PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Help!! ~ Determinante de matriz de ordem n

3 participantes

Ir para baixo

Help!! ~ Determinante de matriz de ordem n Empty Help!! ~ Determinante de matriz de ordem n

Mensagem por Nat' Seg 20 Ago 2012, 11:06

Olá pessoal!

Eu não sei achar determinante de matriz de ordem n... Alguém pode me ajudar com a matriz abaixo?

Se for possível, por favor me deem dicas sobre como resolver as matrizes de ordem n.

Dada a matriz A nXn,

A =Help!! ~ Determinante de matriz de ordem n Gif.latex?\begin{bmatrix} 1-n & 1&1 & 1&.. & 1 \\ 1& 1-n& 1 & 1 & ..& 1\\ 1& 1& 1-n &1 & ..& 1\\ :& : & :& : & & :\\ 1&1 & 1&1 & . calcule detA.

Resp. 0

Muito Obrigada!Very Happy
Nat'
Nat'
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 795
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 29
Localização : São José dos Campos - SP , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! ~ Determinante de matriz de ordem n Empty Re: Help!! ~ Determinante de matriz de ordem n

Mensagem por Robson Jr. Seg 20 Ago 2012, 12:41

Se você reparar bem, a soma dos elementos de uma mesma linha é zero.
Pegue, por exemplo, a linha 1:



Somando as colunas, faço aparecer a soma das linhas (que já vimos ser maneira). Por isso usarei o Teorema de Jacobi e escreverei uma nova Coluna 1:



Como uma coluna do determinante é composta de zeros, o determinante é nulo.

Nat, na minha opinião dar "dicas" para fazer matrizes infinitas é tão perigoso quanto dar sugestões para aqueles problemas sinistros de fatoração: algumas questões de fato usam uma mesma ideia, mas você pode se deparar com 20 questões sem absolutamente nada em comum.

Tentando ser o mais geral possível, você usará três teoremas: Jacobi, Chió e Laplace. Neste tópico, por exemplo, foi necessário apenas usar Jacobi, mas fiz vários problemas em que bastou aplicar um Jacobi esperto e finalizar com Chió ou um Laplace conveniente. Já em outros eu precisei fazer, digamos, Chió "n" vezes, o que sinceramente foi muito tenso.

Uma garota do meu curso fez uma questão usando o "Método da Variação de Parâmetros". Não comentarei porque não entendi quase nada daquilo, mas me pareceu uma ferramenta poderosa. Pode pesquisar sobre, se quiser, porque eu irei. Smile

Ultimamente ando sem tempo pra quebrar a cabeça nas suas questões, mas tentarei fazer um esforço.

Abraço!
Robson Jr.
Robson Jr.
Fera
Fera

Mensagens : 1263
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! ~ Determinante de matriz de ordem n Empty Re: Help!! ~ Determinante de matriz de ordem n

Mensagem por Huan_ Seg 20 Ago 2012, 13:15

Robson Jr.

Eu pesquisei aqui, e vi que é um método que exige conhecimento de EDO (Equações Diferenciais Ordinárias). Deve ser por isso que vc não deva ter entendido. Smile

Huan_
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 159
Data de inscrição : 13/05/2011
Idade : 32
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! ~ Determinante de matriz de ordem n Empty Re: Help!! ~ Determinante de matriz de ordem n

Mensagem por Nat' Qua 22 Ago 2012, 01:23

Robson,

Muuuuuito obrigada pela ajuda!! Smile Smile Smile Very Happy
Nat'
Nat'
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 795
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 29
Localização : São José dos Campos - SP , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! ~ Determinante de matriz de ordem n Empty Re: Help!! ~ Determinante de matriz de ordem n

Mensagem por Robson Jr. Qui 23 Ago 2012, 18:28

Huan_ escreveu:Robson Jr.

Eu pesquisei aqui, e vi que é um método que exige conhecimento de EDO (Equações Diferenciais Ordinárias). Deve ser por isso que vc não deva ter entendido. Smile

Huan, de fato há uma técnica com nome idêntico relacionada à solução de equações diferenciais.

Fiz referência a um método que trata exclusivamente de matrizes. Farei um post sobre ele aqui no forum, em breve. Smile
Robson Jr.
Robson Jr.
Fera
Fera

Mensagens : 1263
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Help!! ~ Determinante de matriz de ordem n Empty Re: Help!! ~ Determinante de matriz de ordem n

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos