PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relação entre compressões de duas molas

2 participantes

Ir para baixo

Relação entre compressões de duas molas Empty Relação entre compressões de duas molas

Mensagem por anbongo1 Sex 06 Out 2023, 16:48

A figura ilustra uma pista horizontal, retilínea e lisa, por onde deve trafegar um carro de massa m. Duas molas elásticas, de constantes de elasticidade kA e kB, estão presas a paredes nos extremos da pista. A mola de constante kA está comprimida pelo carro parado na posição -A em relação ao seu ponto de equilíbrio Ao (elongação nula); a mola de constante kB está livre de qualquer agente em seu ponto de equilíbrio OB (elongação nula).
Relação entre compressões de duas molas WMMzrmfdCOqkgAAAABJRU5ErkJggg==
Num determinado instante, o carro é liberado para se movimentar, soltando-se da mola kA, dirigindo-se no sentido de comprimir a mola kB até o ponto de compressão máxima -B, onde entra em repouso instantâneo.
A relação entre as compressões máximas A e B das molas é dada por:

Gabarito:
Relação entre compressões de duas molas WNWm6Xo3PY3ngAAAABJRU5ErkJggg==

Fiz essa questão e gostaria de saber se meu raciocínio está correto ou se acertei por alguma coincidência, segue a minha linha de raciocinio abaixo:


Partindo da relação da energia mecânica M=K+U, onde no alongamento máximo K=0, logo
M=Ua = Ub

KaA²/2 = KbB²/2 (onde A=Xa; B=Xb)
logo
A/B = sqrt(Kb/Ka)

anbongo1
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/06/2016
Idade : 27
Localização : Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Relação entre compressões de duas molas Empty Re: Relação entre compressões de duas molas

Mensagem por Giovana Martins Sáb 07 Out 2023, 11:39

A meu ver está correto.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7644
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos