PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletrostática - Campo Elétrico - Tópicos de Física

2 participantes

Ir para baixo

Eletrostática - Campo Elétrico - Tópicos de Física  Empty Eletrostática - Campo Elétrico - Tópicos de Física

Mensagem por Arlindocampos07 Ter 22 Mar 2022, 16:43

(UFU-MG) Uma pequena bolinha de metal, carregada com uma carga elétrica -Q, encontra-se presa por um fio no interior de uma fina casca esférica condutora neutra, conforme figura ao lado. A bolinha encontra-se em uma posição não concêntrica com a casca esférica. Com base nessas informações, indique a alternativa que corresponde a uma situação física verdadeira.
Eletrostática - Campo Elétrico - Tópicos de Física  Un3iQOKMQ2qbanUZpsp2uago6Mj14rMgAOKMaZbvKImY0y3OKAYY7rFAcUY0y0OKMaYbnFAMcZ0iwOKMaZTwP8DYGzvac9fVDIAAAAASUVORK5CYII=
a) Se o fio for de material isolante, a bolinha não trocará cargas elétricas com a casca esférica condutora, porém induzirá uma carga total +Q na casca, a qual ficará distribuída sobre a parte externa da casca, assumindo uma configuração conforme a representação a seguir.
Eletrostática - Campo Elétrico - Tópicos de Física  OfAAeTk5CBj61aXoaS3IAGGhNyD1m1ao3nz5lxkbwBYlBJA3tRms+HUqVPIP3FCadu+fbtyVTlz5owzDHXlRcnrBQYG4nbHi8QXFBRkyaojM8CiZBjJsMzGWQxjFFiUDCMZLEqGkQwWJcNIBouSYSSDRckwksGiZBjJYFEyjGSwKBlGMliUDCMZLEqGkQwWJcNIBouSYSSDRckwksGiZBipAP4f9ngbvwilvGoAAAAASUVORK5CYII=
b) Se o fio for de material condutor, a bolinha trocará cargas elétricas com a casca esférica, tornando-se neutra e produzindo uma carga total 2 Q na casca esférica, a qual ficará distribuída uniformemente sobre a parte externa da casca, conforme a representação a seguir.
Eletrostática - Campo Elétrico - Tópicos de Física  SWDUItUxmlAAAAABJRU5ErkJggg==
c) Se o fio for de material isolante, haverá campo elétrico na região interna da casca esférica devido à carga – Q da bolinha, porém não haverá campo elétrico na região externa à casca esférica neutra.

d) Se o fio for de material condutor, haverá campo elétrico nas regiões interna e externa da casca esférica, devido às trocas de cargas entre a bolinha e a casca esférica.

Esta questão já foi discutida aqui no fórum, porém, apenas duas de suas alternativas foram analisadas(a e b). O que me intriga é o seguinte: No interior da casca condutora não poderá haver campo elétrico gerado pela própria casca devido ao efeito de blindagem, porém, não se poderia ter um campo elétrico devido à uma carga carregada no interior da casca, fazendo, assim, a alternativa c) verdadeira?
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 506
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 20
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática - Campo Elétrico - Tópicos de Física  Empty Re: Eletrostática - Campo Elétrico - Tópicos de Física

Mensagem por Elcioschin Ter 22 Mar 2022, 17:49

As Regras do fórum não permitem repostar questão existente no fórum.
Poste a sua dúvida enviando uma nova mensagem na questão original; aquestão ocupará o 1º lugar da fila e todos que dela participaram serão avisados, por e-mail.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71690
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos