PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Campo elétrico de um terço de anel carregado

3 participantes

Ir para baixo

Campo elétrico de um terço de anel carregado  Empty Campo elétrico de um terço de anel carregado

Mensagem por juliadaher Qua 04 Out 2023, 10:59

Bom dia, tudo bem?

Essa questão me caiu em uma prova e eu resolvi de um jeito diferente do do professor e o resultado está com uma diferença de 0,1 do jeito dele, e ele só vai me dar o ponto se eu conseguir explicar o porquê dessa diferença nos valores.

Peço a ajuda de vocês, por favor.

As duas primeiras fotos têm o problema, as duas seguintes têm a resolução do professor e do livro e a última é a minha.

A diferença é que eu integrei em relação ao comprimento do arco e meu professor em relação aos ângulos.

Obrigada!


Campo elétrico de um terço de anel carregado  Captur10Campo elétrico de um terço de anel carregado  Captur11

Campo elétrico de um terço de anel carregado  110
Campo elétrico de um terço de anel carregado  210
Campo elétrico de um terço de anel carregado  310

juliadaher
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/10/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico de um terço de anel carregado  Empty Re: Campo elétrico de um terço de anel carregado

Mensagem por Ashitaka Qui 05 Out 2023, 20:25

Bom, no meu entendimento, sua solução está errada. A simetria faz cancelar a componente em y do campo elétrico no ponto P, de forma que só existe a componente em x. A resolução do seu professor faz o somatório (integral) das componentes em x produzidas por um elemento infinitesimal da barra. A sua solução não considera isso, pois λds é maior do que só a componente em x, visto que esta estaria multiplicada por um cosθ, resultando em um λcosθds.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico de um terço de anel carregado  Empty Re: Campo elétrico de um terço de anel carregado

Mensagem por juliadaher Qui 05 Out 2023, 21:18

Nossa… faz sentido! Muitíssimo obrigada Smile

juliadaher
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/10/2023

Ashitaka gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico de um terço de anel carregado  Empty Re: Campo elétrico de um terço de anel carregado

Mensagem por juliadaher2 Sáb 07 Out 2023, 11:54

Pera, tem uma coisa que não entendi. 
Mesmo λds sendo maior do que só a componente em x, a resposta final não deveria ser a mesma? Porque que fazendo o campo total, sem dividir em x e y não chega no mesmo resultado? A conta "automaticamente" não cancelaria o y? Por que não?

juliadaher2
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/10/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Campo elétrico de um terço de anel carregado  Empty Re: Campo elétrico de um terço de anel carregado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos