PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pressão osmótica

2 participantes

Ir para baixo

Pressão osmótica Empty Pressão osmótica

Mensagem por siriusbk Ter 20 Jun 2023, 16:50

A osmose é, para os organismos, a mais importante das propriedades coligativas, pois as paredes das células agem como membranas semipermeáveis, permitindo e selecionando a troca de matéria com o meio extracelular, em função da concentração dos meios (conceitos de hipertônico e hipotônico).

Nesse sentido, 500mL de uma solução aquosa de manitol (isômero da glicose – C6H12O6) deve ser administrada por um veterinário em um cão que passará por tratamento neurológico, a fim de tentar diminuir a pressão intracraniana, devido à sua ação diurética por osmose. Sabendo que o sangue tem pressão osmótica de 7,6atm, a 38ºC (temperatura corporal do cão), e que a solução injetada deve ser isotônica ao sangue do animal, a concentração da solução de manitol a ser injetada deve ser, em mol.L-1, aproximadamente igual a:

gb: 0,15 mol/l


Vi que a pressão osmótica é calculada por Π = M.R.T.i. A questão não fornece a constante R (que eu sei que é a 0,082) e nem o i (que é o fator de  fator de Van’t Hoff, específico para cada reação). Como resolver essa questão?
siriusbk
siriusbk
Padawan
Padawan

Mensagens : 97
Data de inscrição : 30/12/2022
Localização : Patos, paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Pressão osmótica Empty Re: Pressão osmótica

Mensagem por Jigsaw Ter 20 Jun 2023, 18:44

Pesquisei essa questão e há a informação de que foi ANULADA, isso geralmente acontece quando não há dados suficientes para a resolução da questão:

Gabarito: ANULADA
(CEDERJ 2021) A osmose é, para os organismos, a mais importante das propriedades coligativas, pois as paredes das células agem como membranas semipermeáveis, permitindo e selecionando a troca de matéria com o meio extracelular, em função da concentração dos meios (conceitos de hipertônico e hipotônico).
Nesse sentido, 500mL de uma solução aquosa de manitol (isômero da glicose – C6 H12O6) deve ser administrada por um veterinário em um cão que passará por tratamento neurológico, a fim de tentar diminuir a pressão intracraniana, devido à sua ação diurética por osmose. Sabendo que o sangue tem pressão osmótica de 7,6atm, a 38ºC (temperatura corporal do cão), e que a solução injetada deve ser isotônica ao sangue do animal, a concentração da solução de manitol a ser injetada deve ser, em mol.L-1, aproximadamente igual a
  1. 0,25.

  2. 0,15.

  3. 1,5.

  4. 2,5.



REFERÊNCIAS:

Questões de Química na CEDERJ 2021-2
Questões de Química na CEDERJ 2021-2
https://www.projetoagathaquestoes.com.br/provas-cederj/quimica-2021-2/40-a-osmose-e-para-os-organismos-a-mais-importante-das-propriedades-coligativas.php


Última edição por Jigsaw em Ter 20 Jun 2023, 18:48, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : readequação do texto da mensagem)
Jigsaw
Jigsaw
Monitor
Monitor

Mensagens : 562
Data de inscrição : 26/12/2020
Localização : São Paulo/SP

siriusbk gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos