PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudar questões de olimpíadas para o ITA

2 participantes

Ir para baixo

Estudar questões de olimpíadas para o ITA Empty Estudar questões de olimpíadas para o ITA

Mensagem por Pehcoutoo Qui 14 Jul 2022, 11:21

Vocês acham que fazer e estudar questões de olimpíadas para o ITA é uma boa ideia? Tenho um acervo de provas de olimpíadas dos últimos anos e acho o teor das questões muito interessante...também gostaria de fugir de resolver questões do ITA muito antigas.
Outra coisa também a respeito, existe alguma similiaridade entre o conteúdo das questões que caem nas olimpíadas e o que cai nos vestibulares (por exemplo, paulistas, como FUVEST, COMVEST e VUNESP)? Porque lembro de ter participado de algumas olimpíadas, e quando fui fazer o vestibular depois de alguns meses, notei que alguns conteúdos meio "específicos" que caíram na olimpíada apareceram no vestibular. Um exemplo é "potência de ponto" na matemática, quando diz que a distância de um ponto aos seus dois pontos tangentes à uma circunferência é igual. (Se eu não me engano caiu na OBMEP 2ª fase e na COMVEST). Meus professores dizem que existem algumas similiares entre o que a comunidade científica/educacional está vendo e o que cai nos vestibulares, até porque quem elabora as questões são os mesmos professores que estão inseridos nessas comunidades, o que acaba os "influenciando".

Pehcoutoo
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/04/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar questões de olimpíadas para o ITA Empty Re: Estudar questões de olimpíadas para o ITA

Mensagem por Vinittivs14 Qui 14 Jul 2022, 12:47

Cara, depende. É importante ir um pouco além do que o ITA te cobra, tanto que muitos cursinhos colocam questões olímpicas nas apostilas de turma ITA, pq isso abre sua mente e deixa num bom nível. Mas tem que saber filtrar, e ter uma base muito bem feita. Se você já ta com uma base forte e dispõe de tempo para fazer questões mais pesadas, vai fundo. Alguns vestibulares podem até cobrar coisas de olímpiada, mas sem tanta profundidade. O caso que você falou, de ter caido potência de ponto, não acho que isso seja "exclusivo" de olímpiada, já que é um assunto que tem no livro do iezzi de geometria.
Vinittivs14
Vinittivs14
Padawan
Padawan

Mensagens : 50
Data de inscrição : 08/07/2022
Idade : 21
Localização : São Paulo

https://www.instagram.com/vini.melo14/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos