PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colonização

2 participantes

Ir para baixo

Colonização Empty Colonização

Mensagem por guilhermerod77 Ter 01 Nov 2022, 00:03

A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas: capitanias hereditárias e Governo-Geral. Assinale a afirmativa que expressa corretamente uma característica desse período.

a) As capitanias, mesmo havendo um processo de exploração econômica na maior parte delas, garantiram a presença portuguesa no América, apesar das dificuldades financeiras da Coroa.
b)  as capitanias, sendo empreendimentos privados, favoreceram a transferência de colonos europeus, assegurando a mão de obra necessária á lavoura.
c) o Governo-Geral permitiu a direção da Coroa na produção do açúcar, o que assegurou o rápido povoamento do território.
d) O Governo-Geral extinguiu as donatarias, interrompendo o fluxo de capitais privados para a economia do açúcar.

Gabarito: A
Gostaria de saber o motivo das alternativas "b" e "c" estarem incorretas. Não entendi muito bem

guilhermerod77
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 24/10/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Colonização Empty Resposta

Mensagem por UmNerdPorAí Ter 01 Nov 2022, 10:44

As alternativas B e C estão erradas porque nesse período não houve uma grande ocupação portuguesa, apenas empresários que visavam a produção da cana de açucar vinham para cá. Além das viagens serem muito caras naquele período, era necessário um grande investimento para construir alguma coisa ali (não existiam cidades e povoados, tudo teria que ser trazido da Europa, haviam conflitos com alguns povos indígenas, entre outras coisas.) assim, era inviável para a maior parte da população se instalar ali, e muitos consideravam o processo desvantajoso em função dos altos gastos necessários, assim não houve a transferência efetiva de colonos nem o rápido povoamento.

Além disso, na alternativa B subentende-se que eles utilizaram a mão de obra dos colonos portugueses, o que é errado uma vez que se sabe que a principal mão de obra utilizada foi a dos negros escravizados. Na alternativa C, afirma-se a presença da direção da coroa portuguesa sobre a produção de açúcar, o que não é inteiramente verdade, uma vez que o governo-geral procurava beneficiar os senhores de engenho.

Espero ter ajudado

UmNerdPorAí
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 01/11/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos