PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Propriedades coligativas

2 participantes

Ir para baixo

Propriedades coligativas  Empty Propriedades coligativas

Mensagem por med01 Qua 03 Ago 2022, 20:39

Suponha que você, ao adentrar em um laboratório de química, se depare com três soluções aquosas (1L de água) armazenadas em frascos rotulados contendo as seguintes informações:
Frasco 01: solução aquosa de hidróxido de sódio.
Frasco 02: solução aquosa de glicose.
Frasco 03: solução aquosa de cloreto de cálcio.

Supondo que os três frascos apresentem massas iguais de soluto, analise as informações dispostas no enunciado e assinale a alternativa correta.
A-O frasco 02 é o que apresenta maior temperatura de ebulição do solvente
B-Os frascos 01 e 03 apresentam os mesmos efeitos coligativos.
C-O frasco 01 apresenta menor temperatura de congelamento do solvente.
D-Por sofrer ionização, a glicose presente no frasco 02 apresentará 0,01mol L-1 de íons em solução aquosa.
E-Nos três recipientes a pressão máxima de vapor é a mesma
GABARITO C
Quem tem a maior quantidade de mols não é o frasco 3? então ele não deveria ter a menor temperatura de congelamento, menor pressão de vapor e maior temperatura de ebulição?

med01
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 18/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Propriedades coligativas  Empty Re: Propriedades coligativas

Mensagem por qedpetrich Qua 03 Ago 2022, 22:27

Olá med01;

De fato, o recipiente 03 possui menor temperatura de congelamento do solvente, entretanto, como condição, isso só acontecerá se a quantidade de matéria, ou seja, o número de mols for a mesma para todos os frascos. Não é o caso, pois do enunciado temos a suposição de que os três frascos apresentam massas iguais de soluto, assim, você deve fixar uma mesma quantidade de massa não de matéria (n° de mols). Wink

OBS.: Não utilize caixa alta para títulos, isso é utilizado somente para abreviações, ademais, leia as regras do fórum.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2497
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Propriedades coligativas  Empty Re: Propriedades coligativas

Mensagem por med01 Sex 05 Ago 2022, 12:07

Perdão Qedpetrich dessa vez não compreendi totalmente sua resolução. Eu por exemplo posso definir 2 gramas para todos os compostos, e daí achar a quantidade de mols pela fórmula n= massa/massa molar e assim resolver a questão, isso que você quis dizer?
Se sim, nesse caso porque eu não poderia realizar a dissociação da base e do sal e ver a quantidade de mols que eles formam igual em outras questões de coligativas? 
Ex: NaOH----- Na+ + OH- = 2 mols
       CaCl2------ Ca+ + 2 Cl- = 3 mols
Desculpa a longa pergunta, desde já agradeço.

med01
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 18/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Propriedades coligativas  Empty Re: Propriedades coligativas

Mensagem por qedpetrich Sex 05 Ago 2022, 13:20

"Eu por exemplo posso definir 2 gramas para todos os compostos, e daí achar a quantidade de mols pela fórmula n= massa/massa molar e assim resolver a questão, isso que você quis dizer?"

Exatamente isso, fixamos uma quantidade de massa qualquer, por exemplo, uma generalização é tomar m.

"Se sim, nesse caso porque eu não poderia realizar a dissociação da base e do sal e ver a quantidade de mols que eles formam igual em outras questões de coligativas? "

É esse o caminho, mas o que você está fazendo é comparar uma mesma quantidade de matéria, não de massa, veja:

1 mol de NaOH dissociado, produz 2 mols de espécies iônicas.
1 mol de CaCl2 dissociado, produz 3 mols de espécies iônicas.

NÃO devemos comparar um mesmo número de QUANTIDADE DE MATÉRIA (n° de mols), aqui estamos fixando 1 mol de NaOH e 1 mol de CaCl2, isso vai contra o comando da questão! Utiliza-se a QUANTIDADE DE MASSA para efeito comparativo.

Um possível caminho:

Propriedades coligativas  Gif

Propriedades coligativas  Gif

Assim, o frasco 01, produz (m/20) mols de espécies iônicas.

Propriedades coligativas  Gif

Propriedades coligativas  Gif

Portanto, o frasco 03, produz (m/37) mols de espécies iônicas.

Conclusão: Tanto o efeito da ebulioscopia quanto a decorrência da crioscopia (no caso da questão) são proporcionais à molalidade de soluto em solução. Assim, fica claro que (m/20) > (m/37), ou seja, a quantidade de espécies químicas dissociadas na solução 01 é maior que a quantidade de espécies químicas dissociadas na solução 03, logo, o frasco 01 apresenta menor temperatura de congelamento do solvente. Conseguiu entender?

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2497
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Propriedades coligativas  Empty Re: Propriedades coligativas

Mensagem por med01 Sex 05 Ago 2022, 16:42

Agora eu entendi!!! Muito obrigada! Tenho muita dificuldade nesse assunto, mas aos poucos fazendo questões fará mais sentido Propriedades coligativas  1f64f

med01
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 18/11/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Propriedades coligativas  Empty Re: Propriedades coligativas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos