PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Revolução Industrial

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Revolução Industrial

Mensagem por fernandalnh 12/5/2021, 3:10 pm

(ENEM) Os cercamentos do século XVIII podem ser considerados como sínteses das transformações que levaram à consolidação do capitalismo na Inglaterra. Em primeiro lugar, porque sua especialização exigiu uma articulação fundamental com o mercado. Como se concentravam na atividade de produção de lã, a realização da renda dependeu dos mercados, de novas tecnologias de beneficiamento do produto e do emprego de novos tipos de ovelhas. Em segundo lugar, concentrou-se na inter-relação do campo com a cidade e, num primeiro momento, também se vinculou à liberação de mão de obra. 
RODRIGUES, A. E. M. Revoluções burguesas. In: REIS FILHO, D. A. et al (Orgs.) O Século XX, v. I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000 (adaptado). 


Outra consequência dos cercamentos que teria contribuído para a Revolução Industrial na Inglaterra foi o:
a) aumento do consumo interno. 
b) congelamento do salário mínimo. 
c) fortalecimento dos sindicatos proletários. 
d) enfraquecimento da burguesia industrial. 
e) desmembramento das propriedades improdutivas.

Gabarito:

  Olá! De que forma os cercamentos aumentaram o consumo interno? Na minha cabeça, porque muitos indivíduos deixaram de ter acesso às terras e perderam sua fonte de renda, o consumo diminuiu. Inclusive, eu achei que a divisão das propriedades improdutivas entre os proprietários de terra fomentaria a concentração fundiária, impulsionando mais mão-de-obra para as cidades. Por que isso está errado?


Última edição por fernandalnh em 12/5/2021, 7:29 pm, editado 1 vez(es)
fernandalnh
fernandalnh
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 132
Data de inscrição : 02/02/2021
Idade : 21
Localização : Macapá, AP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Revolução Industrial

Mensagem por BatataLaranja345 12/5/2021, 5:38 pm

Olá Fernanda!!
Boa tarde!

Olha, realmente, olhando de primeira, parece meio absurdo isso né?! Tipo, como que os cercamentos aumentaram o consumo interno da Inglaterra?

Mas assim, está certo! Pois, o que aconteceu foi que: após o início dos cercamentos... as pessoas ficaram sem lugar para morar e nem onde plantar, pois elas viviam do que plantavam em suas terras.
A partir do momento que não há mais terras para serem usadas como forma de subsistência... essas pessoas não terão onde conseguir alimento, logo, a tendência de consumo aumenta. Pois, se antes, eu conseguia alimentar a minha família, por exemplo, plantando o básico... hj, após os cercamentos, eu nem tenho mais as minhas terras, logo, eu terei que procurar outra forma de conseguir alimento.
Por isso que houve o aumento do consumo interno...

Cabe lembrar tbm que, agr que estou sem terras, preciso de um lugar para dormir(eu e minha família) e de um lugar tbm onde eu vá ter um emprego e uma renda para que eu vá conseguir bancar essa minha nova vida...
Por isso que a taxa percentual de operários aumentou bastante! E ai entramos em mais assuntos, como o início do trabalho infantil e feminino nas fábricas... pq agr eu preciso de dinheiro, mas oq eu ganho não sustenta a minha família, portanto, eu precisarei trabalhar, minha esposa, meus filhos...
Logo, com esse processo gradativo, teremos, uns anos depois, um grande nº de mulheres, crianças e adolescentes, e até idosos trabalhando nas fábricas.

No caso das terras, houve sim a concentração fundiária... Pois agr, tem um dono de terras, que antes tinha 2 "terras", agr pode ter 4 ou 5 delas. Portanto, nesse período, realmente houve esse problema!

Espero ter te ajudado ai!
Grande abraço! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Revolução Industrial

Mensagem por fernandalnh 12/5/2021, 7:29 pm

Oii, Batata! Boa noite!

Poxa, fez todo sentido esse pensamento. Obrigada!!
fernandalnh
fernandalnh
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 132
Data de inscrição : 02/02/2021
Idade : 21
Localização : Macapá, AP

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Revolução Industrial

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos