PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida com dissertação sobre 2xtensão

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida com dissertação sobre 2xtensão Empty Dúvida com dissertação sobre 2xtensão

Mensagem por lucasribeiro Seg 26 Out 2015, 18:02

Olá, prezados...

Mais uma vez, no site dobradores de tensão de outro post, eu havia concluído algo e, procurando um dimensionamento permitido para os componentes, achei melhor pedir ajuda aos universitários... Pois gostaria muito de construir o circuito, para ver acontecendo pessoalmente (sou dilentante).

Quanto ao dobrador de meia onda, ele exibe a imagem:

Dúvida com dissertação sobre 2xtensão Alm0308_01

Dizendo então:

"Nos semiciclos em que o diodo é polarizado no sentido direto, quando sua resistência é muito menor do que a carga, ocorre a circulação de uma corrente intensa que leva o capacitor a carregar-se praticamente com o valor de pico da tensão alternante de alimentação."

Eis as questões:

0. Se eu estiver sendo chato, vocês vão me avisar??

1. Com a disposição deste circuito, a nova tensão seria aplicada também à fonte da corrente elétrica, pela via do diodo, e acelerariam a corrente neste sentido? É uma abordagem correta?

2. Como assim: "leva o capacitor a carregar-se praticamente com o valor de pico da tensão"?
Horas! O carregamento de um capacitor envolve carga elétrica (em coulombs) e não um valor de tensão elétrica (em volts)... Qual a relação aritmética entre coulomb e volts?

3. Como eu poderia dimensionar os componentes do circuito, para dobrar a tensão de uma fonte de 12 V e 0,9 A? É um daqueles carregadores de bateria automotiva....

Grato
Lucas Ribeiro


Última edição por lucasribeiro em Seg 26 Out 2015, 18:06, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ajustes no texto...)

lucasribeiro
Padawan
Padawan

Mensagens : 65
Data de inscrição : 24/01/2013
Idade : 43
Localização : Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com dissertação sobre 2xtensão Empty Re: Dúvida com dissertação sobre 2xtensão

Mensagem por Elcioschin Seg 26 Out 2015, 18:24

1) Não: a tensão somente dobra na carga (nada acontece com a tensão de alimentação)

2) Q = C.U ---> Quanto maior Q maior U (C é constante)

3) Ouça os universitários (eu não sou projetista de circuitos eletrônicos dobradores de tensão)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71804
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com dissertação sobre 2xtensão Empty Re: Dúvida com dissertação sobre 2xtensão

Mensagem por lucasribeiro Seg 26 Out 2015, 19:09

Grato, Elcioschin! Vou pesquisar...

lucasribeiro
Padawan
Padawan

Mensagens : 65
Data de inscrição : 24/01/2013
Idade : 43
Localização : Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com dissertação sobre 2xtensão Empty Re: Dúvida com dissertação sobre 2xtensão

Mensagem por lucasribeiro Seg 26 Out 2015, 19:12

* Acabei de ouvir um professor universitário também! rsrs

lucasribeiro
Padawan
Padawan

Mensagens : 65
Data de inscrição : 24/01/2013
Idade : 43
Localização : Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida com dissertação sobre 2xtensão Empty Re: Dúvida com dissertação sobre 2xtensão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos