PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colocação Pronominal

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Colocação Pronominal

Mensagem por negoneyconcurseiro Sex 16 Dez 2022, 14:45

Assinale a alternativa em que a próclise não é obrigatória conforme estabelece a gramática.

A) Pedi-lhe efusivamente que me escrevesse.
B) Desviei o olhar para não a importunar com minha tristeza.
C) Quando ouço a melodia e a sinto na alma, penso em paraíso.
D) A alma de Joaquina ainda se embalava naquele pranto que queria tocar o coração de Deus. 

GAB.: B

obs.: alguém pode explicar cada alternativa.


Última edição por negoneyconcurseiro em Ter 27 Dez 2022, 14:08, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : para ficar mais claro e compreensível)

negoneyconcurseiro
Iniciante

Mensagens : 15
Data de inscrição : 28/05/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Colocação Pronominal

Mensagem por dd0123 Dom 25 Dez 2022, 21:40

OLÁ   Very Happy

Essa questão é bastante simples e resume-se às regras básicas de uso de próclise. Vamos lá:

A) Pedi-lhe efusivamente que me escrevesse. - uso obrigatório de próclise, uma vez que antes do verbo há uma oração subordinada ( o "que" está exercendo a função de conjunção subordinativa)

B) Desviei o olhar para não a importunar com minha tristeza. - em verbos reduzidos no infinitivo a próclise não é obrigatória mesmo com palavras negativas (dê uma olhada nesse exercício que também corrigi CLIQUE AQUI )


C) Quando ouço a melodia e a sinto na alma, penso em paraíso. -  "quando" é uma conjunção subordinativa que inicia tanto a oração 'quando ouço a melodia' quanto a oração 'quando a sinto na alma', e portanto atrai o pronome obrigatoriamente. 

D) A alma de Joaquina ainda se embalava naquele pranto que queria tocar o coração de Deus. - "ainda" é um advérbio de tempo e advérbios atraem o pronome

Espero ter ajudado !
Bons estudos
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 19/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos