PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

campo de um solenoide- enunciado irrelevante

Ir para baixo

campo de um solenoide- enunciado irrelevante Empty campo de um solenoide- enunciado irrelevante

Mensagem por juhenna123 Dom 17 Jul 2022, 20:52

06-(Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein – SP – 016)
Custo e manutenção dos aparelhosde imagem encarecem exames É inegável que a evolução da medicina diagnóstica permitiu avanços sem precedentes na prevenção e tratamento de vários tipos de doenças. Se por um lado a tecnologia propiciou fidelidade cada vez maior nas imagens obtidas do interior do corpo humano, por outro ela também cobra o seu preço. Um exame de ressonância magnética, por exemplo, pode chegar a R$ 1 200,00 em média, se for feito sem material para contraste, e R$ 1 800,00 se essa substância para contraste for utilizada. A ressonância nuclear magnética, ou simplesmente ressonância magnética, é um método de diagnóstico por imagem que usa ondas de radiofrequência e um forte campo magnético para obter informações detalhadas dos órgãos e tecidos internos do corpo, sem a utilização de radiação ionizante. Esta técnica provou ser muito valiosa para o diagnóstico de uma ampla gama de condições clínicas em todas as partes do corpo.O aparelho em que o exame é feito consta de um tubo circundado por um grande eletroímã, no interior do qual é produzido um potente campo magnético.
Na técnica de ressonância magnética aplicada à medicina trabalha-se principalmente com as propriedades magnéticas do núcleo de hidrogênio, que é o menor núcleo que existe e consta de apenas um próton.O paciente a ser examinado é colocado dentro de um campo magnético intenso, o qual pode variar de 0,2 a 3,0 teslas, dependendo do aparelho. Esse campo magnético externo é gerado pela elevada intensidade de corrente elétrica circulando por uma bobina supercondutora que precisa ser continuamente refrigerada a uma temperatura de 4K (Kelvin),por meio de hélio líquido, a fim de manter as características supercondutoras do magneto.(Disponível em: http://www.famerp.br/projis/grp25/ressonancia.html. Adaptado.)
Nas proximidades da superfície da Terra, a intensidade média do campo magnético é de 5.10-5e, conforme o texto informa, a intensidade do campo magnético produzido por alguns aparelhos de ressonância magnética pode chegar a 3T.
Considere, por hipótese, esses campos magnéticos uniformes e produzidos por duas bobinas chatas distintas, de raios iguais a 1m para o aparelho e RT (raio da Terra) para a bobina da Terra;cada uma delas composta por espiras justapostas; percorridas pela mesma intensidade de corrente elétrica e mesma permeabilidade magnética do meio.
Determine a razão(NTerra/Naparelho) entre o número de espiras das bobinas chatas da Terra e do aparelho, respectivamente. Para simplificar os cálculos, adote o raio da Terra igual a 6 000 km.
- galera achei essa formula abaixo num site, mas não entendi. A formula de campo pra solenoide não seria a formula B=[latex]\mu .i.\binom{N}{l}[/latex] tal que l é o comprimento do solenoide?
campo de um solenoide- enunciado irrelevante I_0c6610

juhenna123
Padawan
Padawan

Mensagens : 96
Data de inscrição : 14/06/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos