PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFPR - Colonização da América

2 participantes

Ir para baixo

UFPR - Colonização da América Empty UFPR - Colonização da América

Mensagem por GustavoXYZ Ter 01 Fev 2022, 10:38

"O que podia acontecer a estes bárbaros mais conveniente ou mais saudável do que serem submetidos ao domínio daqueles cuja prudência, virtude e religião os converterão de bárbaros, tais que mal mereciam o nome de seres humanos, em homens civilizados o quanto podem ser, de facinorosos em probos, de ímpios e servos do demônio em cristãos e cultores da verdadeira religião? [...] E se recusarem o nosso domínio poderão ser coagidos pelas armas a aceitá-lo, e esta guerra será, como acima declaramos com autoridade de grandes filósofos e teólogos, justa pela lei da natureza, muito mais ainda do que a que fizeram os romanos para submeter a seu império todas as demais nações, assim como é melhor e mais certa a religião cristã do que a antiga dos romanos, sendo maior o que em engenho, prudência, humanidade, fortaleza de alma e de corpo e toda virtude os espanhóis fazem a estes homúnculos do que os antigos romanos faziam às outras nações." (As justas causas de guerra contra os índios, segundo o tratado de Demócrates Alter, de Juan Ginés de Sepúlveda. In: SUESS, Paul (coord.). "A conquista espiritual da América Espanhola". Petrópolis: Vozes, 1992, p. 534-535.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a conquista da América, é correto afirmar que Juan Ginés de Sepúlveda:

 a) ficou ao lado de Bartolomé de Las Casas na defesa dos índios da América, adotando uma posição fundada na teoria da desigualdade natural dos homens, que afirmava ser injusto os povos superiores escravizarem os inferiores.

 b) criticou o expansionismo espanhol na América com base na teologia cristã, que afirmava ser a escravidão um pequeno preço a pagar diante dos benefícios da inserção do indígena na civilização européia e, portanto, na comunidade cristã.

 c) traçou as diretrizes gerais do Estado espanhol em relação à política indigenista na América, na medida em que defendia a idéia de que caberia à Igreja Católica, sob a supervisão da Coroa, promover a conversão dos conquistados para a religião cristã.

 d) defendeu a tese de que a Coroa Espanhola deveria estabelecer uma política centralizada em relação à conversão dos indígenas americanos, pois ficou incomodado com as narrativas das atrocidades cometidas pelos conquistadores espanhóis em relação aos incas e astecas.

 e) foi um representante do renascimento ibérico, na medida em que combina em seu pensamento elementos da teologia cristã e da filosofia da antiguidade greco-romana, dentre eles a idéia de guerra justa, justificando assim o domínio espanhol na América.

Gabarito:
Spoiler:

Qual o erro da letra C? Achei ela praticamente igual à alternativa correta

GustavoXYZ
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 29/01/2022

Ir para o topo Ir para baixo

UFPR - Colonização da América Empty Re: UFPR - Colonização da América

Mensagem por Fibonacci13 Ter 06 Jun 2023, 08:57

O erro da alternativa C é que ela afirma que Sepúlveda traçou as diretrizes gerais do Estado espanhol em relação à política indigenista na América, quando na verdade ele apenas defendeu sua posição pessoal na Controvérsia de Valladolid, sem ter autoridade para determinar a política oficial da Coroa. Além disso, a alternativa C sugere que a conversão dos indígenas era uma responsabilidade exclusiva da Igreja Católica, sob a supervisão da Coroa, quando na verdade havia uma complexa interação entre os poderes religiosos e seculares na colonização da América.
Fibonacci13
Fibonacci13
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 854
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos