PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Organização coletiva de biblioteca

4 participantes

Ir para baixo

Organização coletiva de biblioteca Empty Organização coletiva de biblioteca

Mensagem por Euclides Dom 13 maio 2012, 21:57

Prezados colegas do fórum,

ocorreu-me a ideia de organizarmos uma biblioteca online para os usuários do fórum. O conceito seria utilizar uma conta no Scridb para abrigar livros em pdf que podem ser lidos online ou baixados e que ficariam à disposição de todos.

Devem ser apenas livros completos.

Eu possuo alguns poucos livros em pdf e para a ideia funcionar teríamos de contar com a colaboração de todos que possuem esse material.

Em princípio, eu imagino criar no Scribd uma conta em nome do PiR2 e todos os que desejassem postar um livro receberiam a senha para isso.

Gostaria de ver comentários e sugestões para melhorar a ideia. É um projeto que deve ser maturado com planejamento e cuidado. É necessariamente coletivo.

Vamos pensar juntos? Eu acho que isso ainda não existe.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Organização coletiva de biblioteca Empty Re: Organização coletiva de biblioteca

Mensagem por Agente Esteves Dom 13 maio 2012, 22:01

Eu gosto bastante da ideia. Apesar de não achar o Scribd um bom site (sempre me perco lá) não tenho outra ideia melhor. Tenho uns livros aqui comigo que podem ser bastante úteis e a sessão de livros didáticos daqui é muito boa, mas acho que ficaria sim mais organizado caso tivesse uma biblioteca com todo o acervo de lá.

Apoio a ideia e vou ajudar o quanto posso. =]
Agente Esteves
Agente Esteves
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1267
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Organização coletiva de biblioteca Empty Re: Organização coletiva de biblioteca

Mensagem por Matheus Bertolino Seg 14 maio 2012, 00:47

Putz, tinha digitado um post "completão", a pagina atualizou com erro e eu perdi tudo, mas vamos lá...
_

Ótima ideia, Grão-Mestre Euclides!
Hoje mesmo eu estava procurando por alguns livros na internet, e como de costume, boa parte deles (os bons e caros, mais especificamente) ou não está disponível na internet, ou é bem raro de se encontrar pra download.

Como a Raquel disse (posso te chamar pelo nome? Vou te chamar pelo nome Smile), o Scribd não é um site muito "cômodo", a interface dele é meio confusa, tem várias propagandas pra te atrapalhar e o pdf não fica num tamanho confortável para se ler sem dar zoom, sem falar que se você quiser baixar o pdf você precisa ou pagar ou disponibilizar um pdf de sua autoria (ou não xD). Por causa disso, ciente de que vários livros não podem ser simplesmente publicados e amplamente divulgados na internet, por questão de direitos autorais, eu gostaria de sugerir o Google Docs para disponibilização dos arquivos, ele é muito mais prático, transparente, e conta com mais recursos, sendo que a "BibLioTecA dO PiR2" poderia funcionar ser da seguinte maneira:

1º: Nós criamos 8 contas (talvez só 5 funcione, mas é menos recomendado) no Google, e disponibilizamos 3 delas, junto de suas senhas, aqui no fórum, para que todos possam acessá-los.

2º: As outras 5 contas possuem senhas que apenas são conhecidas pelos Mestes (ou algum cargo a definir), e serão usadas para upload. Quem quiser fazer o upload de um livro, deve pedir um desses emails e a senha para um dos Mestres, que levará em conta a reputação dessa pessoa para passar os dados para o upload. Após o upload ser feito pela pessoa, ela deve restringir a visualização do livro para apenas as contas 3 contas Google que foram criadas e disponibilizadas aqui no fórum, e então pode publicar o link do livro aqui para todos poderem acessar.

3º: Quando alguém tentar acessar o link, o Google vai pedir um email e uma senha. Basta informar o email e a senha que foram disponibilizados aqui no fórum que a pessoa terá acesso ao livro.

Vantagens de fazer isso:

- Se alguma conta for hackeada (o que aconteceria rotineiramente caso publicássemos todos os livros em uma só conta, que teria a senha disponibilizada aqui), ou excluída por causa dos direitos autorais, apenas os livros dessa conta serão perdidos;

- Todos que conseguirem acesso ao livro terão conhecimento da existência do fórum, mesmo se os emails e senhas e links forem copiados para algum outro fórum invejoso xD. Como? Basta criarmos emails "marketeiros", ex: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ou [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], assim, quem conseguir acessar o livro, vai saber o email, e com um pouco de curiosidade virá parar aqui. Mesmo que mudem as senhas, basta criarmos emails de segurança;

- Não existirá a chance de duas pessoas quererem fazer o upload de um arquivo ao mesmo tempo e uma delas ficar impossibilitada, já que cada um fará o upload em uma conta separada;

- Como os livros ficarão disponíveis apenas aos que possuem a senha dos emails divulgados, será mais difícil (ainda existe a possibilidade) de acontecer de as contas serem perdidas por direitos autorais, já que será um conteúdo restrito;

- Todas as vantagens do Google Docs.

Ps: As senhas das 5 contas que os Mestres possuem, devem ser trocadas regularmente (depende da frequência de uploads). E seria recomendado que alguém (ou mais de um) ficasse encarregado de ter todo conteúdo disponibilizado na biblioteca salvo em seu computador.


O que acham da ideia?
_

Provavelmente esqueci de colocar algo que estava no post que eu perdi, mas parece estar tudo aí.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Organização coletiva de biblioteca Empty Re: Organização coletiva de biblioteca

Mensagem por Agente Esteves Seg 14 maio 2012, 14:08

Matheus, que engenhosidade, hein? XD
(Sim, pode me chamar pelo nome sim. =3)

Gostei muito da ideia, o Google Docs me parece realmente ser um ótimo site (já vi uns livros por lá) e qualquer coisa que tem a marca Google me parece ser mais confiável. O esquema de e-mails e senhas é legal e parece trabalhoso na prática, mas deve ser bem mais rápido e seguro a longo prazo. ;]
Agente Esteves
Agente Esteves
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 1267
Data de inscrição : 09/11/2010
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Organização coletiva de biblioteca Empty Re: Organização coletiva de biblioteca

Mensagem por Euclides Seg 14 maio 2012, 14:48

A intervenção do Matheus foi mesmo muito boa. Mostra claramente as dificuldades envolvidas.

Por outro lado o fórum deve respeitar rigorosamente os direitos autorais e não pode envolver-se com pirataria. Só poderíamos trabalhar com material de domínio público. Não sei se há muita coisa.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Organização coletiva de biblioteca Empty Re: Organização coletiva de biblioteca

Mensagem por Bruna Barreto Seg 14 maio 2012, 15:15

Pior que se fomos buscar coisas de domínio público como já disse o Euclides não acharemos muitas coisas...o Scribd então é um site totalmente errado..se fomos olhar pelo lado dos direitos autorais,eu acho todas as coleções do Ricardo Feltre , Fundamentos de Matemática elementar, Fundamentos de física, livros de IngLês da Oxford, não só no scribd como no slide share, o ebah também tem esses arquivos e que podem ser baixados,
Bom isso é um caso que precisa ser bastante analisado.. na minha opinião

Bruna Barreto
Fera
Fera

Mensagens : 1621
Data de inscrição : 30/03/2011
Idade : 29
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Organização coletiva de biblioteca Empty Re: Organização coletiva de biblioteca

Mensagem por Matheus Bertolino Seg 14 maio 2012, 15:41

Euclides, no portal do domínio público mesmo, existem pouquíssimos livros na área de Física e Matemática em português (somados não dão 30 livros), sendo que quase nenhum desses é voltado para o ensino médio. E na internet existem poucos pdfs realmente úteis que foram criados por pessoas que permitiram sua divulgação, e nada próximo a um livro didático.
Não existe uma parcela de livros com direito autoral que poderíamos usar (autores antigos, livros indisponíveis no mercado, livros estrangeiros, etc) ? Como funciona a pequena seção de e-books aqui do fórum, com os livros publicados no Issuu?
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Organização coletiva de biblioteca Empty Re: Organização coletiva de biblioteca

Mensagem por Euclides Seg 14 maio 2012, 15:58

Olá Matheus,

1- realmente deve haver pouca coisa em domínio público.

2- os e-books que coloquei ali foram encontrados na internet em sites de e-livros. Imaginei que se o site os expõe livremente, sem ser questionado, não haveria problemas.

acho que a ideia já começa a refluir... talvez não seja muito viável.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Organização coletiva de biblioteca Empty Re: Organização coletiva de biblioteca

Mensagem por Matheus Bertolino Seg 14 maio 2012, 18:14

Que isso, caro Euclides, não desista assim tão fácil.
Como a Bruna falou, alguns sites não possuem uma fiscalização em cima de direitos autorais, afinal, é muito conteúdo sendo publicado. Então, eles deixam essa responsabilidade para os usuários o site (menos pessoas acessam o pdf, menos chance dele ser "pego no flagra") e para o autor da obra, que deve descobrir e denunciar quem está distribuindo cópias. Por isso em alguns livros, inclusive nos do Renato Brito, existe uma página sobre direitos autorais que informa um e-mail para leitores denunciarem distribuição de cópias ilegais, como a que está aqui na página de e-books do fórum Razz (quem dera Renato Brito fosse domínio público). Essas publicações só continuam a rolar na internet porque quem tem o livro, muitas vezes não se importa e nem pesquisa para ver se encontra algo "pirata", e quem não tem, acaba usufruindo da cópia ilegal.
Realmente existe pouca coisa no domínio público, mas alguns (raros) autores acabam publicando suas obras na internet permitindo sua cópia e reprodução. Muitos estudantes também produzem conteúdo em pdf e disponibilizam na rede.
Dei uma pesquisada hoje de tarde e achei bastante conteúdo, nenhum deles com menção a direitos autorais, então decidi "upar" no Dropbox, só pra vocês darem uma olhada:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ps: Ah, e se alguém estiver pensando em comprar livros, especialmente na Siciliano (lá tem livros do Nelson Santos), eu possuo um cupom válido até 21 desse mês que dá um desconto de 30 reais em compras de livros acima de 99 reais. Provavelmente eu não vou comprar nenhum livro lá, então quem quiser, só pedir.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Organização coletiva de biblioteca Empty Re: Organização coletiva de biblioteca

Mensagem por Euclides Seg 14 maio 2012, 18:37

Matheus,

Como a Bruna falou, alguns sites não possuem uma fiscalização em cima de direitos autorais, afinal, é muito conteúdo sendo publicado. Então, eles deixam essa responsabilidade para os usuários o site (menos pessoas acessam o pdf, menos chance dele ser "pego no flagra") e para o autor da obra, que deve descobrir e denunciar quem está distribuindo cópias
a conduta do fórum deve ser absolutamente reta. Não podemos participar de qualquer divulgação de pirataria. Não é uma questão de "ser pego, ou não".
Realmente existe pouca coisa no domínio público, mas alguns (raros) autores acabam publicando suas obras na internet permitindo sua cópia e reprodução.
este é o único tipo legítimo de fontes que podemos usar.

Ps: Ah, e se alguém estiver pensando em comprar livros, especialmente na Siciliano (lá tem livros do Nelson Santos), eu possuo um cupom válido até 21 desse mês que dá um desconto de 30 reais em compras de livros acima de 99 reais. Provavelmente eu não vou comprar nenhum livro lá, então quem quiser, só pedir.
grande gesto de cavalheirismo e fraternidade: parabéns!

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Organização coletiva de biblioteca Empty Re: Organização coletiva de biblioteca

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos