PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema 20- Quantidade de Divisores by Portal da OBMEP

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Problema 20- Quantidade de Divisores by Portal da OBMEP

Mensagem por Rubbensz Ter 30 Jan 2024, 21:00

30.01.2024
20:49:23
Pergunta: Sobre uma mesa existem 3 pilhas de moedas: a primeira pilha possui 5 moedas amarelas com o numero 2 em suas faces; a segunda possui 3 moedas verdes com o numero 3; e a ultima pilha possui 2 moedas azuis com o numero 7. Uma pessoa deve escolher qualquer quantidade de moedas da mesa e multiplicar os numeros de suas faces.
Quantos numeros diferentes podem ser formados?

Gabarito: Como são 5 com o número 2, 3 com o número 3 e 2 com o número 7, basta calcularmos a quantidade de divisores do número 25 · 33 · 72, excluindo o 1, ou seja, são
(5 + 1) · (3 + 1) · (2 + 1) − 1 = 71 divisores. 

Essa pergunta eu realmente não sei como resolver e também não entendi a resolução. Agradeço a todos que puderem me explicar ^^


Última edição por Rubbensz em Qua 31 Jan 2024, 19:31, editado 1 vez(es)

Rubbensz
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/01/2024
Idade : 21

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Problema 20- Quantidade de Divisores by Portal da OBMEP

Mensagem por Vitor Ahcor Ter 30 Jan 2024, 22:03

O raciocínio é o mesmo da outra questão. Veja, seja qual for o número obtido depois de realizarmos as multiplicações, ele será da forma K=2x3y7z com x≤5 , y≤ 3 e z≤2 . Agora, note que K é divisor do número N=253372, logo, basta calcularmos quantos divisores diferentes tem N, com exceção do 1, e isso garante todas as configurações possíveis.

____________________________________________
 Cha-la head-cha-la
Vitor Ahcor
Vitor Ahcor
Monitor
Monitor

Mensagens : 750
Data de inscrição : 21/12/2018
Idade : 23
Localização : São José dos Campos

Rubbensz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos