PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

IBMEC-SP: Probabilidade

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido IBMEC-SP: Probabilidade

Mensagem por Bruna Lourenci Sex 25 Fev 2022, 23:24

Um segundo candidato foi chamado para participar do programa, porém quatro das dez provas já haviam sido selecionadas anteriormente, conforme ilustrado a seguir.
IBMEC-SP: Probabilidade Photo112
O apresentador pediu para esse candidato indicar, das provas disponíveis, qual é a mais fácil. Ele respondeu que era a prova de número 3.
Qual a probabilidade de essa prova ser a sorteada para esse segundo candidato?

a) 25%
b) 10%
c) 16%
d) 30%
e) 20%

Gabarito: E) 20%


Alguém pode me ajudar por favor? Não consegui entender porque a letra c está errada.

Eu resolvi assim:
Eram 10 provas, 4 delas não estavam disponíveis, então sobravam 6 provas. Dessas 6 provas restantes o candidato escolheu 1 delas, que julgou ser a mais fácil.
Até onde sei, a probabilidade é "tudo que eu quero", dividido por "tudo o que eu tenho". Dessa forma: [latex]\frac{1}{6}[/latex]
Como a questão quer a porcentagem eu fiz assim: [latex]\frac{1}{6}[/latex] x 100 = [latex]\frac{100}{6}[/latex] = 16% ≅ 16%

Não sei o que fiz de errado. Na primeira vez que li o enunciado pensei que houvesse um erro na questão, porque sinto que faltam informações, mas como tenho muita dificuldade com probabilidade talvez eu só não tenha entendido mesmo.


Última edição por Bruna Lourenci em Sáb 26 Fev 2022, 15:01, editado 1 vez(es)
Bruna Lourenci
Bruna Lourenci
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 11/02/2022
Idade : 22
Localização : Caxias do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: IBMEC-SP: Probabilidade

Mensagem por qedpetrich Sex 25 Fev 2022, 23:36

Na minha opinião esse enunciado está confuso, primeiro que ele já começa: "Um segundo candidato foi chamado para participar do programa, porém quatro das dez provas já haviam sido selecionadas anteriormente, conforme ilustrado a seguir.''

Da a entender que existe um primeiro candidato, e em seguida o segundo candidato participara do programa. Assim, o primeiro candidato sorteia uma das cinco possíveis provas (pois excluímos a prova de n° 3), e em seguida o segundo candidato escolhe a prova de n° 3 dentre as 5 restantes, desta forma:

P = 1/5 = 0,2 

Acredito que seja isso, ou, eu interpretei de forma equivocada, se algum colega souber fica em aberto.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2497
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Bruna Lourenci gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: IBMEC-SP: Probabilidade

Mensagem por Bruna Lourenci Sáb 26 Fev 2022, 14:48

qedpetrich escreveu:Na minha opinião esse enunciado está confuso, primeiro que ele já começa: "Um segundo candidato foi chamado para participar do programa, porém quatro das dez provas já haviam sido selecionadas anteriormente, conforme ilustrado a seguir.''

Da a entender que existe um primeiro candidato, e em seguida o segundo candidato participara do programa. Assim, o primeiro candidato sorteia uma das cinco possíveis provas (pois excluímos a prova de n° 3), e em seguida o segundo candidato escolhe a prova de n° 3 dentre as 5 restantes, desta forma:

P = 1/5 = 0,2 

Acredito que seja isso, ou, eu interpretei de forma equivocada, se algum colega souber fica em aberto.
Exatamente, também acredito que tenha sido um erro do enunciado e provavelmente devem estar faltando informações. Até porque com as informações que foram dadas acredito que minha resolução estaria correta. 
Muito obrigada pela resposta!  Very Happy
Bruna Lourenci
Bruna Lourenci
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 11/02/2022
Idade : 22
Localização : Caxias do Sul - RS

qedpetrich gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: IBMEC-SP: Probabilidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos