PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Plano para analisar a Paridade das Funções

Ir para baixo

Plano para analisar a Paridade das Funções Empty Plano para analisar a Paridade das Funções

Mensagem por Convidado Sáb 12 Jan 2013, 21:02

Saudações!

Estou tentando estudar o comportamento simétrico das funções mas estou tendo chatos problemas! A ideia propagada de f(-x)=f(x) e f(-x)=-f(x) é somente a pontinha do iceberg, basta plotar varia funções no plano que idealizei abaixo e verão quanta simetria as funções tem!

Plano para analisar a Paridade das Funções Planoa

Neste plano não somente os inversos aditivos são simétrico em relação ao elemento neutro da adição como os inversos multiplicativos também são em relação ao elemento neutro da multiplicação. Portanto, neste gráfico é possível visualizar quando f(-x)=÷f(x), f(÷x)=÷f(x), etc, etc...

Mas é muito chato e trabalhoso ficar fazendo gráfico de função e existe um bocado para analisar! O Geogebra não possui escala log, o wolfram me parece mais marketing que eficácia... Enfim, alguém conhece algum programa interessante? Alguém já viu esse assunto antes? Alguma boa ideia!?

Obg!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Plano para analisar a Paridade das Funções Empty Re: Plano para analisar a Paridade das Funções

Mensagem por rihan Dom 13 Jan 2013, 23:37

Eu não compreendi absolutamente qualquer coisa ! Shocked !

Mas, vamos lá !

As coisas que realmente interessam no EM são as seguintes simetrias:

1) Função Par: f(x) = f(-x) --> Simetria em relação ao eixo Y

f(x) = x² - 4

Plano para analisar a Paridade das Funções Z1fqnk+6uYV+SSTLaSc316q0cu6Ymt5Gy+75JO2UriyCWZbCVx5JJMtpI4ckkmW0kcuSSTrSSOXJLJVhJHLslkK4kjl2SylcSRSzLZSuLIJZlsJXHkkky2kjhySSZbSRy5JJOtJI5ckslWEkcuyWQriSOXZLKVxJFLMtlK4sglmWwlceSSTLaSOHJJJltJHLkkk60kjlySyVYSRy7JZCuJI5dkspXEkUsy2UriyCWZbCVx5JJMtpI4ckkmW0kcuSSTrSSOXJLJVhJHLslkK4kjl2SylcSRSzLZSuLIJZlsJXHkkky2kjhySSZbSRy5JJOtJI5ckslWEkcuyWQriSOXZLKVxJFLMtlK4sglmf4Durmzyv+a+J4AAAAASUVORK5CYII=


2) Função Ímpar f(-x) = -f(x) --> Simetria em relação à origem (0;0):


f(x) = x³

Plano para analisar a Paridade das Funções B1gDiIoUFwAKTSACDU0wSkLo1p+B9SsGpGhbkcjAAAAABJRU5ErkJggg==


3) Função Inversa f-¹(x) --> Simetrica à f(x) em relação à bissetriz do 1°Q (reta b: y = x)

f(n) = ln(n)

f-¹(n) = eⁿ

Plano para analisar a Paridade das Funções C2K0tmJWFuEByCoSF3gMSlvA4Qh2BoEBymu9J7pRECiUtjEia6snxWEuYGwSEYGnIHSFzK6wBxCIYGwSHtSu+VRg4kLo1J+NaVqqwkzA2CQzA05A6QuJTXAeIQDA2Cw6srvVcaCJC4NCbh2ZXarCTMDYJDMDTkDpC4lNcB4hAMDYJDFeqsNCYBEpfGJPwfM6v6I3DnDv4AAAAASUVORK5CYII=


4) Funções Opostas f(x) e -f(x) --> Simétricas em relação ao eixo X:

Plano para analisar a Paridade das Funções We1tOvkNgFX6QAAAABJRU5ErkJggg==


Pronto.

Não precisa descobrir nem inventar mais nada !

O programa que uso para fazer gráficos é o Graph, que você pode baixar aqui:

 http://www.padowan.dk/bin/SetupGraph-4.4.2.exe



Saudações simplificadoras.

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Plano para analisar a Paridade das Funções Empty Re: Plano para analisar a Paridade das Funções

Mensagem por Convidado Ter 15 Jan 2013, 01:01

Esse negócio de seguir o plano do EM não tá com nada não! O Brasil só tá produzindo analfabetos funcionais e "analgébricos funcionais" também.

O único caminho que me restou foi o do autodidata, é um caminho duro, mas eu consegui pegar o fio da meada!

Para ter uma ideia... esses dias eu estava estudando certas derivadas em que a constante duma certa função é o expoente e em outras é a base. Para algumas funções f(-x)=±f(x) não serve para nada! É o caso da exp(xⁿ) p. ex.

Eu também fico imaginando como seria certas funções plotadas numa superfície assim:
Plano para analisar a Paridade das Funções File

Penso em algumas implicações para:






Que é análogo ao teorema de composição duma função em uma par e em uma impar... e ainda dá para fazer um mix entre este multiplicativo acima e o teorema da composição do tipo aditivo.

Enfim... eu tenha muitas ideias... mas lamentavelmente não conheço ninguém disposto a discuti-las comigo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Plano para analisar a Paridade das Funções Empty Re: Plano para analisar a Paridade das Funções

Mensagem por rihan Ter 15 Jan 2013, 02:46

Shocked Shocked Shocked

É verdade.

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Plano para analisar a Paridade das Funções Empty Re: Plano para analisar a Paridade das Funções

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos