muito sentido agora, Euclides. E para vc ?

[Planck]³
[Planck]³
Fera
Fera

Mensagens : 673
Data de inscrição : 11/02/2012
Idade : 31
Localização : Mossoró-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Eutrofização Empty Re: Eutrofização

Mensagem por Euclides Qua 06 Fev 2013, 18:04

É exatamente isso. Aprendi aquilo quando, após um período de chuvas fortes (que carreou muito sedimento e matéria orgânica), as águas de uma lagoa que fazia parte de um sistema de adução de água de serviço desnvolveram uma enorme quantidade de microalgas ficando muito verdes.

Houve uma mortandade de peixes. A bióloga que me acessorava deu-me aquela explicação, dizendo que o zooplancton em parte se beneficiava da situação.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eutrofização Empty Re: Eutrofização

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos