PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como melhorar minha resolução de questões?

2 participantes

Ir para baixo

Como melhorar minha resolução de questões? Empty Como melhorar minha resolução de questões?

Mensagem por ningu3m Qui maio 19 2022, 10:03

Olá pessoal, como vai? Conheci o fórum a pouco tempo. Mas a minha dúvida é a seguinte: Quando vou fazer uma questão(física e matemática, geralmente) muitas vezes não sei como começar a resolver e depois, ao ver a resolução, acabo descobrindo que tudo o que foi feito na resolução eu sabia fazer. Na maioria das vezes isso acontece em questões de nível médio e difícil. O que posso fazer para mudar isso? Melhorar a minha lógica? Minha interpretação? Desde já agradeço.
Aos moderadores: Não sabia muito bem onde colocar essa pergunta, casa exista um tópico melhor para se colocar por favor me avisem que eu mudo.

ningu3m
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/05/2022

Arlindocampos07 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como melhorar minha resolução de questões? Empty Re: Como melhorar minha resolução de questões?

Mensagem por Arlindocampos07 Qui maio 19 2022, 10:58

Olá!

Eu já estive em um cenário bem parecido com o seu. Não conseguia resolver a grande maioria das questões que pegava e sempre me estressava porque, ao ver a resolução, (aparentemente) eu sabia resolver. 

Com o tempo de estudo, pude perceber que grande parte dessa dificuldade está relacionada à dois pontos principais:

1. Não dominar a matéria de verdade;
2. Não saber fazer associações com outros conteúdos dentro da matéria estudada no momento;
3. Não treinar o suficiente com questões e não ir aumentando nível aos poucos;

Em relação ao ponto 1, o único jeito é você ser sincero consigo mesmo e se perguntar (sempre) se você está aprendendo realmente aquela matéria, ou se está apenas decorando resoluções/fórmulas. É muito importante esse tipo de reflexão, seja para qualquer vestibular que você esteja se preparando, pois isso vai evitar muitos "esquecimentos" futuros e vai te permitir avançar nos conteúdos com confiança. Assim, se você domina realmente um conteúdo, mesmo que a questão seja um pouco mais complicada, você vai ser capaz de raciocinar até chegar a uma resolução. 

Em relação ao ponto 2, muito desse problema tá ligado ao ponto 1 em si. Durante a resolução de questões, é comum o estudante ler a questão já pensando em qual fórmula/análise ele vai usar para resolvê-la. O que acontece é que, dependendo do vestibular para o qual você se prepara, ir fazer a prova esperando ler a questão e já ter a resposta sem ao menos pensar em qual resolução seguir pode acabar sendo muito ruim, porque pode levar a dois extremos: desistir da questão por não saber na primeira leitura,  ou subestimar a questão por achar que ela é muito fácil e acabar errando. Dessa forma, o aluno deve estar aberto à usar não um conteúdo apenas, mas o seu conhecimento como um todo para chegar à resolução sem subestimar ou superestimar qualquer questão.

Então, a única forma que vejo para melhorar nesses pontos, é garantir um aprendizado que não seja fragilizado. Saber realmente o conteúdo e entender que o que você aprende agora não é apenas para "usar em tal questão", mas para fazer parte do seu acervo de conhecimento. 

Um último ponto que não podemos esquecer é: seja realista. Irão haver questões alopradas. Questões que apenas com muita experiência de resolução é que você consegue sair de um ponto e chegar a outro. Por isso a importância de que o tempo de teoria seja bem menor em relação ao tempo de prática de exercícios, apenas o treino pode ajudar a melhorar. Não adianta passar horas e horas na teoria, achar que aprendeu, e não saber fazer análises corretas durante as questões.

Olhe para esse tipo de questão que você errar não como uma falha ou erro, mas como uma chance de melhorar seu aprendizado, e, não esqueça: sempre corrija as questões que você errar e garanta que você entendeu de verdade a resolução. 

No mais, acho que era isso!
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 506
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 20
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Ana Laura Guimarães gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos