PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(EsPCEx - 2005) Análise Sintática

2 participantes

Ir para baixo

(EsPCEx - 2005) Análise Sintática Empty (EsPCEx - 2005) Análise Sintática

Mensagem por Edirlei Elder Seg 18 Jul 2022, 17:27

“– Ele não prefere, a mim, aquela porção de alfarrábios que o rodeiam?”. Com relação a essa frase, mantendo a norma culta e o sentido que está no texto, seria correta a construção: 

[A] Ele não prefere, a mim, àquela porção de alfarrábios que o rodeiam? 
[B] Ele não prefere àquela porção de alfarrábios que o rodeiam a mim? 
[C] Ele não prefere mais a mim do que aquela porção de alfarrábios que o rodeiam? 
[D] Ele não prefere mais aquela porção de alfarrábios que o rodeiam do que a mim? 
[E] Ele não prefere aquela porção de alfarrábios que o rodeiam a mim?

Dúvida: Por que não poderia ser a letra "a"?

Edirlei Elder
Padawan
Padawan

Mensagens : 55
Data de inscrição : 05/03/2022
Idade : 20
Localização : Angra, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

(EsPCEx - 2005) Análise Sintática Empty Re: (EsPCEx - 2005) Análise Sintática

Mensagem por Victor Giovanni Sáb 23 Jul 2022, 20:33

Edirlei Elder escreveu:“– Ele não prefere, a mim, aquela porção de alfarrábios que o rodeiam?”. Com relação a essa frase, mantendo a norma culta e o sentido que está no texto, seria correta a construção: 

[A] Ele não prefere, a mim, àquela porção de alfarrábios que o rodeiam? 
[B] Ele não prefere àquela porção de alfarrábios que o rodeiam a mim? 
[C] Ele não prefere mais a mim do que aquela porção de alfarrábios que o rodeiam? 
[D] Ele não prefere mais aquela porção de alfarrábios que o rodeiam do que a mim? 
[E] Ele não prefere aquela porção de alfarrábios que o rodeiam a mim?

Dúvida: Por que não poderia ser a letra "a"?
Colocando em uma ordem "entendível": "Ele não prefere aquela porção de alfarrábios que o rodeiam a mim?". O verbo preferir é bitransitivo (prefere isso a aquilo), note que na letra A o "aquela" está com crase, pu seja, tem a preposição regida pelo verbo + o "a" do "aquela", então o sentido da frase nesse caso seria " ele não prefere a mim àquela porção..." note que mantive o artigo no "a mim", lembre-se da regra que quando tiver o verbo preferir e o seu objeto direto tiver um artigo na frente, o outro objeto também terá (ex; prefiro a Larissa à Marise  --- diferente de eu prefiro praia a piscina--- ambas têm o mesmo sentido). Resumindo: na frase original o "aquela porção..." é objeto direto e na letra A é objeto indireto.
Victor Giovanni
Victor Giovanni
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 106
Data de inscrição : 11/05/2021
Localização : Hell de Janeiro

Edirlei Elder gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos