PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Adjetivos, análise sintática, análise morfológica...

2 participantes

Ir para baixo

Adjetivos, análise sintática, análise morfológica... Empty Adjetivos, análise sintática, análise morfológica...

Mensagem por Ana Clara Macêdo Ter 22 Fev 2022, 16:54

Assinale a opção em que a expressão sublinhada NÃO tem valor de um adjetivo.

a)Talvez você fosse como aquela menina rica, de fora, que achou horrível nosso pobre doce de abóbora e coco. 
b)Lembro-me que vi o ladrão morrer afogado com os soldados de canoa dando tiros (...).
c)O menino da roça que pela primeira vez vê as algas do mar se balançando sob a onda clara, junto da pedra.
d)Mas o que sei lhe ensino; são pequenas coisas do mato (...). 
e)Inutilmente tento convertê-la em menina de pernas magras, o joelho ralado, um pouco de lama seca do brejo no meio dos dedos dos pés.
 

Alguém poderia me explicar essa questão?
Ana Clara Macêdo
Ana Clara Macêdo
Jedi
Jedi

Mensagens : 266
Data de inscrição : 12/10/2020
Localização : Ceará

https://www.instagram.com/_anaclaramacedo/

Ir para o topo Ir para baixo

Adjetivos, análise sintática, análise morfológica... Empty Re: Adjetivos, análise sintática, análise morfológica...

Mensagem por dd0123 Dom 27 Fev 2022, 12:57

Olá!
Antes de resolver, procurei o exercício para saber quais seriam as expressões sublinhadas. (nunca deixe de colocar, pois nos ajuda a te ajudar)

Assinale a opção em que a expressão sublinhada NÃO tem valor de um adjetivo.
A) Talvez você fosse como aquela menina rica, de fora, que achou horrível nosso pobre doce de abóbora e coco.
B) Lembro-me que vi o ladrão morrer afogado com os soldados de canoa dando tiros (...).
C) O menino da roça que pela primeira vez vê as algas do mar se balançando sob a onda clara, junto da pedra.
D) Mas o que sei lhe ensino; são pequenas coisas do mato (...).
E) Inutilmente tento convertê-la em menina de pernas magras, o joelho ralado, um pouco de lama seca do brejo no meio dos dedos dos pés.

Agora a resolução:
Você pode resolver esse exercício pelo achismo ou pela função sintática.

Pelo achismo:
Basta se lembrar que adjetivo tem função de característica do ser.
A) a menina é de fora ✓
b) os soldados são de canoa ??? -> já marcava essa que não faz sentido
c) as algas são do mar ✓
d) as coisas são do mato ✓
e) a lama é do brejo ✓

Pela função sintática:
'de fora', 'do mar', 'do mato' e 'do brejo' são adjuntos adnominais (papel de adjetivo)
'de canoa' é adjunto adverbial de modo/meio

--> se vc não conhece ou não sabe a diferença entre essas duas funções sintáticas, dê uma revisada na teoria para entender e ficar por dentro!

qqer outra dúvida, só falar
Abç
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos