PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AJUDA PARA O IME

+8
Cesconetto
aprentice
Rock6446
georgito
JOAO [ITA]
LucasIME
Euclides
dlemos
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

AJUDA PARA O IME  Empty AJUDA PARA O IME

Mensagem por dlemos Ter 16 Out 2012, 18:35

Bom, eu sei que ja existem vários tópicos sobre livros pro IME/ITA, mas eu gostaria de um aconselhamento para minha situaçao em especial, porque vivo em uma cidade do interior do RJ onde nao existem cursos preparatorios para os vestibulares militares e pra falar a verdade eu so descobri que existem esses vestibulares esse ano, pois aqui nao sao divulgados... ;s fiz a prova do IME ontem e descobri que estou muito abaixo do nivel dessas provas...(acertei so 15 questoes) entao gostaria de umas dicas de como estudar e que livros estudar para as provas militares, em especial o IME! Me ajuda ae galera, por favor!

dlemos
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 18/07/2012
Idade : 29
Localização : São Gonsalo, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA O IME  Empty Re: AJUDA PARA O IME

Mensagem por Euclides Ter 16 Out 2012, 18:48

O colega LucasIME (um aluno da escola) certamente poderá lhe dar dicas úteis.

O que eu posso lhe indicar (além de "sangue, suor e lágrimas") é a nossa seção de exercícios das escolas militares, que já tem mais de 2500 questões resolvidas:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

no mais, conte conosco no que pudermos ajudar.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA O IME  Empty Re: AJUDA PARA O IME

Mensagem por dlemos Ter 16 Out 2012, 18:55

obrigado Euclides!e espero que ele venha me dar uma ajuda entao... Very Happy

dlemos
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 18/07/2012
Idade : 29
Localização : São Gonsalo, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA O IME  Empty Re: AJUDA PARA O IME

Mensagem por LucasIME Ter 16 Out 2012, 20:39

Olá, dlemos! Tudo bem?

Bem, já lhe adianto que é BEM DIFÍCIL passar sem cursinho. Mas não é uma tarefa impossível. Muitos não conseguem sem a ajuda de um cursinho por não ter quem indique uma direção no estudo. Espero conseguir te ajudar quanto a essa parte.

Bem, primeiramente os três métodos de estudo (fora o cursinho) que mais me ajudaram para o IME: Sites orientados para esse vestibular (e seus respectivos simulados), livros e provas antigas.

Sites:

Existem sites excelentes com diversas listas, tanto teóricas quanto com exercícios, e simulados direcionados para os vestibulares do IME e do ITA. São, sem dúvida, uma das maiores ferramente para quem não pode pagar um cursinho.
Os que eu mais utilizei durante os meus anos de cursinho foram:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (atualmente se encontra offline, mas quem sabe eles botam no ar de novo. Excelente site...)
-Tem também o fórum do nosso amigo luiseduardo, com algumas questões um pouco mais elocubradas: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Provas Antigas:

Parte IMPORTANTÍSSIMA para a preparação para o vestibular. É fazendo provas antigas que você vai se familiarizar com o vestibular do IME e a partir daí poder direcionar seu estudo. Fazer provas antigas NUNCA é demais. Eu mesmo fiz 30 anos de provas de matemática, 20 de física e 15 de química.

Livros:

Bem, como muita gente me manda mensagem perguntado sobre livros para estudar para o IME, já tenho uma lista aqui salva para indicar para o pessoal:

MATEMÁTICA: A parte PRINCIPAL da prova do IME. É o que você mais tem que saber, disparado! Estude mais matemática do que todo o resto! Mas não esqueça as outras matérias. Eu quase tropecei em química por ter estudado demais física e matemática. Dentre os livros abaixo o Caio Guimarães é ESSENCIAL! É o que vai te dar toda a base de Polinômios e Números Complexos. O Tópicos de Matemática é um livro que vai te dar maturidade algébrica. Com ele você vai aprender a trabalhar direito com fatorações, produtos notáveis, desigualdades, etc... O Geometria II do morgado tem toda geometria que você precisa aprender e mais. Analise Combinatória e Probabilidade, do morgado, O MELHOR LIVRO SOBRE O ASSUNTO. Não tem erro. O Lidski é um livro mais aloprado. É pra você aprofundar o conhecimento. Tenha ele no PC e quando precisar aprofundar algum conteúdo, recorra a ele. Essa apostila de teoria dos números é preparatória para olimpíada mundial de matemática. Tem um nível altíssimo. Recomendo pegar ela só depois do meio do ano. Mas você TEM QUE saber os 3 primeiros capítulos. Nos últimos 5 anos no IME tem caído sempre pelo menos uma questão de teoria dos números. Os outros capítulos além desses 3 primeiros são alopração, não precisa olhar eles.

-Matemática Em Nível IME ITA - Caio Guimarães (ESSENCIAL!) - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
-Tópicos de Matemática - IME ITA Olimpíadas - Carlos Gomes, José Maria Gomes - Volume 1 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
-Geometria II - A.C. Morgado / E. Wagner / M. Jorge - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
-Análise Combinatória e Probabilidade - Augusto Morgado - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- Problemas de Matemática Elementar - Lidski (tenha somente no PC) - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- Apostila Teoria dos Números Eduardo Tengan (Capitulos 1 a 3) - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

FÍSICA: Física no IME e no ITA são provas TOTALMENTE diferentes. Saiba qual o seu foco. No ITA são 30 questões, logo eles podem cobrar cada questão sobre um assunto e podendo aprofundar sobre cada assunto. Física no IME, como são somente 10 questões, ele misturam TUDO de física em uma questão só. Mas, apesar de cobrar de tudo um pouco, a prova não cobra nenhum conhecimento muito a fundo. Então, para o IME, vale mais a pena estar a par de toda a matéria do que se aprofundar em algumas matérias teoricamente mais cobradas, como mecânica. Quanto aos livros: A coleção tópicos de física é EXCELENTE para você pegar base, ou seja, sair do zero e chegar em um nível legal, mas NÃO É SUFICIENTE para o Nível IME. Os livros do Renato Brito vão te deixar em um nível de mecânica muito acima do cobrado no vestibular (até do ITA), mas mesmo assim são livros que eu recomendo muito. Na verdade, recomendo até começar mecânica direto pelo Renato Brito e deixar de lado o Volume 1 do Tópicos de Física. O Sareava é o Lidski de física. É o livro alopração que você vai utilizar para se aprofundar. Esse você só precisa ter no PC guardado também. OBS: não tem livros muito bons para te embasar em assuntos como eletromagnetismo, interferências, etc... Recomendo que estude esses assuntos pelos sites que eu falei.

- Fundamentos de Mecânica Para Vestibulandos IME ITA - vol 1 - Renato Brito - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- Fundamentos de Mecânica Para Vestibulandos IME ITA - vol 2 - Renato Brito - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- Saraeva - Problemas Selecionados de Física Elementar - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- Coleção Tópicos de Física (3 volumes) - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

QUÍMICA: Não deixe química de lado! Não cometa o mesmo erro que eu! Minha média caiu bastaaaante por causa de Química no IME. Eu fiz 8 em física, 7 em Mat e 5,7 em quim! Os livros que eu usei foram os 2 volumes do Brady, para química geral, o Usberco e Salvador e a apostila do cursinho para química orgânica. Tem alguns livros que o pessoal de ime/ita gosta de usar como o Nelson Santos ou o Feltre. Mas como eu nunca usei, não tenho como dar minha opinião sobre eles.

- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (somente o volume 3)



LucasIME
LucasIME
Fera
Fera

Mensagens : 262
Data de inscrição : 22/03/2011
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA O IME  Empty Re: AJUDA PARA O IME

Mensagem por dlemos Ter 16 Out 2012, 21:48

muito obrigado lucas IME, me ajudou demais!e a partir de dezembro ja começo os meus estudos pro IME 2014, tendo em vista suas dicas...so me tira mais uma duvida, antes da prova do IME eu estava assistindo algumas aulas de calculo I da unicamp e eu achei que me ajudaram bastante a ter um dominio maior das funçoes e até de transformações algebricas...vc acha que e recomendavel eu continuar assistindo essas aulas ou isso e alopração minha?

dlemos
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 18/07/2012
Idade : 29
Localização : São Gonsalo, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA O IME  Empty Re: AJUDA PARA O IME

Mensagem por LucasIME Ter 16 Out 2012, 21:55

Bem, você pode até continuar assistindo, mas acho que é besteira. Tudo que você precisa saber de cálculo para o IME é derivada de funções mais básicas, como polinômios, funções trigonométricas, etc... e uma noção bem superficial de integral. Acho melhor investir seu tempo estudando outra coisa.

Qualquer dúvida, só chamar.
LucasIME
LucasIME
Fera
Fera

Mensagens : 262
Data de inscrição : 22/03/2011
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA O IME  Empty Re: AJUDA PARA O IME

Mensagem por dlemos Ter 16 Out 2012, 22:00

ok, muito obrigado de novo lucas e em 2014 eu te agradeço pessoalmente no IME! o/ kkk

dlemos
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 18/07/2012
Idade : 29
Localização : São Gonsalo, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA O IME  Empty Re: AJUDA PARA O IME

Mensagem por JOAO [ITA] Qui 25 Out 2012, 18:20

Lucas, você acha que Atkins é bom para estudar Química para o IME?
JOAO [ITA]
JOAO [ITA]
Fera
Fera

Mensagens : 866
Data de inscrição : 25/02/2012
Idade : 26
Localização : São José dos Campos,SP,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA O IME  Empty Re: AJUDA PARA O IME

Mensagem por LucasIME Qui 25 Out 2012, 18:55

Olha, como nunca cheguei a usar o livro para estudo, não posso falar com muita propriedade, mas tenho vários amigos que utilizaram e que passaram no IME. Então ruim o livro não deve ser. Mas daí a ele ser excepcional, eu já não sei.
LucasIME
LucasIME
Fera
Fera

Mensagens : 262
Data de inscrição : 22/03/2011
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA O IME  Empty Re: AJUDA PARA O IME

Mensagem por georgito Qui 25 Out 2012, 20:39

Olá, eu gostaria de saber quanto a português. Já vi que na primeira fase do IME não cai. Mas ainda gostaria de saber o quanto me preparar para essa matéria.
Valeu pessoal

georgito
Jedi
Jedi

Mensagens : 207
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 27
Localização : Palmas - TO

Ir para o topo Ir para baixo

AJUDA PARA O IME  Empty Re: AJUDA PARA O IME

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos