PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Complemento nominal

2 participantes

Ir para baixo

Complemento nominal Empty Complemento nominal

Mensagem por Ana Clara Macêdo Seg 14 Fev 2022, 15:56

Observe o fragmento destacado e as assertivas feitas sobre ele:

Continuando neste esforço de “re-ler” momentos fundamentais de experiências de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio em mim constituindo através de sua prática, retomo o tempo em que, como aluno do chamado curso ginasial, me experimentei na percepção crítica dos textos que lia em classe, com a colaboração, até hoje recordada, do meu então professor de língua portuguesa.

Assim como os verbos transitivos demandam complementos, há os substantivos (abstratos) que demandam complementos (termos simples ou orações). Observe as afirmações feitas e verifique essas relações no excerto sob análise:
 
I. O substantivo “compreensão” tem como complemento nominal o sintagma “da importância do ato de ler”.
II. O substantivo “esforço” tem por complemento “de reler momentos fundamentais de experiências”.
III. O substantivo “percepção” é complementado pelo constituinte “dos textos que lia em classe”.
IV. O substantivo “colaboração” tem por complemento o sintagma “até hoje recordada”.
Verifica-se que estão CORRETAS as afirmativas:

a)I e III, apenas.
b)I, III e IV, apenas. 
c)II, III e IV, apenas. 
d)I, II, III e IV.

Alguém poderia explicar os erros das alternativas II e IV? 
Eu tinha marcado que todas estavam corretas. Quando vi que tinha duas erradas, tentei supor que, na II, o complemento mencionado seria do verbo "continuando", não do substantivo; mas não tenho como afirmar isso. Na IV, o complemento de "colaboração" seria "do meu então professor de língua portuguesa"?
Ana Clara Macêdo
Ana Clara Macêdo
Jedi
Jedi

Mensagens : 266
Data de inscrição : 12/10/2020
Localização : Ceará

https://www.instagram.com/_anaclaramacedo/

Ir para o topo Ir para baixo

Complemento nominal Empty Re: Complemento nominal

Mensagem por dd0123 Sex 06 Jan 2023, 15:15

Olá !

Essa questão aborda a diferença entre complemento nominal x adjunto adnominal


Sabe-se que tanto complemento nominal quanto adjunto adnominal podem ser complementos de substantivos abstratos. É preciso saber então diferenciá-los.

Vamos às alternativas:

I. O substantivo “compreensão” tem como complemento nominal o sintagma “da importância do ato de ler”. CORRETO - é complemento nominal pois tem o sentido de 'destino', passivo.

II. O substantivo “esforço” tem por complemento “de reler momentos fundamentais de experiências”. INCORRETO - tem sentido de origem, sentido ativo, é adjunto adnominal.

III. O substantivo “percepção” é complementado pelo constituinte “dos textos que lia em classe”.
CORRETO - é complemento nominal

IV. O substantivo “colaboração” tem por complemento o sintagma “até hoje recordada”. INCORRETO - o complemento é "do meu então professor de língua portuguesa" e é adjunto adnominal.

Dê uma pesquisa sobre essa diferença e se vc tiver mais alguma dúvida, não deixe de escrever ! abrçss
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos