PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Energia livre de Gibbs

Ir para baixo

Energia livre de Gibbs Empty Energia livre de Gibbs

Mensagem por MichaelRocha Ter Out 17 2023, 18:28

Em nossa vida diária, estamos em constante contato com gelo e água. O processo de fusão do gelo é: H2O(s) → H2O(l). Por meio da variação da energia livre de Gibbs, a espontaneidade deste processo, determinada nas temperaturas de 0°C e 5°C, são, respectivamente (Dados: Entalpia de fusão = 6,006 kJ.mol–1 e Entropia de fusão = + 22,0 J.K–1 . mol–1)
A) ∆G = 0, fusão espontânea; ∆G = – 110 J.mol–1, fusão espontânea. 
B) ∆G = 0, gelo e água estão em equilíbrio; ∆G = – 110 J.mol–1, fusão espontânea. 
C) ∆G = 0, gelo e água estão em equilíbrio; ∆G = + 110 J.mol–1, fusão não espontâneo. 
D) ∆G = 6,006 kJ.mol–1, fusão espontânea; ∆G = + 5,896 kJ.mol–1, fusão espontânea.


Gabarito: B


Matematicamente, eu entendi a questão. A minha dúvida é na parte conceitual e química. 


A variação da energia livre de Gibbs é um estado? Quero dizer, ocorre em temperatura fixas? 

Eu imaginei que por ser ser uma variação, ocorria em um intervalo de temperatura. Mas a questão pediu a variação de energia livre nas temperaturas de 0ºC e 5ºC.


Última edição por MichaelRocha em Ter Out 17 2023, 18:31, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção no gabarito.)

MichaelRocha
Padawan
Padawan

Mensagens : 67
Data de inscrição : 13/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos