PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Revolução industrial

2 participantes

Ir para baixo

Revolução industrial Empty Revolução industrial

Mensagem por Ana Clara Macêdo Qua 23 Fev 2022, 09:41

A respeito da Revolução Industrial, é correto afirmar:

a)Foi desencadeada a partir da Inglaterra e esteve ligada também ao processo de transformações na estrutura agrária verificável desde o século XVI.
b)Ocorreu devido à capacidade da Coroa Inglesa de desenvolver o livre comércio de acordo com os preceitos do mercantilismo.
c)Transcorreu na Inglaterra devido à sua particularidade insular e à montagem de uma forte marinha mercante.
d)Concentrou-se na Inglaterra devido à implementação do ensino público e universal que permitiu o aperfeiçoamento da mão de obra.
e)Ocorreu graças aos lucros da produção agropecuária inglesa para os centros manufatureiros europeus.

Alguém poderia apontar os erros das alternativas "b","d" e "e", por favor?
Ana Clara Macêdo
Ana Clara Macêdo
Jedi
Jedi

Mensagens : 266
Data de inscrição : 12/10/2020
Localização : Ceará

https://www.instagram.com/_anaclaramacedo/

Ir para o topo Ir para baixo

Revolução industrial Empty Re: Revolução industrial

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 23 Fev 2022, 10:59

B está mais errada do que sair de casa sem máscara em plena pandemia!
O mercantilismo não pregava livre comércio. Muito pelo contrário! O mercantilismo procurava ao máximo,proteger e fechar a economia. Lembre-se do Brasil: Portugal extraía o ouro daqui,e de acordo,com o Pacto Colonial,o Brasil era forçado a comprar panos de Portugal,para ajudar em sua balança comercial e vinhos da Inglaterra,para ajudar o país lusitano a quitar a sua dívida. Lembremos que,tirando os países europeus,a maioria do mundo eram colônias, então não havia com quem comercializar.
Foi depois que a Inglaterra conseguiu áreas de fornecimento de matérias primas (em suas colônias),mão de obra e dinheiro para investir que ela começou a vender os seus teares de tecido e locomotivas à carvão para outros países do Velho Continente. Mas todos querendo proteger suas economias. Não se esqueça que,a primeira medida que Napoleão fez ao tomar o poder na França,foi decretar o Bloqueio Continental,que foi uma iniciativa que visava estrangular a economia inglesa,impedindo todo e qualquer país de comercializar com o arquipélago anglo-saxônico. Ele fez isso,para proteger a indústria incipiente francesa,e tentar dar dinheiro pra ela. Acontece que,a Rússia,a Espanha e vários outros países compraram da Terra da Rainha e por isso,o baixinho invadiu um atrás do outro.
C errado.
Aconteceu na Inglaterra porque ela tinha áreas de fornecimento de matérias primas,porque ela tinha áreas de mercado consumidor,porque ela tinha mão de obra barata e abundante,porque ela tinha dinheiro obtido com o confisco de terras da Igreja e podemos falar que o fato de ter uma poderosa Marinha Armada deu-lhe algum dinheiro,já que os ingleses frequentemente roubavam ouro da América Espanhola e ganhava dinheiro com isso.
D errado
Ensino público não era realidade na época. Muito menos aperfeiçoamento de mão de obra. Lembre-se que,nesta época,a Inglaterra era um país que existia um emprego em que você entrava no poluidíssimo Rio Tâmisa em Londres,com as pernas à mostra. Você saía da água,com as pernas cheias de sanguessugas,e assim "limpava" o rio aos poucos. Não se esqueça que,a Primeira Revolução Industrial ficou marcada pelo extenso uso de trabalho infantil. Crianças de 7 anos de idade trabalhando em minas de carvão 14 horas por dia,sem estrutura alguma. Várias pessoas dormiam enquanto a máquina de tecelagem amputava seus membros superiores.
E Errada
A produção agropecuária inglesa já vinha em declínio. Henrique VIII confiscou as terras da Igreja e,assim mandou as cercar,autorizando a criação de ovelhas. Ovelhas essas que seriam usadas para extrair o lã e assim,com os teares de tecido,fazer roupas. E não,a Inglaterra era o principal centro manufatureiro da época. Os outros impérios eram mais artesanatais ou extrativistas de suas colônias.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ana Clara Macêdo e Ana Laura Guimarães gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Revolução industrial Empty Re: Revolução industrial

Mensagem por Ana Clara Macêdo Qui 24 Fev 2022, 13:37

Muito obrigada! Ajudou demais <3
Ana Clara Macêdo
Ana Clara Macêdo
Jedi
Jedi

Mensagens : 266
Data de inscrição : 12/10/2020
Localização : Ceará

https://www.instagram.com/_anaclaramacedo/

Ir para o topo Ir para baixo

Revolução industrial Empty Re: Revolução industrial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos