Cinemática Vetorial - Lançamento Oblíquo.
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Cinemática Vetorial - Lançamento Oblíquo.
Num lançamento oblíquo, um projétil pode ter o mesmo alcance A para dois ângulos distintos entre a velocidade inicial e a horizontal.
Determine o produto dos tempos de voo nas duas situações. A aceleração da gravidade é g
a) A/2g
b) A/g
c) 2A/g
d) 4A/g
e) 8A/g
Resp.: Sem gabarito.
Eu fiz assim, porém, não consegui prosseguir. A gente sabe que os alcances são iguais, logo:
Então: senθ . cosθ = senα . cosα
Desenvolvendo o produto pedido pela questão:
Eu cheguei a
Só que não bateu com nenhuma alternativa.
Obrigada!
Determine o produto dos tempos de voo nas duas situações. A aceleração da gravidade é g
a) A/2g
b) A/g
c) 2A/g
d) 4A/g
e) 8A/g
Resp.: Sem gabarito.
Eu fiz assim, porém, não consegui prosseguir. A gente sabe que os alcances são iguais, logo:
Então: senθ . cosθ = senα . cosα
Desenvolvendo o produto pedido pela questão:
Eu cheguei a
Só que não bateu com nenhuma alternativa.
Obrigada!
Última edição por macaquinho da kipling em Dom 13 Mar 2022, 21:19, editado 1 vez(es)
macaquinho da kipling- Padawan
- Mensagens : 60
Data de inscrição : 14/02/2022
Re: Cinemática Vetorial - Lançamento Oblíquo.
Utilizando a mesma ideia que você, igualando os alcances você chega em uma equação trigonométrica:
[latex] sen(2 \alpha)=sen(2 \theta)
\therefore \left\{\begin{matrix}2 \theta = 2 \alpha +2k\pi \\ 2 \theta = \pi -2 \alpha +2k\pi \end{matrix}\right. \rightarrow \left\{\begin{matrix}\theta = \alpha +k\pi \\ \theta = \frac{\pi}{2} - \alpha +k\pi \end{matrix}\right. [/latex]
Pensando fisicamente, você deve encontrar os 2 menores ângulos positivos da solução, que são os ângulos de lançamento. Isso acontece para k = 0.
[latex] k=0\rightarrow \left\{\begin{matrix}\theta = \alpha \\ \theta = \frac{\pi}{2} - \alpha \end{matrix}\right. [/latex]
Agora, encontrando os tempos de voo, e utilizando a identidade sen(pi/2 - a) = cos(a):
[latex] v=v_{0y}-gt_1 \rightarrow t_1= \frac{v_0.sen(\alpha)}{g} \therefore t_{voo_1}=2t_1=\frac{2v_0.sen(\alpha)}{g} \\
Analogamente:\: t_{voo_2}=2t_2=\frac{2v_0.sen(\frac{\pi}{2}-\alpha)}{g}=\frac{2v_0.cos(\alpha)}{g} [/latex]
Multiplicando os tempos de voo:
[latex] t_{voo_1}.t_{voo_2}=\frac{2v_0.sen(\alpha)}{g}.\frac{2v_0.cos(\alpha)}{g}=\frac{2}{g}.\frac{v_0^2.2sen(\alpha)cos(\alpha)}{g}=\frac{2A}{g} [/latex]
Creio que seja isso.
[latex] sen(2 \alpha)=sen(2 \theta)
\therefore \left\{\begin{matrix}2 \theta = 2 \alpha +2k\pi \\ 2 \theta = \pi -2 \alpha +2k\pi \end{matrix}\right. \rightarrow \left\{\begin{matrix}\theta = \alpha +k\pi \\ \theta = \frac{\pi}{2} - \alpha +k\pi \end{matrix}\right. [/latex]
Pensando fisicamente, você deve encontrar os 2 menores ângulos positivos da solução, que são os ângulos de lançamento. Isso acontece para k = 0.
[latex] k=0\rightarrow \left\{\begin{matrix}\theta = \alpha \\ \theta = \frac{\pi}{2} - \alpha \end{matrix}\right. [/latex]
Agora, encontrando os tempos de voo, e utilizando a identidade sen(pi/2 - a) = cos(a):
[latex] v=v_{0y}-gt_1 \rightarrow t_1= \frac{v_0.sen(\alpha)}{g} \therefore t_{voo_1}=2t_1=\frac{2v_0.sen(\alpha)}{g} \\
Analogamente:\: t_{voo_2}=2t_2=\frac{2v_0.sen(\frac{\pi}{2}-\alpha)}{g}=\frac{2v_0.cos(\alpha)}{g} [/latex]
Multiplicando os tempos de voo:
[latex] t_{voo_1}.t_{voo_2}=\frac{2v_0.sen(\alpha)}{g}.\frac{2v_0.cos(\alpha)}{g}=\frac{2}{g}.\frac{v_0^2.2sen(\alpha)cos(\alpha)}{g}=\frac{2A}{g} [/latex]
Creio que seja isso.
Leonardo Mariano- Monitor
- Mensagens : 501
Data de inscrição : 11/11/2018
Idade : 22
Localização : Criciúma/SC
aitchrpi e macaquinho da kipling gostam desta mensagem
Re: Cinemática Vetorial - Lançamento Oblíquo.
Oi Leo
Putz, eu dei mole nessa hein
Se eu n tivesse aberto os arcos duplos, eu tinha posto em função do ângulo, talvez desse para desenvolver um pouco mais.
Mesmo assim, vc já me ajudou bastante!
Obrigada!
Putz, eu dei mole nessa hein
Se eu n tivesse aberto os arcos duplos, eu tinha posto em função do ângulo, talvez desse para desenvolver um pouco mais.
Mesmo assim, vc já me ajudou bastante!
Obrigada!
macaquinho da kipling- Padawan
- Mensagens : 60
Data de inscrição : 14/02/2022
Leonardo Mariano gosta desta mensagem
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