PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Opinião sobre dissertação

2 participantes

Ir para baixo

Opinião sobre dissertação Empty Opinião sobre dissertação

Mensagem por Giiovanna Dom 14 Out 2012, 11:31

Oi pessoal Smile
Estou sempre treinandp escrever dissertações em geral. Porém, essa semana peguei um tema bastante subjetivo e que me deixou confusa sobre o que eu poderia ou não escrever. O tema é o seguinte:

"E cada instante é diferente, e cada homem é diferente, e somos todos iguais"
(Carlos Drummond de Andrade, Poesia até agora)
Elabore um texto dissertativo a partir da leitura do trecho de Drummond.
(FGV-SP)

Pensei que poderia escrever sobre o direito de igualdade das pessoas, falando sobre racismo e tal. Mas não me pareceu adequando com o restante do trecho. Então resolvi escrever sobre padrões de consumos e "conflito de gerações". Não as diferenças de como cada um se porta em uma época, mas sim igualdades e como, por exemplo, a moda é recuperada, o que nos torna todos "iguais". Essa é a minha redação:

Sociedade de espelhos

        É engraçado ver como as pessoas se vestiam e agiam em outras épocas. Costuma-se pensar que a atualidade é sempre mais normal que o "estranho" passado em que as pessoas eram totalmente diferentes. Mas o que não se vê é que os modelos de comportamento atuais são apenas uma remodelagem dos anteriores. Além disso, vive-se a época dos padrões: há padrões de consumo, comportamento, beleza. Parece que foi-se a época da originalidade.
        Para o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o homem é o que ele consome. E não qualquer tipo de consumo, mas sim o padronizado, guiado pelas pressões exercidas pela sociedade. Quem não tem os "produtos da moda" não tem status na sociedade. Isso criou uma despersonalização em massa: todos querem, de uma maneira ou de outra, as mesmas coisas. Vive-se um "neofordismo", com a produção em massa para o consumo em massa, sempre mais do mesmo.
          A perda da originalidade pode ser observada também em outros aspectos, como na constante renovação do obsoleto. Por exemplo, celulares grandes eram ridicularizados pelas novas gerações. Porém, atualmente vê-se que os mesmos são almejados pelas mesmas pessoas que ja o criticaram. Seria então uma mudança subita de opinião ou apenas uma opinião meramente padronizada exigida daqueles que não querem estar à margem da sociedade. De fato, cada momento apresenta suas inovações e características, mas também carrega um pouco de outras épocas.
          Logo, a sociedade dos iguais é uma tendência que está bastante presente. É exigido que as pessoas percam um pouco de suas personalidades pessoais e passem a consumir como a massa. Nada e ninguém é totalmente novo e diferente. As pessoas vão se tornando reflexos daquilo que a sociedade exige, e assim tornam-se reflexos umas das outras. Parafraseando Millôr Fernandes, "todo homem nasce original e morre plágio".

Pode parecer curta, mas tem 28 linhas no papel. Geralmente não tenho dificuldades para escrever, mas essa foi especialmente difícil por não haver um tema explicitamente traçado. É bastante subjetivo.

Vocês acha que eu viajei demais no tema ou está bom? O que posso fazer para melhorar? Se houver erros de português, por favor apontem, escrevi sem corretor justamente para isso.

Agradeço a paciência e a ajuda Very Happy
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre dissertação Empty Re: Opinião sobre dissertação

Mensagem por waypoint Seg 15 Out 2012, 12:36

´´Parece que foi-se a época da originalidade.´´Nesse caso o correto é o uso da próclise ficando:Parece que SE foi a época da originalidade.

´´que ja o criticaram´´=(JÁ)Monossílabo tônico é acentuado(falta de atenção!)

´´atualmente vê-se que os mesmos´´=Atualmente se vê os mesmos...(Você não gosta de usar próclise rsrs)

´´ e assim tornam-se reflexos umas das outras.´´=E assim se tornam reflexos umas das outras.(Usa-se próclise )

Amiga,achei ´´ESPETACULAR´´ sua redação e dê uma olhada só nessas próclises rsrsr.Abraço
waypoint
waypoint
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 624
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 36
Localização : João Pessoa-Pb Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre dissertação Empty Re: Opinião sobre dissertação

Mensagem por Giiovanna Seg 15 Out 2012, 12:43

O primeiro eu tinha notado que o uso da próclise estava errado e o já foi erro de digitação mesmo. Mas eu agradeço ter corrigido os outros Very Happy

Obrigada pela opinião, quanto ao conteúdo está tudp certo mesmo?
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre dissertação Empty Re: Opinião sobre dissertação

Mensagem por waypoint Seg 15 Out 2012, 12:55

Falta só uma coisa...

Imprimir e colocar em uma moldura na sala heheh.Você não fugiu do tema e montou perfeitamente os parágrafos.E o mais interessante que eu achei é que você conseguiu passar objetividade de algo subjetivo.Menina,é meu humilde ponto de vista.Bons Estudos!
waypoint
waypoint
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 624
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 36
Localização : João Pessoa-Pb Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre dissertação Empty Re: Opinião sobre dissertação

Mensagem por Giiovanna Seg 15 Out 2012, 19:38

Muito obrigada! Sou meio insegura com redaçõese agradeço a opinião e as sinceras correções Very Happy

Bons estudos pra você também!
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Opinião sobre dissertação Empty Re: Opinião sobre dissertação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos