PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geometria Molecular

2 participantes

Ir para baixo

Geometria Molecular  Empty Geometria Molecular

Mensagem por Victor Giovanni Sex 24 Fev - 21:39

Por que NO2 é angular  e não linear? Uma explicação que vi disse que era pelo motivo de no N haver um elétron livre, mas no livro do Usberco, ele afirma que só afetaria se fosse um ou mais pares de elétrons livres.
Victor Giovanni
Victor Giovanni
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 106
Data de inscrição : 11/05/2021
Localização : Hell de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Molecular  Empty Re: Geometria Molecular

Mensagem por camillyvidal Sáb 25 Fev - 2:05

Geometria Molecular  Nota_s11
Olá, amigo, não sei se os livros de ensino médio abordam isso que eu escrevi, qualquer dúvida me escreva!

Mas uma justificativa rápida do porquê é interessante que isso aconteça é para que a molécula seja mais estável ao evitar as repulsões, esse elétron livre ocupa uma região no espaço, então se a molécula tivesse uma geometria linear, a distância entre minha ligação O-N e essa nuvem eletronica seria no máximo de uns 90 graus, agora quando eu faço essa estrutura angular, eu consigo diminuir as repulsões fazendo ângulos de 120 graus entre a ligação O-N e esse elétron não ligante!

camillyvidal
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/09/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Molecular  Empty Re: Geometria Molecular

Mensagem por Victor Giovanni Sáb 25 Fev - 10:23

camillyvidal escreveu:Geometria Molecular  Nota_s11
Olá, amigo, não sei se os livros de ensino médio abordam isso que eu escrevi, qualquer dúvida me escreva!

Mas uma justificativa rápida do porquê é interessante que isso aconteça é para que a molécula seja mais estável ao evitar as repulsões, esse elétron livre ocupa uma região no espaço, então se a molécula tivesse uma geometria linear, a distância entre minha ligação O-N e essa nuvem eletronica seria no máximo de uns 90 graus, agora quando eu faço essa estrutura angular, eu consigo diminuir as repulsões fazendo ângulos de 120 graus entre a ligação O-N e esse elétron não ligante!

Mas a nuvem eletrônica só "surge" quando é um par de elétrons (e todos os tipos de ligações covalente)? Igual no SO2 e no NO3
Victor Giovanni
Victor Giovanni
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 106
Data de inscrição : 11/05/2021
Localização : Hell de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Molecular  Empty Re: Geometria Molecular

Mensagem por camillyvidal Sáb 25 Fev - 11:10

Não, olha esse caso aí, o elétron livre sozinho é capaz de alterar a geometria da molécula! já que ele não é ligante ele tá mais disperso na molécula, ele vai exercer uma repulsão entre ele e os átomos de oxigênio buscando afastar-se ao máximo deles, e a geometria angular é a que melhor satisfaz isso.

[vc pode ignorar o que vou escrever a seguir]
Só uma correção pro diagrama de quadrículas que eu fiz: 
o p puro é não vazio. Geometria Molecular  Nota_s12

camillyvidal
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 08/09/2021

Victor Giovanni gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Molecular  Empty Re: Geometria Molecular

Mensagem por Victor Giovanni Sáb 25 Fev - 11:50

camillyvidal escreveu:Não, olha esse caso aí, o elétron livre sozinho é capaz de alterar a geometria da molécula! já que ele não é ligante ele tá mais disperso na molécula, ele vai exercer uma repulsão entre ele e os átomos de oxigênio buscando afastar-se ao máximo deles, e a geometria angular é a que melhor satisfaz isso.

[vc pode ignorar o que vou escrever a seguir]
Só uma correção pro diagrama de quadrículas que eu fiz: 
o p puro é não vazio. Geometria Molecular  Nota_s12
Ah ok, agora entendi, obrigado!
Victor Giovanni
Victor Giovanni
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 106
Data de inscrição : 11/05/2021
Localização : Hell de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Molecular  Empty Re: Geometria Molecular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos