Dúvida sobre força eletromotriz induzida a um condutor
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Dúvida sobre força eletromotriz induzida a um condutor
Olá, estou com dúvida sobre essa força de fórmula & = - Df/DT Df = Variação do fluxo magnético.
e também & = B*L*V
O que é essa força?
e também & = B*L*V
O que é essa força?
williamrota- Recebeu o sabre de luz
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Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 31
Localização : Campinas
Re: Dúvida sobre força eletromotriz induzida a um condutor
Buscarei deduzir as fórmulas citadas e, paralelamente, explicar o conceito de FEM induzida.
Na figura, uma barra de material condutor qualquer move-se com velocidade constante imersa num campo magnético de módulo invariável e dirigido para dentro da tela. Os elétrons de condução (ponto vermelho), igualmente em movimento retilíneo uniforme, ficam submetidos a uma força magnética dirigida para baixo.
A saída de elétrons da parte superior da barra cria nessa região uma carência de cargas negativas, ou um potencial positivo; analogamente, a chegada de elétrons na parte inferior da barra cria lá um excesso de cargas negativas, ou potencial negativo. A diferença de potencial entre os extremos da barra, decorrente do fluxo de elétrons induzido pelo campo magnético, é exatamente o que se denota por força eletromotriz induzida.
À medida que aumenta a diferença de potencial, cresce no interior da barra um campo elétrico que passa a contrariar o movimento dos elétrons. Eventualmente, a força elétrica iguala-se à força magnética, cessando o fluxo de cargas e estabelencendo-se uma FEM induzida constante.
A força eletromotriz na figura, é claro, está em módulo.
Um modo alternativo de expressar a lei deduzida é justamente pela variação de fluxo magnético por unidade de tempo, conhecida como Lei de Faraday-Neumann. Para entendê-la, seja uma figura análoga a primeira, apenas com uma barra de largura não exagerada.
Suponha que a barra tenha andado uma distância "d", varrendo uma área ∆S. Abrindo a primeira fórmula:
Novamente, a força eletromotriz está representada em módulo.
A Lei de Faraday pode ser escrita, é claro, na forma diferencial. O sinal de menos por você citado, William, é apenas um recurso para embutir, na fórmula, a Lei de Lenz. Julgo ser algo absolutamente dispensável, já que a aplicação mental da Lei de Lenz permite prever o sentido da corrente induzida, e consequentemente a polaridade da FEM.
Adendo: O raciocínio aqui foi desenvolvido a partir do sentido real do fluxo de cargas. Convenciona-se tratar a corrente elétrica como movimento de cargas positivas em sentido contrário ao real, e é exatamente isso que será encontrado em livros de ensino médio e até superior. Tanto a Lei de Lenz como os problemas de vestibulares pressupõem a convenção de corrente, mas isso em nada afeta meu post. Em verdade, se supuséssemos cargas positivas sendo levadas para o topo da barra chegaríamos a um resultato análogo.
Ficou claro?
Na figura, uma barra de material condutor qualquer move-se com velocidade constante imersa num campo magnético de módulo invariável e dirigido para dentro da tela. Os elétrons de condução (ponto vermelho), igualmente em movimento retilíneo uniforme, ficam submetidos a uma força magnética dirigida para baixo.
A saída de elétrons da parte superior da barra cria nessa região uma carência de cargas negativas, ou um potencial positivo; analogamente, a chegada de elétrons na parte inferior da barra cria lá um excesso de cargas negativas, ou potencial negativo. A diferença de potencial entre os extremos da barra, decorrente do fluxo de elétrons induzido pelo campo magnético, é exatamente o que se denota por força eletromotriz induzida.
À medida que aumenta a diferença de potencial, cresce no interior da barra um campo elétrico que passa a contrariar o movimento dos elétrons. Eventualmente, a força elétrica iguala-se à força magnética, cessando o fluxo de cargas e estabelencendo-se uma FEM induzida constante.
A força eletromotriz na figura, é claro, está em módulo.
Um modo alternativo de expressar a lei deduzida é justamente pela variação de fluxo magnético por unidade de tempo, conhecida como Lei de Faraday-Neumann. Para entendê-la, seja uma figura análoga a primeira, apenas com uma barra de largura não exagerada.
Suponha que a barra tenha andado uma distância "d", varrendo uma área ∆S. Abrindo a primeira fórmula:
Novamente, a força eletromotriz está representada em módulo.
A Lei de Faraday pode ser escrita, é claro, na forma diferencial. O sinal de menos por você citado, William, é apenas um recurso para embutir, na fórmula, a Lei de Lenz. Julgo ser algo absolutamente dispensável, já que a aplicação mental da Lei de Lenz permite prever o sentido da corrente induzida, e consequentemente a polaridade da FEM.
Adendo: O raciocínio aqui foi desenvolvido a partir do sentido real do fluxo de cargas. Convenciona-se tratar a corrente elétrica como movimento de cargas positivas em sentido contrário ao real, e é exatamente isso que será encontrado em livros de ensino médio e até superior. Tanto a Lei de Lenz como os problemas de vestibulares pressupõem a convenção de corrente, mas isso em nada afeta meu post. Em verdade, se supuséssemos cargas positivas sendo levadas para o topo da barra chegaríamos a um resultato análogo.
Ficou claro?
Robson Jr.- Fera
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Data de inscrição : 24/06/2012
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Re: Dúvida sobre força eletromotriz induzida a um condutor
Muito obrigado, realmente me esclareceu
williamrota- Recebeu o sabre de luz
- Mensagens : 172
Data de inscrição : 30/06/2012
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