PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletrização

2 participantes

Ir para baixo

Eletrização Empty Eletrização

Mensagem por DaviBahia Sex 07 Dez 2012, 22:20

Suponha que a superfície interna de uma esfera metálica oca e isolada tenha entrado em contato com uma pequena esfera metálica eletrizada.

Soube que, com esse contato, a pequena esfera metálica se torna neutra.

Por que isso ocorre? Vamos considerar os dois casos a seguir:

I)pequena esfera metálica eletrizada positivamente em contato com a superfície interna da esfera metálica maior;
II)pequena esfera metálica eletrizada negativamente em contato com a superfície interna da esfera metálica maior.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrização Empty Re: Eletrização

Mensagem por Euclides Sex 07 Dez 2012, 22:26

Veja a resposta do Caio Mucio neste ítem,

https://pir2.forumeiros.com/t34823-esfera-oca#122920

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrização Empty Re: Eletrização

Mensagem por DaviBahia Sex 07 Dez 2012, 22:35

Explicação impecável (fonte: http://www.fabriciobreve.com/trabalhos/gerador_van_de_graaf.php#.UMKLqeTAeSo).

Porém, após analisá-la, percebi que o gabarito da questão desse tópico estava incorreto.

Confirma?
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrização Empty Re: Eletrização

Mensagem por DaviBahia Sex 07 Dez 2012, 23:01

Alguém confirma o gabarito? confused
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrização Empty Re: Eletrização

Mensagem por DaviBahia Sex 07 Dez 2012, 23:29

Euclides,

Essa explicação, impecável, ficaria ainda melhor se o autor explicitasse que a esfera metálica menor estava carregada negativamente.

O que também me confunde um pouco em Eletrostática é o seguinte: para representar uma região com falta de elétrons, colocam-se cargas positivas, como se os prótons se deslocassem de um lado para o outro. Sei que é apenas uma representação... porém, não podemos afirmar que, quando uma esfera metálica menor positiva entra em contato com uma esfera oca, há uma transferência de carga positiva para superfície externa, concorda? Na verdade, o que há é uma transferência de carga negativa para esfera metálica menor.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrização Empty Re: Eletrização

Mensagem por Euclides Sex 07 Dez 2012, 23:39

O que também me confunde um pouco em Eletrostática é o seguinte: para representar uma região com falta de elétrons, colocam-se cargas positivas, como se os prótons se deslocassem de um lado para o outro. Sei que é apenas uma representação... porém, não podemos afirmar que, quando uma esfera metálica menor positiva entra em contato com uma esfera oca, há uma transferência de carga positiva para superfície externa, concorda? Na verdade, o que há é uma transferência de carga negativa para esfera metálica menor.

É isso mesmo. Quem se desloca são os elétrons. Quando saem deixam carga residual positiva, quando chegam deixam carga residual negativa. Muitas representações para fins didáticos são modêlos idealizados que satisfazem a explicação de uma circunstância.

Uma esfera metálica menor positiva entra em contato interior com uma esfera ôca. O resultado final é que a esfera ôca passa a ficar positiva.

Vamos lembrar que quando estudamos eletricidade usamos como sentido convencional da corrente o sentido em que se moveriam cargas positivas, que afinal não se movem nos condutores metálicos. Isso nada impede.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrização Empty Re: Eletrização

Mensagem por DaviBahia Sex 07 Dez 2012, 23:56

Entendi. Essa interação entre as esferas poderia inclusive ser "forçada", algo um pouco menos espontâneo.

Ex.: esfera metálica menor com + 6 uC em contato com a superfície interna de uma esfera oca cuja superfície externa está eletrizada com + 8 uC. Haverá passagem de elétrons da superfície externa para a esfera metálica menor.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrização Empty Re: Eletrização

Mensagem por DaviBahia Sex 07 Dez 2012, 23:57

Então mestre Euclides, você acredita que o gabarito daquela questão (link que você me enviou) esteja incorreto?
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrização Empty Re: Eletrização

Mensagem por DaviBahia Sáb 08 Dez 2012, 08:14

Alguém por aqui? Shocked
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrização Empty Re: Eletrização

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos