PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colonização

2 participantes

Ir para baixo

Colonização Empty Colonização

Mensagem por guilhermerod77 Ter 01 Nov 2022, 00:32

O papel desempenhado por Bartolomeu Dias na exploração oceânica e o fato de ter sido assinalada, em diversas ocasiões, a presença da sua caravela em águas equatoriais entre 1497 e 1499 levou alguns autores a efetuar a hipótese de D. Manuel ter incumbido aquele navegador de efetuar missões exploratórias no quadrante sudoeste do Atlântico, no decurso das quais terá arribado à costa brasileira.
No que concerne à memória sobre o descobrimento do Brasil, pode-se inferir que

a) a defesa por historiadores da descoberta ocasional do Brasil é a teoria incontestável e já admitida nos círculos acadêmicos.
b)o fato histórico aludido, o descobrimento, mantém-se ainda no universo da imprecisão e da dúvida, já que este foi uma mera ficção.
c) o descobrimento enquanto fato histórico tem sido objeto de diferentes análises ao longo dos tempos, levando à contestação de teorias tradicionais.
d) o interesse dos historiadores na construção da memória do descobrimento fundamenta-se no registro de fatos conferidos com precisão

Gabarito C.
Alguém saberia explicar o motivo que anula o item d?

guilhermerod77
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/10/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Colonização Empty Re: Colonização

Mensagem por UmNerdPorAí Ter 01 Nov 2022, 10:54

A alternativa D afirma que os historiadores buscam descrever os fatos com precisão, no entanto, a maioria faz uma análise tendenciosa, como é dito na C. Um mesmo fato é analisado de forma diferente a depender do historiador, a fim de defender suas próprias teorias e ideais.

Além disso, há muitos detalhes da história que são desconhecidos o que leva à alteração das teorias que já existiam a medida que novas evidências históricas são descobertas.

UmNerdPorAí
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 01/11/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos