PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pequena dúvida sobre blocos

2 participantes

Ir para baixo

Pequena dúvida sobre blocos  Empty Pequena dúvida sobre blocos

Mensagem por williamrota Qui 25 Out 2012, 11:11

Olá. Não estou conseguindo enxergar o porquê da força resultante do bloco triangular não ser a soma da tangencial normal do quadrado com o o peso tangencial do triângulo. Entendo que se deva considerá-los como uma única massa e assim encontrar a aceleração - a qual, nesse caso, não dependerá da massa, pois Px será a força resultante -. Entretanto, analisando separadamente os dois blocos, não constato ser a mesma aceleração triângulo. Muito grato.
Pequena dúvida sobre blocos  Biodi

O conjunto (A+B) da figura, fomado pelo cubo B de massa 2kg e apoiado sobre a face horizontal do prisma A de massa 4kg, desliza (sem atrito) após ser solto sobre uma rampa inclinada 45º com a horizontal, sem que ocorra escorregamento relativo entre A e B. Desprezando o efeito do ar e adotano g = 10, pede-se:

a) O módulo da aceleração de descida do conjunto.

Obs: A aceleração do prisma, então, será distinta da aceleração do conjunto? Quer dizer, que se eu somar os vetores aceleração do prisma e do cubo, tenho a aceleração do conjunto?

williamrota
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 172
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 31
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Pequena dúvida sobre blocos  Empty Re: Pequena dúvida sobre blocos

Mensagem por LPavaNNN Sex 26 Out 2012, 00:06

n, o bloco triângular e o bloco quadrado, n deslizarão em relação um ao outro, então vc pode trata-los como um só, n havendo e nem devendo ser separados .
a equação ficaria assim .

sen(A). P =Mt.a onde Mt= é a massa total, e P é o peso total.

sen(A).(M+m)g=(M+m).a

a=senA.g
a=√2/2 .10 = 5√2 m/s² .

vc só deve trata-los individualmente, caso exista deslizamento entre eles, mas como diz o enunciado, não há

LPavaNNN
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 930
Data de inscrição : 22/04/2012
Idade : 30
Localização : Goiânia/GO Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos